"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 21 de setembro de 2016

GOVERNADOR LAMENTA CONTINUIDADE DE ATAQUES ARMADOS EM TETE


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
O Governador da província de Tete, Paulo Auade, voltou a manifestar o seu desagrado pela contínua ocorrência de ataques perpetrados por homens armados da Renamo, o maior partido político da oposição, contra alvos civis, numa altura em que decorre o diálogo político com o governo visando o restabelecimento da paz efectiva em Moçambique.
Lamentamos informar que a nossa província ainda sofre ataques, concretamente no povoado de Chibaene, distrito de Tsangano, e nos povoados de Nkondedzi e Monjo, em Moatize, onde homens armados da Renamo atacam alvos civis e realizam emboscadas a viaturas das Forças de Defesa e Segurança (FDS) e de particulares, incluindo da comunicação social e da saúde, afirmou Auade.
Falando na IV sessão da Assembleia Provincial de Tete, que arrancou hoje, no distrito de Moatize, Auade disse que as acções destes homens comprometem a livre circulação de pessoas e bens, e desencorajam o investimento nacional e estrangeiro.
Isto tudo só vem atrasar o desenvolvimento económico e social da nossa província e do país, no geral, afirmou.
O governador disse não perceber por que razão a Renamo continua a semear luto e a destruir bens conquistados com muito sacrifício, numa altura em que decorre o diálogo político entre este movimento e o governo, com a presença de mediadores/facilitadores internacionais.

Mais uma vez repudiamos esta acção belicista da Renamo e do seu líder. Apelamos, igualmente, para que cessem os assassinatos e os ataques a hospitais, sedes dos postos administrativos e localidades pois isso tem causado dor e luto nas famílias e nas comunidades, disse.
Contudo, segundo o governador, enquanto não cessarem as hostilidades, o Governo continuará a garantir, através das FDS, a ordem e tranquilidade públicas. Devemos todos, para o bem da Paz e consolidação da nossa democracia, redobrar a vigilância e denunciar os indivíduos que perturbam a ordem e tranquilidade públicas às autoridades policiais para aplicarem medidas de acordo com a lei, apelou.
Auade recordou que Moçambique é um Estado unitário, onde o poder é exercido de acordo com as regras estabelecidas pela Constituição da República.
Aliás, é por isso que estamos nesta magna Assembleia Provincial, em respeito ao comando constitucional que estabelece a prestação de contas do executivo provincial a este órgão fiscalizador que é resultado das últimas eleições gerais e das assembleias provinciais, frisou.
Queremos lembrar que em nenhum momento quando se discutiu a lei Eleitoral em vigor, aprovada por unanimidade por todos os partidos com assento na Assembleia da República (o parlamento), se discutiu que quem amealhasse maior número de votos num determinado local iria governar esse local, ou seja, quem obtivesse maior número de votos numa província governaria nessa província, explicou Auade.
Por isso, aqueles que perderam nas eleições gerais e das assembleias provinciais (2014) deverão se preparar para concorrer nas próximas, sem intimidar a população, acrescentou.
Paulo Auade sensibilizou os nossos irmãos, primos e tios da Renamo para entregarem, voluntariamente, as armas para se beneficiarem do Fundo da Paz e Reconciliação Nacional para melhorarem as suas vidas e das suas famílias.
Fungai Caetano (FC)/mz
AIM – 20.09.2016

EY: Teatro de palhaços

Sem comentários:

Enviar um comentário