"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 25 de novembro de 2016

OS PECADOS DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO

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Não vou aprofundar o raciciocinio, se bem que faço... Os Mais velhos se lembram dos projectos que desfilaram em cada mandato democrático no Ministério de Educação?

Um cheirinho para vós, a partir de nós chamados Sangue novo (isentos).

ARNALDO NHAVOTO (1995-1999?)

Descobriu que a guerra havia condicionado? as assimetrias regionais na distribuição do Livro gratuito para o Ensino Básico, ao ponto de em1990, toda região Norte com 60% dos alunos matriculados no país, receber 11% do livro da caixa escolar e a Cidade de Maputo 33% do total....(GGOLIAS, 1993).

Também, pensou que a fraca qualidade de ensino tinha relação com o nome das Instituições, que formam professores, extinguiu Institutos Médio Pedagógicos (IMP's) e criou Institutos de Magistério Primários (IMAP's)... instituiu os famosos Decretos 38 e 39?(Alunos e professores namorados ou consumidores de álcool)...

O tempo? A dinâmica? A vontade? Que motivos? Duvido bastante pois, minha mente ainda era infanto. Mas a realidade justificou a queda do então Ministro em Janeiro de 2000.

ALCIDO NGOENHA, (2000-2004), colecção Júnior - Para todo Ensino Básico, só os professores do EB sabem o que significou isso.
Nasceu o Novo Currículo do EB, sem necessariamente ter se feito uma pré-avaliação de base ou pre-consulta aos professores.

O mentor não teve pernas para aprofundar e cansado de voar, caiu sobre a terra e o currículo teve as suas repercussões. Cada um entendeu como quiz que entendesse. Os alunos foram se formando como se formaram com ou sem exceções cognitivas....

AIRES BONIFACIO BAPTISTA ALI...(2005-2009)

Deveria ele ficar sem projectos? É possível? No seu mandato teve a sorte? Até, de acumular a Educação e Cultura, com o Ensino Superior lá dentro omisso.

Adentrou a casa que não fora hospede, ordenou a mudança do famoso Regulamento do EB de Capa Verde, mudou os IMAPs, para simplesmente, Isntitutos de Formação de Professores (IFP's), encurtou o tempo de Formação dos Professores para apenas 1 ano.

Criou? muitas Universidades e Delegações; anuiu as alterações curriculares do Ensino Secundário Geral, Ensino Técnico Profissional e do Ensino Superior, o nosso modelo de BOLONHA, ainda gradua Doutores em 3 anos.
Aluno do ESG, aprende agropecuária, empreendedorismo....?

Sem dar explicações profundas aos próprios colaboradores (professores), simplesmente o mano sumiu e foi onde devia ir....

ZEFERINO MARTINS (2010-2012)
Eu não tenho registos da sua acção, sim prefiro ignorar, mas lembro que ele era contra a mobilidade desnecessária e prejudicial de Professores, sim um Professor primário, independentemente das suas qualidades bastava fazer licenciatura movido para ESG, a educação perdia um bom professor no EB e ganhava um pior no ESG. Ele era pela progressão da carreira....

A mentalidade menos adúltera que transportara no tempo do Saudoso, mudou radicalmente e tornou-se um ministro ausente e naquele andar ele tropeçou e caiu sozinho

AUGUSTO JOHNNY (2012-2014?)
Deveria andar mais alguém da casa que se fazia ingênuo dos deslizes do seu Mestre? Traria novidade? Não sei. Apenas deu naquilo que deu, veio para subjugar o seu antecessor e se ergueu com discursos triunfalistas. Devia renovar? Porquê e para quê? .... Escorregou e deixou a rampa livre...

O MINISTRO REITOR - JORGE FERRÃO (2015-20016?)

Este ministro eu apelidava-o de retro-escavador ou, simplesmente "BULDOIZER". Um projecto longo e exequível;

Auscultação dos seus antecessores para aferir os sucessos e fracassos; Reuniões com pais e ou encarregados de educação para colher seus palpites... Mega e micro reuniões com professores mais antigos e experientes...

E as medidas propostas nesses encontros não tardaram, a cada momento emergiam novas.... E onde o Ministro Reitor buscava aquelas medidas ou experiências? Se ele próprio apesar de ter o Doutoramento, era supostamente extra do MINED?

Um dos maiores pecados que marcou aos professores, foi aquele discurso de: " em nenhuma parte do mundo o professor é milionário".

Mentiu? Pessoalmente, achei que o tom da sua voz foi mais alto em relação a mensagem que pretendia transmitir.

A outra indignação da classe que suponho ser uma das que precipitou o seu retorno a reitoria pode ter sido: improváveis férias para 2016, desorganização do processo de exames no Ensino Geral, que vai durar quase 26 dias e sem subsídio para os professores. Acham pouco?

E como geriu as mini e max(saias)? E como geriu os desmaios? Como ele interpretou a lei sobre o esfaqueamento do aluno perante os encarregados? E como ficará o projecto de proibição do uso de celulares?

Contudo, o MINEDH, não se aliviou daquele MINISTRO-REITOR, antes irá eternamente clamar pelos seus préstimos.

Diga-se de passagem, os projectos deste ministro, são dos poucos que caiu, injustamente pela falta de noção de trabalho para o bem. Nesta geração de isentos, a qual faço parte conheci 5 dirigentes do seu calibre: Lina Portugal, Filipe Paunde, Felício Zacarias e PAULO IVO GARRITO.

O MINEDH, Perde um grande homem, a Universidade Pedagógica ganha um dirigente mais bujante e a opinião pública vai contradizendo-se.

Se eu fosse filósofo, diria Ja temos mais uma série de Utopias, e chamaria de "FERRAUIANAS"


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