"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CNE, STAE, PRM e as abstenções eleitorais!


CNE, STAE, PRM e as abstenções eleitorais!
Conforme é de conhecimento público, realizaram-se na última quarta-feira (10), as quintas eleições autárquicas moçambicanas. Deste processo, que ocorreu sob égide de um novo modelo eleitoral com a entrada da Lei n.º 6/2018 e da Lei n.º 7/2018, todas de 3 de Agosto, envolveram-se, no total, 53 autarquias.
Muito concorridas, as eleições do pretérito dia 10 de Outubro foram marcadas pelo regresso da RENAMO, partido que já nas penúltimas eleições, realizadas em 2013, preferiu optar pelo boicote, facto que, de algum modo, deu azo para o vislumbrar do MDM na cena política nacional, conquistando, na época, 5 autarquias.
À semelhança dos anteriores processos eleitorais, o do dia 10 Outubro também foi marcado por algumas incidências, entre outras, agressões físicas, desaparecimento de boletins de voto ou de urnas bem como o enchimento ilícito destas, em alguns casos envolvendo agentes quer do CNE, da STAE e bem assim da PRM.
Sendo certo que desde o período que nos separa de 1994, data das primeiras nossas eleições gerais até a actualidade, a oposição moçambicana tem vindo a se queixar de «fraudes eleitorais», facto que já virou música, a verdade é que estes fenómenos descredibilizam em pleno os órgãos eleitorais e os processos eleitorais.
Essa descrença é a que, em nosso entender, contribui (senão determina) grandemente para o nível gritante de abstenção dos eleitores nos processos eleitorais nacionais, de nível autárquico ou nacional. Os eleitores vêem-se a queimar tempo em formar filas, votar e pintar o dedo se, no fim, o seu voto não é respeitado!
Todo o trabalho de educação cívica que a CNE e o STAE, em conjunto, realizam visando sensibilizar o cidadão a recensear-se e votar acaba traduzindo-se numa hipocrisia quando esses dois órgãos eleitorais, através de seus agentes do topo à base, desrespeitam a vontade eleitoral, chegando mesmo a fabricar resultados à luz do dia.
Pelo sim ou pelo não, «estes cenários desmotivam o eleitorado», faz dele algo avesso aos processos eleitorais, enquanto políticos eleitos por uma minoria, metade e/ou um pouco mais de eleitores, com fraudes à mistura, anima-se com esse feito, sem poderem auto questionar sobre a sua legitimidade face ao povo!
Outro agente responsável pelo incremento dos níveis de abstenções eleitorais, é a nossa polícia que, pelo território nacional, exemplos de situações de coligação com os órgãos eleitorais visando a viciação dos resultados eleitorais, durante e depois do processo eleitoral, não faltam. «A polícia apadrinha o jogo-sujo»!
A mesma polícia que, em bom rigor, devia garantir a segurança dos eleitores como promover a transparência do processo eleitoral, é a mesma que, durante e depois da votação, «cria situações de desordem, descomando e intimidação», comprometendo assim a credibilidade de todo o processo eleitoral.
Ora, postas as coisas desta forma, as abstenções sempre serão uma realidade. Enquanto as instituições públicas que deviam funcionar com a observância dos princípios da legalidade, transparência e imparcialidade não o fizerem, os eleitores em nada estarão motivados a despender tempo em votar.
É devido a essas atitudes que, amiúde, têm sabor partidário que a nossa paz, muito bem conseguida em 1992, encontra-se sempre ameaçada. Num contexto em que falta-nos imparcialidade institucional e, pior, em que «não há um mínimo de justiça eleitoral», a paz sempre continuará refém de determinados grupos.
Por fim, é essa injustiça, falta de transparência e imparcialidade eleitorais que, descredibilizando os processos eleitorais, «as nossas forças políticas da oposição, como é caso da RENAMO, teimam em se desarmar», porque vêem nelas um trunfo para fazer valer suas pretensões, muitas delas, algo legítimas.
Comentários
Simon Chiziany Essa injustiça,falta de transparência e imparcialidade eleitoral não só cria desconforto á RENAMO mas sim ao povo,que por conta da reivindicação do mesmo partido(RENAMO), o povo será afetado.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Enio Jorge Malema questão que coloca, como abar com os ilicitos eleitorais?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ivan Maússe Enio Jorge Malema,

Uma pergunta que, embora simples de se fazer, apresenta uma difícil e complexa resposta, meu amigo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Enio Jorge Malema De facto.. A sociedade civil, os partidos da oposição e demais entidades, deviam sentar analisar e encontrar solução, pk isso coloca em causa a paz. Ha relatos que em alto molocue a população está manifestar, barrar as estradas, etc....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ivan Maússe Enio Jorge Malema,

Nem mais. 

