"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 23 de abril de 2017

DHLAKAMA PODERÁ REVELAR CONSENSOS ALCANÇADOS NA BUSCA DA PAZ


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, poderá revelar, a qualquer momento, os consensos já alcançados na busca da paz efectiva e duradoira para Moçambique.
O facto foi revelado sexta-feira pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi, na localidade de Mafuiane, distrito da Namaacha, Sul do país, no comício popular que orientou, inserido na visita de trabalho de três dias a província de Maputo.
Na ocasião, o estadista moçambicano disse ter falado mais uma vez, esta semana, com o líder da Renamo tendo como agenda a paz efectiva para Moçambique.
Ainda esta semana falei com o Presidente da Renamo. A qualquer momento, ele poderá revelar quais são os consensos que estamos a conseguir, afirmou Nyusi, perante centenas de pessoas que afluíram ao comício que orientou na localidade de Mafuiane.
O Chefe de Estado sublinhou, porém, que o processo de paz não depende apenas dele e do líder da Renamo, mas sim de todo o povo moçambicano.
Disse, por outro lado, não haver razão para Moçambique perder o estatuto de referência, a nível mundial, no tocante a paz.
Precisamos de voltar a ser referência no tocante a paz no mundo, frisou.

O pronunciamento do Presidente Nyusi surge sensivelmente quando faltam cerca de duas semanas para o fim da trégua ainda em curso resultante de contactos e consensos alcançados com Dhlakama.
Para além do comício de Mafuiane, que marcou a entrada ao distrito da Namaacha, Nyusi escalou a tenda de demonstração de agro-processamento e conservação de tomate; a empresa Moçambique Farms de produção de frangos em grande escala; e a empresa Nova Sun de produção e exportação de banana.
Graças a estes e outros investimentos, o distrito da Namaacha possui um potencial de produção de carne de frango na ordem de 2.502 toneladas, o suficiente para as necessidades do distrito e outros mercados. Quanto a fruta, o distrito tem um potencial de produção de cerca de 80.304 toneladas por ano, também suficiente para o distrito e outros mercados.
mz/sn
AIM – 22.04.2017
      

Sem comentários:

Enviar um comentário