"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 4 de abril de 2017

Carta aberta para o Governo



Prezado governo de Moçambique, venho por este meio exprimir o meu total descontentamento com o rumo que as coisas neste País vão tomando; Sou filha legítima da nossa pátria Amada, cidadã comum, e por ser comum sinto na pele a significado verdadeiro da palavra CRISE ECONÓMICA     . Há exactamente 3/4 anos que vivemos em situações lastimaveis, no nosso País é difícil comer até um simples pão, sem falar que para fazer se um rancho básico é impossível...
O nosso salário mínimo é 2.964.00 á  3.298.00mtn , aí eu me pergunto o que farei com esse valor ? Pois a cada dia que passa os preços vão subindo de forma alarmante, ora vejamos : o meu salário é de 3.298.00 e preciso fazer o rancho básico :
1 saco de Arroz - 1200mtn
1 lamina de peixe carapau - 1000mtn
5l de óleo - 560 mtn
1 saco de cebola - 280 mtn
1 saco de batata- 200 mtn
1 kg de alho - 350 mtn
1 cx de frango - 2 500mtn
12 kg de farinha de milho - 500mtn
10 kg de açúcar - 650mtn
5 kg de carne - 1000 mtn
Só com esses alimentos já chegamos ao valor exacto de 8.240.00 mtn e ainda não chegamos a metade das minhas necessidades, pois se a V.Excia perceber ainda tenho em falta muitas coisas como o dinheiro diário para o pão que mais a diante farei uma breve conta para vermos quanto seria e também das verduras que inclui a famosa TSEKE que a vossa Excia propôs, do carvão e claro legumes..., falta ainda  detergente em pó para as roupas, produtos de higiene pessoal e da casa, falta dinheiro para pagar a água, energia e também a renda pois não tenho casa própria, pois não é fácil ter dinheiro para comprar o terreno e construir neste país, um terreno está no mínimo 100.000.00 mtn, depois vem o material que está os olhos da cara, depois temos de pagar o projecto, os pedreiros, o tal lobolo do terreno, o " agradinho básico " para ter o DUAT, ...!
Nem vou falar muito desse aspecto " habitação " , pois sou capaz de chorar...

Em relação ao pão, esqueci de salientar logo de início que na minha humilde residência somos no total 5 cidadãos e diariamente gastavamos 30mtn, referente à 4 pães, e no final do mês gastamos 900 mtn , dentro do meu salário mínimo, mais agora que o preço do mesmo sobe desde o dia 1 de abril de 2017 para 10.00 mtn, fico sem ideia.
Até agora falei de 2 pontos que são : alimentação e habitação, E não podia deixar de falar no TRANSPORTE:
Eish um ponto muito forte esse , dentro do meu pobre salário tenho de guardar um pouco MUITO para a " sofrencia " dos chapas. Eu pessoalmente morro em Moalaze, e trabalho no bairro central,  o meu dia começa exactamente as 4:30  para ver se consigo um  TPM , para poder pagar 10mtn de Khongolote até  o meu posto de trabalho, mais antes tenho de subir um chapa que me leva ate a terminal de Khongolote e são 7mtn e só de ida com sorte gasto no total de 17mtn só de ida, o que quer dizer que a volta COM SORTE gasto mais 17 mtn que mensal são 1020.00 mtn! Mais como a vida real é de ligações para chegar ao destino tenho de subir um chapa até terminal de Khongolote 7.00 mtn, depois outro para zona verde 7.00 mtn, dependendo do dia subo outro para Benfica 7.00 mtn e por fim ao destino mais 9.00 mtn. Que quer dizer que ida e volta gasto 60.00 mtn que equivale 1.800.00 mtn mensal. Dentre os chapas cem, coasters, MY LOVES, fematros e TPM's assim vamos ...

Bem não posso terminar essa carta sem falar do assunto Saúde :  este é também é problema que afecta directamente pois no meu magro salário tenho de resta sei lá como um valor para emergência de carácter hospitalar, sem contar que muitas das vezes chegamos ao hospital e encontramos bichas enormes pois não temos um número suficiente de médicos para suprimir com o número da população neste país. ( já agora congratular os médicos que dão o seu máximo e impossível para cuidar do povo. ) ; daí temos de babar aquele funcionario para entrarmos logo caso contrário morremos na fila. E quanão pensamos que está tudo acabado, aí vem a receita e os medicamentos não constam na unidade hospitalar e temos de comprar fora . E mais dinheiro gasto.

E uma questão que não cala : será mesmo que vamos aguentar?

Como sobreviver  neste país?

De certeza que não usei o melhor vocabulário para me dirigir a V.Excia pois Como temos problemas graves no sistema de Educação..., mais creio que tenho a certeza que Compreenderam. E esta foi a única forma que achei para que a mensagem chegasse , aí está.

By Kamyla Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário