segunda-feira, 1 de outubro de 2018
Joao Cabrita
28 de setembro às 20:41 ·
Instituição Financiada pela CIA Homenageia Nyusi
28 de setembro às 20:41 ·
Instituição Financiada pela CIA Homenageia Nyusi
No decurso da visita que efectuou aos Estados Unidos, Filipe Nyusi foi homenageado pelo Africa-America Institute (AAI) em reconhecimento do “papel que desempenhou na edificação da paz e da democracia” em Moçambique. A homenagem da instituição americana é extensiva ao “povo moçambicano”. A cerimónia teve lugar na sede do AAI em Nova Iorque no passado dia 25 de Setembro.
Não há notícia de ter sido feita qualquer referência ao papel da Renamo na campanha pelo estabelecimento de um sistema democrático em Moçambique, em particular durante o período em que o nosso país esteve submetido a um regime totalitário, nem tão pouco quando o Acordo Geral de Paz atravessou fases de grande risco como resultado de sistemáticas violações do acordado em Roma e de campanhas ostensivas visando a eliminação física do líder da oposição. O galardão foi atribuído a Nyusi precisamente no terceiro aniversário de uma emboscada que Esquadrões da Morte ao serviço do governo da Frelimo montaram em rodovia nacional por onde transitava o presidente da Renamo. Foi também durante a presidência do galardoado que activistas políticos e dos direitos humanos, como Jaime Macuiane e Ericino de Salema foram alvo de atentados por parte dos mesmos Esquadrões que já antes haviam assassinado o jurista Gilles Cistac.
As relações entre o AAI e a Frelimo datam de há muito. A instituição norte-americana forneceu quadros ao Instituto Moçambique criado em Dar es Salaam pela Frelimo. Uma funcionária do AAI na Tanzânia, Betty King, desempenhou funções como secretária particular da esposa do primeiro presidente da Frelimo junto do Instituto Moçambique. Mondlane morreu em casa de King.
Durante a administração Reagan, o AAI promoveu a política do regime totalitário vigente em Moçambique, na altura a braços com uma guerra civil visando o estabelecimento da democracia. Por intermédio do «Africa Report», publicação tutelada pelo AAI, o governo dos Estados Unidos deu cobertura à posição defendida pelo regime da Frelimo no tocante ao conflito militar com a Renamo.
Fundado em 1953, o AAI é financiado pela CIA. Esta agência canalizou fundos através da Fundação Ford para a construção do Instituto Moçambique na capital tanzaniana.
- João Cabrita
Sem comentários:
Enviar um comentário