Temos que encontrar soluções. É urgente!!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Arnaldo Ivan Mangueze Ivan Acho que nao ha motivo nenhum de voltarmos a nos ameaçar pelo facto de supostas fraudes eleitorais. Das informaçoes que circulam é nos orgaos eleitorais estao la representados os 3 maiores partidos politicos. A questao que fica sera que eles tambem estao envolvidos nas fraudes?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ivan Maússe Arnaldo Ivan Mangueze Ivan,

Convido-te a ver os dois vídeos que partilhei há momentos em meu mural. 
Ver mais
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Carlos De Sousa Tivir Agurado o comentário do Arnaldo depois de ver os vídeos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mba Bila Coisa de vergonha o Pais ainda esta penhorado aos ditos Herois da patria
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Arnaldo Ivan Mangueze Ivan Nao podemos descartar a hipotese de os jovens terem sido aliciados ou por outra terem sido pagos para o efeito nao podemos descartar essa. Vamos acompanhar muito bem as declaracoes deles ficam algumas lacunas no meu ponto de vista. Eles sao membros dos orgaos eleitorais tem acesso a toda informacao , da mesma forma que conseguiu trazer alguns nomes que o diga o que tera acontecido na verdade. Tem sempre suposicoes. Caro Ivan, Carlos, Bila nao precisamos exaltarmo nos quando recebemos alguma informacao temos que refletir antes de publicar ou publicamos para trazer a reflexao dos outros se logo a prior colocamos uma legenda que convida a seguirem a sua opiniao nao estamos a ajudar em nada. Estou atento e acompanhando. Agradeço
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ivan Maússe Arnaldo,

Num país em que as pessoas se deixam comprar facilmente (conforme reconheces indirectamente através do teu comentário acima), nada obsta que os que deram vitória à FRELIMO tenham sido comprados também e, quiçá, por valores manifestamente mais altos que destes jovens que aventas a possibilidade de terem sido comprados.


Abraço!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)Editado
Arnaldo Ivan Mangueze Ivan Ivan Maússe concordamos em algo pelomenos. O resta é mesmo as provas de que houve fraude comprovando que se reponha a verdade. Caso contrario nada. Agradeço.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mba Bila Arnaldo esta claro que os comprados estão neste momento de viagem a Dubai ou seja la onde for para espareçerem depois da fraude,e não esses jovens.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Andre Gujamo Arnaldo ,tenha vergonha na cara há tantas provas que mostram fraude eleitoral pra ler desses dois jovens, será que não viu, a conferência de imprensa do presidente da CNE que parecia um bêbado nas suas declarações, os resultados que a soma dos 3 principais partidos era acima de 113% , ou também foi corrompido pra defender os criminosos?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Ivan Maússe Andre Gujamo, até porque mesmo na Matola, somadas as percentagens, aquilo dá 102%. Como é possível isso?!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Cal Barroso Vá ver o post do Borges Nhamirre feito há uma hora.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ivan Maússe Cal Barroso,
Registado, meu caro.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Henrique Guambi Boa observação, o grande culpado por tudo isto é o professor que não ensina ou não ensinou a honestidade, quantas vezes o senhor Ivan viu e colaborou com seus colegas na prática de fraudes acadêmicas durante o seu percurso estudantil? Tudo começa daqui, as pessoas não sabem ser honestas porque não foram educadas para isso, não conhecem o benefício da honestidade, quantas vezes foram elogiadas por ostentação de certificados com notas altas adquiridas fraudulentamente? O que esperávamos disto? Meu Ivan! Ainda é cedo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Ivan Maússe Henrique Guambi,

Tiraste-me as palavras, meu caro Henrique. Falaste, em breves, sobre tudo, meu amigo. Eduquemos o Processo pequeno Emílio de Rosseau para salvar novas gerações!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Rosario Quive Henrique Guambi Coitado do professor...Desde quando a totalidade dos modos de ser e de estar do cidadão dependeram do trabalho do professor? A educação escolar tem o seu papel social, mas nunca poderia pôr cada cidadão escolarizado a pensar e agir nivelado. A escola abre-te o mundo e tu escolhes. Nem mesmo as Religiões que se sustentam em entes sobrenaturais não conseguem dotar os seus crentes de atitudes apregoadas dentro das suas comunidades de crentes. Se a educação tivésse poder absoluto sobre as pessoas, ninguém, debaixo do sol, praticaria o mal. E mais, a educação dos indivíduos não começa nem termina na escola. As tecnologias de informação, em que se inclui esta plataforma, é um poderoso meio através do qual produzem-se indivíduos bem e/ou mal educados. Nisso o professor está a ser mal acusado. Valorizemos o trabalho do professor. Não é papel do professor controlar os instintos naturais dos seres humanos, mas prepará-los para serem capazes de conviver com os seus semelhantes. Procurem-se as causas em outros territórios, por favor
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Passo Dias Calado Calado Bla bla bla ! Quando a escola exige que cada pai ou encarregado de educacao deve tirar valor chichi para construir casas de banho,pagar guarda etc etc e quando as pessoas visadas nao conseguem,os seus(filhos )sao penalizados de diversas formas,ate mesmo excluidos,melhor nao passam de classe. É aqui onde nasce a tal raiz má,que dá frutos chamados corrupçao, chame-lhe fraude ou outra coisa que quiser,e vai-se espalhando . Claro que,os que cresceram neste ambito,virao e dirao que tudo isto nao passa de mentiras,querem provas,etc etc Outros,aqueles que vivendo da sua honestidade,nao se sentem beliscados,aplaudirao mesmo que o façam em surdina,bem sabido como agem estes outros,os que vivem de falcatruas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Eusebio Jaime Me parece que a arma do Rosário Quive é superior que a do Henrique guambi, o postante morreu por aqui, não comentou mais. Kkkkk

Sem comentários:

Enviar um comentário