"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 24 de setembro de 2016

MOÇAMBIQUE/ TENSÃO POLÍTICO-MILITAR CONDICIONA FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL DE MANICA


24-09-2016 15:07:21

Dário Jane disse, a título elucidativo, que durante o primeiro semestre do ano em curso, membros da Assembleia Provincial de Manica, que quinta e sexta-feira realizou a sua 4ª sessão ordinária, no distrito de Gondola, não se deslocaram a seis dos 12 distritos, nomeadamente Báruè, Guro, Macossa, a norte, Machze e Mossurize, a sul, para efeitos de fiscalização das actividades governamentais no âmbito do plano quinquenal, temendo ataques por homens armados da Renamo, o maior partido de oposição no país.

Apesar disso, o porta-voz da Assembleia Provincial de Manica ressalvou que “nos distritos existem membros deste órgão legislativo que vivem lá e círculos eleitorais. Esses poderão ter efectuado algum trabalho que poderá ajudar-nos a completar o que está em falta, ainda que não venha a ser perfeito, porque o ideal seria que tivéssemos ido a todos distritos”.

Outro factor que contribui para o fraco desempenho da Assembleia Provincial de Manica apontado por Dário Jane tem a ver com o absentismo por parte de representantes do maior partido da oposição em Moçambique. “Catorze membros da Renamo (do total de 39) não têm aparecido. Alguns estão a sofrer sanções, tais como cortes de subsídios. O desempenho da nossa Assembleia Provincial tem sido afectado também pela ausência desses colegas”, frisou.

Questionado pelo “Diário de Moçambique” se tal atitude de representantes da Renamo na Assembleia Provincial de Manica não estaria relacionada com alegada perseguição política, Dário Jane respondeu que “provavelmente, mas há outros que têm vindo, que, entretanto, não sofrem perseguições políticas”.

Relativamente à fiscalização efectuada nos distritos de Chimoio, Gondola, Macate, Manica e Vanduzi, aquele responsável disse que “nesses seis meses, constatamos haver grande esforço, em todas áreas, para se cumprir o que está plasmado no Plano Económico e Social”.

“Contudo, gostaria de realçar aqui que há um grande constrangimento este ano, que é atípico, na sequência da rectificação do orçamento, que fará com que algumas coisas previstas não aconteçam, sobretudo na área de investimentos”, reconheceu.
(AIM)
FF

(AIM)

EY: Porque omite as incursões dos esquadrões da marta que está acabando com os membros da Renamo nessa província?

Sem comentários:

Enviar um comentário