"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O EXÉRCITO DA FRELIMO FOI DERROTADO PELA RENAMO

sexta-feira, 25 de novembro de 2016





Unay Cambuma
* Frelimo finalmente aceitou tudo e haverá o cessar-fogo dentro em breve. Do Rovuma ao Maputo e do Zumbo, particularmente nas províncias da Zambézia, Sofala, Manica e Tete, as forças da frelimo foram derrotadas por completo e já não tem logística. Não há comida, as viaturas não tem combustível, muitos dos chamados BTR estão parados por falta de combustível. Sempre que os militares da frelimo tentam provocar as perdizes, levam porrada e fogem em largas debandadas, deixando no terreno cadáveres, armas e munições. Muitos militares estão a fugir, deixando as suas armas e uniforme militar nas matas.
O chefe do estado maior general do exército da frelimo, o general Graça Chongo, já informou oficialmente ao Nyusi que perderam a guerra, que já não haviam condições para manter os militares no terreno, que era preciso retirar algumas posições no terreno porque já não há logística. De facto, as forças da frelimo já não conseguem fazer operações contra os militares da renamo o que significa que perderam a capacidade de combate, ou seja, perderam a guerra por completo.
Ainda esta semana, as forças da frelimo concentraram 400 homens no Chimoio e foram atacar uma base da renamo em Chitho localidade de Mavonde, Manica, onde também existe uma mina de turmalinas. Mas o grande grupo sofreu tremendas baixas e foi totalmente desbaratado. Foi uma verdadeira catástrofe militar e nesta operação também foi abatido o comandante do grupo, com a patente de coronel. Durante as grandes debandadas alguns militares sobressaíram no Zimbabué e outros caíram no rio Pungue e foram arrastados pelas águas. Muitos morreram afogados. Alguns corpos que foram recuperados foram a enterrar ontem, 24/11/16, na cidade da Beira. O tal coronel que foi abatido veio de Maputo. Pensa - se que seja natural de Maputo, dentro de dias iremos anunciar o nome.

É justamente por causa das derrotas e graves problemas logísticos que as suas forças armadas sofrem que o "governo" da frelimo está a pedir a trégua, isto é, a cessação temporária das hostilidades. A frelimo está a condicionar que só aceitará as exigências da renamo caso esta cesse provisoriamente com as hostilidades e a renamo vai aceitar porque já ganhou a guerra e também está a ganhar na política.
Portanto, de fontes fidedignas soubemos que Afonso Dhlakama vai aceitar o cessar-fogo provisório porque a renamo já ganhou tudo o que queria no diálogo. Agora caberá a frelimo fazer a sua parte e caso tente usar o cessar-fogo para fazer "canganhiça", vai arrepender se amargamente. O cessar-fogo vai permitir que tudo seja implementado em ambiente pacífico.
Unay Cambuma



Sem comentários:

Enviar um comentário