O CHEFE DA POLÍCIA DA FRELIMO BERNARDINO RAFAEL MENTIU: MUIDUMBE NAS MÃOS DOS REBELDES QUE NINGUÉM TIRA
Por Francisco Nota Moises
Cabo Delgado: Funcionários públicos dizem que é inseguro retornar ao trabalho nos distritos atacados por insurgentes (2)
"... Desde que entraram em Muidumbe, no ano passado, até agora (os rebeldes) estão em Muidumbe; não saem e não saíram e ninguém os consegue tirar”, disse o funcionário que sublinhou que a ocupação daquela sede distrital se seguiu a vários avisos para o regresso aos postos de trabalho. ..."
Discursando na palhaçada de 3 de Fevereiro, que a Frelimo atribui a designação de Dia dos Heróis moçambicanos, Felipe Nyusi, o chefe do regime da Frelimo, apelou aos rebeldes do Norte e aos da Junta Militar, que segundo ele, estão a empreender ataques nas províncias de Sofala e Manica a tomar consciência para regressarem aos braços da Frelimo, prometendo que o seu regime tudo fará para lhes garantir a segurança.
Porque é que ele repete apelos aos quais os rebeldes sempre respondem com operações de grande envergadura contra a sua soldadesca?
Quanto a Junta militar especificamente, ele disse que ela deve abraçar a fantochada do seu acordo com Ossufo Momade. Custa acreditar que este senhor seja tao ingênuo a ponto de fazer tal apelo enquanto o seu tal acordo constitui a razão de ser da luta do Mariano Nhongo. E porque e que ele apela a Junta Militar para se juntar ao seu acordo com Momade enquanto ele mandou passear a trégua que Nhongo decretou e insistiu que os seus militares vão apertar o cerco contra Nhongo. O seu ultimato que Nhongo e os seus militares se rendessem antes que fosse tarde foi uma declaração de guerra que descarta a possibilidade de negociações.
Não entendo porque é que ele pensa que Nhongo não entraria na ofensiva que ele diz que o rebelde está a empreender. Nyusi não entende que Nhongo e os seus homens são guerrilheiros que podem ser muito móveis e que podem atacar e fugir depois de infligir derrotas a sua soldadesca. E na verdade Nhongo não precisa duma grande força por enquanto, mas ele irá constituindo a tal forca a medida que a guerra entre a Frelimo e a Junta militar continuar.
Quanto à questão do seu regime forçar os antigos funcionários fugitivos que saíram a correr do que são agora ZONAS LIBERTADAS DA GUERRILHA DO NORTE, isto é verdadeiramente insano. Os seus próprios soldados incluindo os tais milicianos com as suas magias foram escorraçados duma grande zona de Cabo Delgado. Mesmo os bravos franceses saíram a correr de Afungi depois de mexer os ombros tipicamente à francesa, dizendo: "il fallait reculer au lieu de nous rendre pour nous sauver la vie qui nous est précieuse, quoi. Il ne faut jamais prendre ces rebelles-la au léger. Ils nous couperaient les cous, s'ils parvenaient à nous faire prisonniers. Ceux gens-la ne plaisantent pas (era preciso mesmo recuar em vez de nos rendermos para salvar as nossas vidas preciosas. Nunca tomar aqueles rebeldes ligeiramente. Eles nos cortariam os pescoços, se nos capturassem. Não brincam."
Enquanto Rafael Bernardino, o chefe da polícia de Nyusi, mentiu alguns meses atrás que os militares da Frelimo comandados por ele tinham "recuperado Muidumbe," eis um dos funcionários que recusa ir as zonas que a Frelimo perdeu diz: "Desde que entraram em Muidumbe, no ano passado, até agora (os rebeldes) estão em Muidumbe; não saem e não saíram e ninguém os consegue tirar”, disse o funcionário que sublinhou que a ocupação daquela sede distrital se seguiu a vários avisos para o regresso aos postos de trabalho."
Felipe Nyusi nem pode agora pôr patas em Muidumbe, a sua vila natal.
Mas ele diz a estes rebeldes que o expulsaram da sua vila natal e duma grande parte da sua província para se renderem? Será que ele anda mesmo bem de cabeça? Tenho muita pena do homem que mente aos moçambicanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário