"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 12 de abril de 2017

Eu Confio em Ti Nyusi: O Beat que Tramou a Pátria*

terça-feira, 11 de abril de 2017

Ouvir com webReader

Camarada Presidente, não duvide que este beat entrou no ranking das melhores músicas na história da campanha eleitoral em Moçambique.
Camarada Presidente, não existe em Moçambique alguém que não saiba cantar esse beat, foi um verdadeiro hit que durante a campanha do ano de 2014, tornou-se muito popular mais que o nosso hino nacional, aliás tornou-se na música mais popular do ano 2014 deixando para atrás o Xingomana dos Afro Madjaias.
Camarada Presidente, todos cantamos esta música, e confesso que foi um verdadeiro hit, até o meu sobrinho Shelley que na altura tinha seus dois anos cantava esse beat e confesso que, se a nossa constituição permite-se que putos dos seus dois anos votassem, ele teria votado em ti, Nyusi.
Camarada Presidente, agora permita-me confessar que este beat tramou a pátria, a melodia desta música, nos fez renunciar da nossa razão e deixar a emoção tomar conta do processo da escolha do nosso Presidente.
Camarada Presidente, acredite que essa música dopou a maioria do povo moçambicano até ao ponto de cegamente confiarmos em ti sem o questionar.
Camarada Presidente, lembra-se da passagem que diz o seguinte "...todos numa voz a cantar essa vitória que já é de todos nós no futuro e na memória", pois é Camarada Presidente o povo realmente estava esperanço que esta vitória fosse de todos, mas a sua vitória ela não foi de todos nós, ela foi daqueles que abusaram da nossa soberania, encurralando um povo ao abismo e incertezas em nome dos seus apetites privados, essa vitória foi daqueles que aceitaram serem pagos para fabricarem comentários sobre a sustentabilidade da dívida pública, meu Presidente essa vitória foi daqueles que em nome da história legitimam atos de corrupção* em detrimento de combate-la.
Camarada Presidente, se essa vitória fosse do povo, a nossa magna casa não teria aceite tornar soberana a dívida que lixou o país aliás meu Presidente o senhor não teria tido a coragem de deixar que aquilo fosse possível.
Camarada Presidente, a sua vitória não foi do povo, foi uma vitória para um punhado de pessoas que viram na sua vitória um grande jackpot meu Presidente.
Camarada Presidente, permita-me lembra-lo mais alguns trechos do hit que constituem uma denuncia clara de que fomos tramados.
Cantemos meu Presidente
"... Então levanta a tua mão vamos juntos nessa dança", Camarada Presidente nós pensávamos que a sua vitória pudesse-nos proporcionar uma dança Kizomba, mas não, o povo está dançando pandza tanto sofrimento, tanta inflação, desnutrição, analfabetismo, esfomeatização e tantos outros *ãos`.
O beat continua
"vem aí uma mudança junta-te a nós e avança, Nyusi é a nova força nossa fé e confiança", Camarada Presidente, é isso mesmo, nós o considerávamos a nova força tínhamos fé por isso o confiamos, mas acredite meu Presidente me parece que estávamos enganados nenhuma força estamos sentindo, andamos desmoralizados, pois a pátria foi sugada, saqueada e burlada.
Meu Presidente conforme consta do beat achávamos que, com a sua vitória, teríamos mais trabalho, paz, energia, mais saúde e alimento, mas parece que tudo parou no tempo e a sua vitória constituiu para nós um presente envenenado*, meu Presidente têm somente um ano para fazer história e entrar nela, ou seja tornar-se num Presidente mais amado depois do Samora e sabe muito bem como podes fazer a tal história meu Presidente.
Meu Presidente, pode crer que ainda neste mandato Eu confio em ti, mas saiba que findo o seu primeiro mandato poderá sentir que ninguém mais confia em ti, entretanto meu Presidente antes que isso aconteça faça valer do *poder que lhe foi confiado pelo povo, pois, se não amanhã não terá mais poder para repor o seu bom nome.
Camarada Presidente, não irei mais alongar-me, termino está minha singela opinião, fazendo-o lembrar da primeira parte do beat, "quando o sol aquece a terra, ninguém pode parar, é como a força de um rio quando desce para o mar".
Com este trecho quero somente dizer quando o povo for a *despertar* e descobrir que foi *tramado* será que nem *o sol e o rio*.
Atenciosamente
*
Bitone Viage

10/04/2017

Sem comentários:

Enviar um comentário