"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Sobre crítica ao regime da Frelimo em Moçambique




Critiquemos construtivamente a governação da Frelimo, sob liderança de Filipe, mas permitamos que o Governo de Moçambique trabalhe à vontade, sem obstruções.
Obstruir a governação ou ofuscar os nossos actuais líderes, tirando-lhes protagonismo, inviabiliza a consolidação do Estado de Direito Democrático em Moçambique.
Um bom exemplo de reforma está a ser dado por Armando Guebuza. Não anda a fazer sombra ao Filipe Nyusi, como fazem Graça Machel e Joaquim Chissano. Para os jornalistas que andam a perseguir estas duas últimas personalidades moçambicanas, como que por encomenda, aqui vai o meu triplo pedido:
Pedido 1
Perguntai, por Moçambique, ao Joaquim Chissano, o seguinte:
Qual foi a dificuldade de terminar a implementação do Acordo Geral de Paz, negociado e assinado em Roma para Moçambique, dentro dos prazos fixados nos protocolos que compõem aquele acordo, para a Renamocontinuar ainda uma organização armada protagonizando episódios de terrorismo neste país (Moçambique)?

Pedido 2
Perguntai, por Moçambique, à Graça Machel, o seguinte:
Por que ainda reclama protagonismo na família Machel, se depois da morte trágica de seu marido, Samora Machel, ela contraiu matrimónio em segundas núpcias com Nelson Mandela, onde voltou a ficar viúva? Não era suposto ela estar a liderar a família Mandela, em vez da família Machel?

Pedido 3
Perguntai aos juristas, o que dizem o direito moçambicano e o sul-africano, comparados, para melhor se entender a situação familiar da Graça Machel, que ora manda recados em Moçambique, ora os mandas na África do Sul?

Epílogo
As perguntas sugeridas acima necessitam de respostas precisas e coerentes. A falta dessas respostas está a gerar confusão nos registos e na interpretação da História de Moçambique. Às vezes há até incidentes protocolares de difícil correcção, que chegam a embaraçar oficiais de Estado mesmo além fronteiras.

Foto de Julião João Cumbane.

1 comentário:

  1. as perguntas tem logica mais nao esqueca que dentre os tres presidentes Chissano , Guebuza e Nyussy chissano e incomparavel por isso que ganho o premio moibraimo sobre boa governacao no tempo de chissano o indice de desenvolvimento humano era melhor em relacao a fases de governacao dos dois presidentes eu vou responder todas perguntas por si colocadas se me responder apenas uma que vou te colocar 1. entre os 3 presidentes Chissano Nyussy e Guebuza qual e o pior presidente apesar de Nyussy nao terminar o mandato de 5 anos mais podes prever atraves dos indicadores da sua governacao?

    ResponderEliminar