"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 20 de setembro de 2016

Renamo exige correcção das irregularidades do Acordo Geral de Paz


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Documento consiste na integração dos homens armados daquele partido na Força de Defesa e Segurança (FDS)
A Renamo deverá submeter nos próximos dias à Comissão Mista para o Diálogo Político, uma proposta para a implementação dos protocolos do Acordo Geral de Paz, rubricado há 22 anos na capital italiana, Roma, referentes a integração dos seus homens armados na Força de Defesa e Segurança (FDS).
Esta medida resulta de um acordo estabelecido nesta segunda-feira, em mais uma sessão da Comissão Mista, abordou o terceiro ponto da agenda, que versa sobre as FDS, nomeadamente, as Forças armadas de Defesa de Moçambique (FADM), a Polícia da República de Moçambique (PRM) e os Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE).
Segundo um relatório apresentado ontem pela delegação nomeada por Afonso Dhlakama, na Comissão Mista, o protocolo sobre a integração dos homens armados da Renamo nas FDS foi violado a quando da implementação do Acordo de Roma.
A Renamo sustenta que houve alguma integração “simbólica” nas FADM, mas no que diz respeito a PRM e o SISE, o incumprimento foi total, exigindo deste modo, que as violações sejam corrigidas, com base no acordo assinado em Roma.
“Neste sentido, ficou a delegação da Renamo, de apresentar uma proposta de modelo de rectificação de eventuais irregularidades e erros de aplicação do acordo para a integração ou reintegração ou confirmação da integração de elementos da Renamo, em particular nas Forças de Defesa e Segurança “, disse Jacinto Veloso, chefe da delegação do governo, explicando a decisão saída da sessão.
Respeito ao princípio apartidário
No quadro da decisão ontem tomada, a Comissão Mista definiu os parâmetros dentro dos quais a proposta da Renamo deve seguir.
“As Forças armadas de Defesa e Segurança são apartidárias e todos devemos agir respeitando este princípio e a necessidade de absterem-se, na sua acção, de qualquer atitude que possa provocar danos à unidade, tendência de favorecer este ou aquele lado, o que seria uma divisão“, explicou Veloso.
Refira-se que o modelo que a Renamo vinha exigindo era de paridade e que ao nível das chefias, devia também haver partilha de lideranças.
O PAÍS – 19.09.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário