"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 22 de novembro de 2016

As respostas que os moçambicanos não questionam




Com que então agora já «falta clareza» no diálogo pela paz efectiva em Moçambique?!... Alguma vez houve tal «clareza»?!...

Qual foi a clareza que houve ontem para se não concluir o processo de implementação do Acordo Geral de Paz (AGP) de Roma para Moçambique, o que faz com que a Renamo permaneça armada até os dias de hoje, e já fora da lei? Qual é clareza do facto de que o homem na imagem permitiu a existência da Renamo armada durante os 10 anos do seu consulado como Presidente da República de Moçambique? É porque não tínhamos conhecimento da democracia? É porque adoptamos a democracia representativa em vez da democracia participativa?

Por que está a custar dizer «compatriotas, eu errei por deliberadamente não ter concluído a implementação do AGP, permitindo que a Renamo continuasse armada fora dos prazos no AGP»? É para quê essa coisa de andar a tentar tapar o Sol com a peneira ou tentar parar o vento com as mãos?

Juro que NÃO ESTOU A GOSTAR de ver pessoas que o povo estima a insultar a inteligência deste mesmo povo!

Papá Chissano, a vossa geração não educou as novas gerações para serem burras; vós educastes as novas gerações para serem melhores que vós em TUDO. Por favor, não continuai a tratar-nos como ingénuos!

Vamos TODOS apoiar o Filipe Nyusi a governar MELHOR Moçambique do que os seus predecessores. Vós mais velhos tendes a obrigação de serdes mais humildes e discretos, na canalização das vossas opiniões à actual liderança de Moçambique. Não o fazei como se estivésseis a passar um certificado de incompetência a quem confiaram a continuidade da árdua tarefa de edificar em Moçambique uma verdadeira república!

Filipe Nyusi tem ideias próprias para cumprir da melhor maneira possível o programa de governação da Frelimo. Vamos permitir que ele ponham essas ideias em prática. Não o tratemos como se ele estivesse ainda na escola de condução; ele já sabe conduzir! Podemos dar ideias, sem esperar que eles as acate necessariamente. Vamos dar as nossas ideias sem agredir de nenhuma forma a sua inteligência. Ele vai, certamente, avaliar e acomodar o que estiver alinhado com as suas próprias, ou para melhorar as suas próprias ideias. Ele não oco!

Agora, o Filipe Nyusi também tem que estar sempre aberto para ouvir a TODOS, humildemente. Muitas vezes, o bom está misturado com o que detestamos. Não é para se fechar em si mesmo, como forma de protestar contra a emissão de recados por aqueles que acham que sabem mais o pensam melhor. Quem ver isto e estiver perto dele, peço para que lhe transmita a seguinte mensagem:

Não te ofendas com recados, Presidente. Agradece, peneire e usa o que for útil desses recados. Palavras mal dirigidas só ofendem quando as nós as damos significado ofensivo. Felizmente, podemos sempre dar às palavras, ainda que feias, um sentido construtivo. Não te esqueças de que os símbolos do poder do Estado moçambicano estão legitimamente na tua posse. Tu é que tens o martelo; usa-o prudentemente! Não liga mesquinhices, mas também não pensa que todas as opiniões são mesquinhices! Tem sempre presente que dependemos TODOS uns dos outros; e que TODOS só devemos obediência estrita à Constituição da República de Moçambique e às demais leis que dela emanam. Os princípios e valores conferidos pela nossa educação individual e colectiva enformam a nossa obediência estrita às leis do Estado.

Com licença!


Sem comentários:

Enviar um comentário