"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 23 de novembro de 2016

GOVERNARDORES DA RENAMO PODERAO SER NOMEADOS EM DEZEMBRO PRÓXIMO

quarta-feira, 23 de novembro de 2016


Ouvir com webReader

Unay Cambuma
2 h ·



BREAKING NEWS!
Confirmamos que os mediadores encontraram se com o presidente da Renamo na serra da Gorongoza. O encontro ocorreu na passada sexta-feira e durou cerca de 9 horas consecutivas. Não se sabe o que discutiu - se mas segundo as nossas fontes, dentro desta semana poderá haver um grande acontecimento, visto que a frelimo continua com as suas manobras para retardar o processo. A frelimo aceita uma coisa hoje e volvidas poucas horas volta atrás.
Isto é resultado da bicefalia que reina neste partido. Existe a frelimo "civilizada e consciente" que almeja a paz e tranquilidade e esta é constituída por intelectuais e ex dirigentes dos governos anteriores e que já tem a vida feita e não tem antecedentes criminais. A outra é a actual frelimo "sanguinária e de macondes" que se chafurdou no escândalo das dívidas bilionárias e que acha que é a sua vez de comer também porque os machanganas já o fizeram por 40 anos, para além de evitar ser responsabilizada pelos crimes de burla aos bancos internacionais e a matança de críticos do seu regime e membros e simpatizantes da renamo. Nesta última frelimo pontificam o Guebuza, Chipande, Pachinuapa, Ntumuke e Lidimo, o Nyusi é um simples simulacro de presidente e pau mandato e não sabe nada.
Mas vamos esperar para ver aquilo que vai acontecer até sábado, porque neste momento está em discussão a submissão a Assernbleia da Republica de um documento que contém os princípios de leis que serão aplicadas após as eleições gerais de 2019 mas também há um princípio de lei das autarquias que vai permitir que os distritos sejam autarquias, isto é, tem que haver eleições para eleger o presidente do conselho distrital, assim como a assembleia distrital e isto tem que entrar em vigor até 2018, antes das eleições autárquicas.
Também serão submetidos outros princípios que serão transformados em lei, como a lei para a nomeação dos governadores, a lei para a eleição das assembleias provínciais e a lei das finanças provínciais, isto tudo insere se no pacote da descentralizacao da administração do estado. Estes princípios deverão entrar na Assembleia da Republica dentro de dias. A Comissão Mista está neste momento a tratar do assunto.
Simultaneamente está a se discutir que os governadores da renamo sejam nomeados e empossados pelo menos até o dia 5 de Dezembro próximo, enquanto a frelimo por sua vez quer que o assunto dos governadores da renamo seja discutido até 15 de Dezembro mas a renamo rejeita esta proposta e diz que é longe demais porque até la as pessoas estarão em preparação da quadra festiva e naturalmente os mediadores também terão que passar as festividades nos seus países de origem. Porque o pensamento da renamo é que se até dia 15 de Dezembro não serem nomeados os seus governadores o ano passa e isto não pode acontecer, porque a frelimo só quer ganhar tempo.
A frelimo também propõe uma trégua ou seja um cessar-fogo temporário por 30 dias mas a renamo exige que primeiro sejam nomeados e empossados os seus governadores só depois é que dará a trégua, já que os governadores não podem ser empossados em ambiente de guerra. A renamo acha que não faz sentido conceder o cessar-fogo por 30 dias. Vai cessar se fogo para quê exactamente? - indaga a renamo. Portanto, há um braço de ferro entre os dois arqui inimigos em relação a esta matéria e a renamo ameaça nomear a força os seus governadores caso a frelimo continue com as suas atitudes faraónicas e que depois ninguém venha acusar a renamo de ter iniciado a guerra. A renamo acha que quer governar exemplarmente onde sempre ganha em todas as eleições e não está a negociar para pedir autorização a frelimo.
Porque na verdade a frelimo está a governar ilegalmente visto que perdeu as eleições gerais de 2014 com cerca de 20% dos votos (contra mais de 70% da renamo) mas manipulou os resultados e manteve se no poder, tendo de seguida iniciado uma ferroz perseguição ao partido vencedor e seu candidato com recurso ao exército republicano. A frelimo fez tudo, mas tudo mesmo para aniquilar política e militarmente a renamo e o seu lider, tendo até contratado 2000 comandos especiais estrangeiros da China, Vietname, Tanzania, Zimbabwe e Angola. Também foram contratados curandeiros de elite do Malawi, Tanzania e Nigéria mas tudo resultou num tremendo fracasso.
Daquilo que temos ouvido das nossas fontes, a renamo neste momento já convocou para todas as suas actuais bases milhares de ex-guerrilheiros que do principio são para ser integrados nas forças de defesa e segurança mas caso hajam brincadeiras nas negociações, o desastre será de grandes proporções para a frelimo em particular a zona sul. O desejo da grande massa dos ex-guerrilheiros da renamo é de resolver as coisas por via armada para vingar se dos crimes hediondos do regime maconde no do Nyusi e "arrancar tudo" a frelimo. Para os rangers da Renamo, combater o resto das desmoralizadas e combalidas tropas da frelimo será uma brincadeira de crianças.
Mas como os macondes são teimosos, a frelimo vai escolher o desastre.

Unay Cambuma

1 comentário: