"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 27 de setembro de 2016

"Dado que o organigrama sugeria aposta científica, havia que mandar para o olho da rua os militares sem canudo. Calhou que os oriundos da Renamo eram em número considerável que os vindos do governo"


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
XICARA DE CAFÉ por Salvador Raimundo
EM mais uma efeméride virada às Forças Armadas de Defesa de Moçambique, a reedição do discurso de há anos.
Ainda se evoca o heroísmo dos primeiros guerrilheiros que puxaram o gatilho da metralhadora contra posição do exército colonial português.
Por tabela, a primeira experiência em prol de um exército com ideias futuristas, tem sido copiosamente rejeitada pelos políticos de uma contenda que nunca mais acaba.
Poucos anos após a criação do exército único, o governo-Frelimo decidiu, de forma unilateral, desenhar novo organigrama para as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, sem consultar a Renamo, co-subscritor dos acordos gerais de Roma, os mesmos que levaram à criação das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
Os mentores da iniciativa eram de uma visão futurista, virada para o desenvolvimento e modernização da tropa, mas pecando por colocar a leste os tipos da Renamo.
E não admira que o documento tenha demorado a vir a público, andando de gabinete em gabinete, até à hesitação do conselho de ministros da época, que acabou aprovando o instrumento da polémica e submetido à Assembleia da República, onde apenas a Frelimo aprovou com a sua maioria esmagadora.
Dado que o organigrama sugeria aposta científica, havia que mandar para o olho da rua os militares sem canudo. Calhou que os oriundos da Renamo eram em número considerável que os vindos do governo.
A zaragata não tardou, prolongando-se até aos nossos dias.
Pelo meio, ainda bem que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique abraçaram ‘ene’ projectos profissionalizantes, sobretudo a partir da Academia Militar Marechal Samora Machel.
De Nampula saem periodicamente peritos em medicina, tecnologias de informação, comunicações, mecânica e outras tantas frentes do conhecimento científico, um ganho para a tropa e áreas civis.
Todo este role promissor está ameaçado. A necessidade de reintegrar os elementos oriundos da Renamo – maioritariamente sem canudo – compromete as aspirações de um exército moderno e virado para apostas futuristas.
É que a Renamo ainda não tem homens à altura de acompanhar os sinais de uma tropa modernizada. Há necessidade de explicar isso a Renamo, coisa que devia ter sido feita antes da primeira lava de expulsões. Assim, os políticos atrapalham iniciativas das Forças Armadas.
Durante a criação do exército único, no âmbito do acordo de Roma, a Renamo indicou para Comandante da Marinha de Guerra, um dos seus oficiais. Ora, a Renamo nunca possuiu o ramo da Marinha. Mas a vontade política abriu brechas para isso.
Em pleno 2016, devia ser impraticável. Mas se os políticos do governo e da Renamo se entenderem nessa matéria, e se isso fôr causa essencialmente para o término do bang-bang, não há mais nada que se possa fazer…Retardem o desenvolvimento da tropa.
Façam isso, malditos políticos.
EXPRESSO – 27.09.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário