"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 20 de abril de 2017

Crispações agudizam-se na Frelimo?


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
do lado da evidência
Às portas do XI Congresso da Frelimo, que se irá realizar entre 26 de Setembro e 1 de Outubro de 2017, parece que se está pe­rante um ambiente de se cortar à faca no partido que dirige os destinos dos moçambicanos desde a independência, em 1975, tudo por conta de vaza­mentos de documentos classi­ficados do circuito judicial, para os jornais com destaque para as redes sociais.
Tudo começa com um docu­mento com o timbre da Pro­curadoria Geral da Repúbli­ca (PGR) que pede a quebra de sigilo bancário do antigo presidente Armando Emilio Guebuza (2005-2015) e de outras 21 pessoas próximas a ele, incluindo dois filhos seus, nomeadamente Ndam­bi Armando Guebuza e Mus­sumbuluko Armando Guebu­za.
Este vazamento terá sido o mote para que um outro va­zasse, dando conta de que Fi­lipe Jacinto Nyusi, enquanto ministro da Defesa do consu­lado de Guebuza, tinha assina­do pelo seu punho e letra do­cumentos enviados a Manuel Chang (ex-ministro das Finan­ças e actualmente deputado) sobre a criação da empresa Proíndicus.
Algumas hostes daquele parti­do dizem-nos que a revelação deste último documento revela crispações na histórica Frelimo.
Guebuza não deve andar nada satisfeito com exposi­ção aos níveis que chegou, perante um apático Nyusi, que ele próprio ajudou a en­tronizar no poder.
Primeiro, aquando da convoca­ção de Guebuza para audição para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que inves­tiga as dívidas ocultas origi­nadas com a criação da Ema­tum, Proidíndicus e MAM sem conhecimento da Assembleia da República e dos parceiros doadores, é de que a mesma poderia ter sido evitada pela maioria que a Frelimo detém no parlamento.
A Renamo boicota esta comis­são desde o início e o MDM tem lá apenas um membro, o deputado Venâncio Mon­dlane, contra 13 membros da Frelimo. Nessa audição à porta fechada, decorrida em Novembro, Guebuza teria afirmado que “faria tudo de novo” e que anuiu com a cria­ção das mesmas para a defesa da soberania.
Um cientista político local acredita que o Congresso que poderá legitimar, ou não, Nyusi a uma outra reeleição pode estar minado, uma vez que Guebuza, enquanto se­cretário-geral e presidente da Frelimo, estabeleceu fortes relações de clientelismo com militantes da base. Terão sido essas relações de clientelismo que nos momentos cruciais da reunião do Comité Central que indicaram Nyusi como su­cessor de Guebuza, fez com que os militantes não endos­sassem os seus votos a Luísa Diogo, uma reputada eco­nomista com passagem pelo Banco Mundial, pelo governo como vice e ministra das Fi­nanças até ocupar o posto de Primeira-Ministra.
Até ao Congresso, esperam-se dias difíceis para Filipe Nyusi, mesmo às portas da finalização da auditoria da Kroll, cujos re­sultados são esperados no final do mês e que poderão ditar se os parceiros doadores irão re­abrir os seus cordões à bolsa, perante uma economia onde os menos favorecidos andam de cintos apertados.
Com todos estes cenários e já que perguntar não ofende: Cris­pações agudizam-se na Freli­mo?
Luis Nachote
CM – 20.04.2017

Sem comentários:

Enviar um comentário