"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Dois dirigentes do MDM sequestrados e espancados por membros da Frelimo


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Em Mabalane, na província de Gaza
O grupo de malfeitores deslocava-se numa viatura pertencente ao primeiro-secretário da Frelimo em Mabalane.
Alberto Nhamuxe, delegado político provincial do Movimento Democrático de Moçambique, e Emílio Mula, presidente da Liga da Juventude do MDM, foram sequestrados, espancados e abandonados numa mata no distrito de Mabalane, na província de Gaza, por indivíduos identificados como sendo do partido Frelimo. Segundo o MDM, a intenção era assassinar os dois jovens jovens, após o sequestro, mas tal só não aconteceu porque um dos integrantes do grupo foi identificado.
Tudo aconteceu na tarde de quarta-feira, por volta das 17h00. Os dois membros do MDM estavam a fazer trabalho político em Mabalane.
Pararam numa barraca para se alimentar, tendo estacionado a viatura do seu partido, na qual se deslocavam. De repente, apareceu um grupo de cinco pessoas, que se deslocava na viatura do primeiro-secretário do partido Frelimo em Mabalane. Esse grupo levou os dois militantes do MDM para a tal viatura e desapareceu do local.
A dona da barraca telefonou à Polícia informando que dois jovens haviam sido sequestrados e que um dos sequestradores era um professor de nome William Macamo e que estava a conduzir a viatura do primeiro-secretário da Frelimo. A Polícia telefonou ao tal William Macamo e ameaçou prendê-lo caso acontecesse algo de mal aos dois jovens.
Os malfeitores levaram os jovens até a uma mata próxima dum rio, onde os espancaram, causando-lhes lesões graves e deixando-os à sua sorte.
Segundo relatou a delegada do MDM em Gaza, Judite Sitoe, a intenção dos malfeitores era mesmo assassinar os membros do MDM, pois, segundo disse, citando as vítimas, na viatura havia combustível e fósforos.
Os jovens, que desapareceram por volta das 17h00 de quarta-feira, só apareceram na vila, feridos, por volta das 4h00 da madrugada de quinta-feira. Deslocaram-se ao Comando Distrital, onde foram apresentar queixa. Até ao fecho desta edição, os dois jovens, acompanhados pela delegada do MDM, estavam no Hospital Provincial de Gaza, devido às lesões que contraíram, tal como documentam as imagens aqui publicadas.
Judite Sitoe disse ao “Canalmoz” que o Comando Distrital apenas abriu um auto e comunicou que os passos subsequentes seriam dados pela Procuradoria Distrital. A delegada do MDM disse ao nosso jornal que contactou a Procuradoria-Geral da República a nível local, e disseram-lhe que o caso ainda está com a Polícia e que ainda não tinha dado entrada no Ministério Público.
Polícia pronuncia-se hoje
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Gaza, Jeremias Langa, quando contactado pelo “Canalmoz”, disse que não tomou conhecimento da ocorrência dado que estava numa dispensa para tratar de assuntos familiares.
Contudo prometeu esclarecer o assunto na manhã de hoje, sexta-feira, depois de estar a par da ocorrência.
Jeremias Langa declarou que, a ser assim, é lamentável, pois os membros dos partidos políticos que se dirigem aos distritos devem ser portadores de uma credencial que lhes permita apresentarem-se e realizarem livremente as suas actividades político-partidárias.
O porta-voz da PRM disse que, por norma, eles tinham direito a uma escolta policial para melhor segurança no exercício das suas actividades.
Esta não é a primeira vez que membros da oposição são seviciados por simpatizantes da Frelimo.
CANALMOZ – 16.09.2016

EY: Sequestrar, assassinar, acusar a Renamo e negar a responsabilidade dos crimes é o melhor que a Frelimo saber fazer e mais nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário