FILIPE NYUSI, QUE FUTURO?
Por: Augusto Pelembe
Ontem mais um capítulo que não abona o país foi despoletado na imprensa internacional. Filipe Nyusi, o Presidente do nosso país, é tido como quem recebeu milhões de dólares da Privinvest e pediu mais, para o financiamento da sua campanha em 2014.
Até aqui, não se sabe muito sobre isso. O que se sabe é que tal assunto foi apresentado pela primeira vez no julgamento de Boustani, em Nova Iorque.
No meio de tudo isso, não quero visar a figura do Presidente Nyusi. Mas há alguns elementos curiosos e que não me põem a acreditar num futuro de liberdade para o nosso Presidente. É assim:
- Helena Taipo disse, por várias vezes, que desviou dinheiro do INSS para apoiar a campanha da Frelimo e o seu candidato, em 2014;
Filipe Nyusi foi citado como New Man, por Boustani, no caso das dívidas ocultas. Boustani disse que o Presidente recebeu dinheiro em acto corrupto;
A Privinvest, que é a empresa que disponibilizou o equipamento naval no projecto da EMATUM, notificou Nyusi no caso entregue ao tribunal de Londres, como quem recebeu milhões de dólares em esquema de luvas (corrupção) no quadro das dívidas ocultas.
A bem do país, tais acusações são normais?
O partido Frelimo, na voz de Caifadine Manasse, diz que Nyusi nunca recebeu nenhum dinheiro e também nunca foi corrupto. Tal resposta, é suficiente?
Eu penso que Nyusi corre risco de ter um futuro sombrio, pior que Guebuza. As informações que circulam sobre ele não são nada boas. Há dias, Marcelo Mosse escreveu um artigo a alertar que "Nyusi pode ser lembrado como o pior Presidente deste país". Eu não rogo pragas, mas é algo sério.
O mais curioso em tudo isso, é que os assessores de Filipe Nyusi deixam o Presidente numa boa. Como se fosse imaculado. Amanhã serão eles a entregar Nyusi para a justiça. Será Caifadine e companhia a se distanciarem de Filipe Nyusi.
Esses que hoje bajulam Filipe Nyusi serão os Iscariotes do futuro. A história prova que tem sido assim. Ninguém vai assumir que comeu com Nyusi.
Hoje é dia da abertura do ano judicial. Filipe Nyusi não foi ao evento e enviou o Primeiro-ministro. Esse tipo de acto não é bom. Deixa a desconfiar.
Um dia depois do escândalo que foi arrolado, Nyusi tinha que ir nesse importante evento que diz respeito às justiça.
Sem comentários:
Enviar um comentário