"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Homens da Renamo tentam tomar Comando de Munhamade


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
No distrito de Lugela
  •  Desta vez PRM abortou a tentativa
Homens da Renamo tentaram sem sucesso tomar o Comando Policial do Posto Administrativo de Munhamade, distrito de Lugela.
A acção teve lugar por volta das 4:50 do último sábado (17), e graças a intervenção policial não foi possível materializar a pretensão.
Jacinto Félix, porta-voz, do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique na Zambézia que revelou a informação no habitual balanço semanal que tem concedido a imprensa, sublinhou que quando a polícia apercebeu-se da pretensão dos homens da Renamo, respondeu imediatamente e na senda das respostas um menor de seus 15 anos de idade foi atingindo com gravidade na coxa esquerda e imediatamente socorrido para o Hospital Rural de Mocuba para cuidados médicos.
Segundo deu a conhecer a mesma fonte, após ter-se dado este episódio foi desencadeada uma senda de perseguição que culminou com a captura de um dos constituintes do grupo, que neste preciso momento encontra-se detido nas celas locais para averiguações e sobretudo para se apurar porque esta onda de ataque aos postos policiais e cidadãos indefesos.
"A polícia desde já, condena veementemente esta acção dos homens armados da Renamo", - disse.
Dados avançados pela polícia indicam que neste confronto entre os homens armados da Renamo e a polícia não houve perdas humanas, além da criança que saiu gravemente ferida.
Recorde-se que os homens armados da Renamo já fizeram um total de quatro incursões aos postos policiais, nomeadamente, posto policial de Mopeia, Mepinha e Morrumbala, Muaquia (Mocuba) e se a tentativa de sábado se efectivasse seriam no entanto 5 postos policias a serem invadidos.
Ora, há um dado que se pode tomar como ponto de análise. É o facto de relatos vindos do distrito de Mopeia após o assalto que apontavam a ideia de os homens armados da Renamo terem invadido o Comando Distrital na tentativa de resgatar seu companheiro que lá estava encarcerado e agora é outro homem detido em Munhamade […].
A reportagem do Diário da Zambézia contactou telefonicamente a direcção do Hospital Rural de Mocuba para onde o menor teria sido evacuado depois do incidente conforme foi anteriormente mencionado, para perceber o seu actual estado clínico.
O respectivo director, Manuel Coimbra, assegurou que neste momento o menor está fora de perigo, ou seja o seu estado clínico é estável. Sem avançar dados pormenorizados, Manuel Coimbra explicou que quando o paciente deu entrada na Unidade Sanitária sob sua direcção, imediatamente foi encaminhado aos Serviços de Urgência, onde recebeu os primeiros cuidados e depois de sua estabilização foi colocado numa sala onde até neste momento está a receber cuidados médicos. (Jacinto Castiano)
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 20.09.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário