"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Senhor Presidente, podemos aguardar com serenidade?


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
do lado da evidência
O Presidente da República, Filipe Nyusi, acaba de termi­nar uma visita aos Estados Unidos da América, onde manteve encontros de alto nível com entidades gover­namentais daquele país, incluindo com quadros do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) com vista a resga­tar a confiança fortemente beliscada com a contração de dívidas ilegais, por gente conhecida, incluindo os seus domicílios, alegadamente em nome da defesa da so­berania e da pesca de maris­cos...
No final da sua jornada aos país dos Gringos, o mais alto magistrado da nação deixou ficar registado a sua anuência para que se realize a auditoria forense com en­volvimento de peritos inter­nacionais que irão auxiliar a Procuradoria Geral da Re­pública (PGR) que até já tem um processo instaurado.
Não havia muito que fazer uma vez que os principais actores da nossa soberania, aliás, os motores das finan­ças da nossa economia andam de costas voltadas com a maneira como tais empréstimos foram contraídos no maior dos segredos e, fecharam as suas torneiras. Nestas coisas da alta finança internacional o trilho da moeda norte-americana, o dólar, é altamente monitorado a partir de Wall Street e aí, muito rapidamente, se irá saber com essa auditoria, para onde foram os milhões dessa moeda que foram transacionados a partir dos bancos VBT da Rússia e o Credit Suisse da Suíça.
É essa auditoria que irá esclarecer as zonas de penumbra que nortearam a criação das empresas EMATUM – a tal do “maior pecado” de Manuel Chang – Proíndicus e MAM sem que para tal os moçambicanos na sua maioria absoluta não foram consultados e nem avisados. É essa auditoria que ira esclarecer se os custos daqueles barcos, que apodrecem à luz do dia ali nas instalações do porto de Maputo é real ou imaginário. É essa auditoria que poderá dissipar o fantasma de que as figuras que estiveram à testa desses empréstimos, amealharam comissões chorudas e se tornaram milionárias. É essa auditoria que poderá limpar os nomes de Armando Emilio Guebuza, Manuel Chang e Filipe Nyusi tidos como suspeitos aos olhos de alguma opinião pública .Com todos estes cenários e já que perguntar não ofende:
Senhor Presidente podemos aguardar com serenidade?
luís nhachote
CM – 22.09.2016
NOTA: Procurar o rasto do dinheiro pode ser complexo. Mas saber e encontrar quem assinou os documentos de todas estas operações será simples. Basta ir aos arquivos. Ou já terão desaparecido documentos?
Fernando Gil

Sem comentários:

Enviar um comentário