"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 22 de novembro de 2016

As respostas que os moçambicanos não questionam

terça-feira, 22 de novembro de 2016


Ouvir com webReader


Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.

Mensagem à juventude moçambicana


Ó jovens de Moçambique, porque equacionais que o Presidente Filipe Nyusi possa estar a ser vítima de chantagem por parte de veteranos que recusam viver da sua aposentadoria?

Eu presumo que um pequeno grupo dos antigos combatentes da luta de libertação nacional, que se considera a elite da Frelimo, esteja a mover uma campanha para desacreditar Filipe Nyusi diante do eleitorado, porque ele está a NEGAR fazer as vontades a essa elite. Quando essa elite "montou" Filipe Nyusi no lugar de comando, a expectativa era de que ele iria governar segundo as vontades dessa elite, dando privilégios e defendendo os seus interesses egoístas dos membros dessa elite.

Ocorre que o Filipe Nyusi não aceitou o desafio de ser o Presidente de Moçambique para governar de acordo com os interesses de alguma elite. Ele aceitou o deafio para servir bem a todos os moçambicanos, não a alguns. Isso deve estar a aborrecer os membros da tal elite que lhe conduziu ao poder, que se sentem "traídos". Só que de traição não se trata, porque presumo que quando sugeriram ao Filipe Nyusi a ideia de ser Presidente, tiveram que omitir que seriam eles a dizer a ele como governar, porque suspeitassem que ele não aceitaria. São esse(a)s fulano(a)s que hoje parecem baratas tontas e andam por aí a criticar TODAS as decisões que Filipe Nyusi toma, mormente aquelas decisões que colocam em causa os interesses egoístas dos membros dessa elite.

Portanto, o povo de Moçambique, que és maioritariamente jovem, se quiseres mudanças positivas no teu país, então a saída de momento é estares do lado do Filipe Nyusi. Eu até estou a começar a ter em mim que as famigeradas «dívidas ocultas» não estão ligadas nem ao Filipe Nyusi, nem ao seu predecessor (Armando Guebuza), mas à essa elite. O Governo dirigido por Armando Guebuza deve ter sido forçado por essa mesma elite a avalizar e ocultar as ditas «dívidas ocultas».

Estou a lembrar-me de ex-Presidente Joaquim a dizer, num pronunciamento público, que ele no seu tempo não encontrou uma fórmula de assegurar a defesa da costa marítima de Moçambique. E também me lembro de ouvir dizer que um membro da família do ex-Presidente Chissano era ou é um dos ou administradores de uma das empresas criadas pelo dinheiro das dívidas ocultas. Ou seja, se a ideia de criar empresas públicas para assegurar a protecção da costa marítima de Moçambique até foi genial, há pessoas que queriam usar essas como seus sacos azuis. Essas brincadeiras de certas pessoas é que minam a futuro da Frelimo no poder. E como Filipe Nyusi quer corrigir esses erros, já está a ser visto como traidor e alvo a visar.

Eu sou levado a pensar assim pelo curso dos eventos. Não excluo o envolvimento dessa elite com alguma "mão externa". Esta forma de pensar reforça a minha confiança em Filipe Nyusi.

Enfim, aqui eu expus o que penso sobre as dificuldades que Filipe Nyusi pode estar a encontrar para estar bem na liderança de Moçambique. O que tu que leste esta reflexão estás a pensar? Convido-te a reanalisar os eventos relacionados com as «dívidas ocultas» de Moçambique e a tirar as tuas próprias ilações. Aí teremos assunto para debate.

EY: Cumbane, a quem queres enganar ou achas que todos os jovens de Moçambique são ignorantes? Sabemos que és um dos G40 empenhados para lavar a imagem do Nyusi e da Frelimo. Mas isto não pega. Se ele não fizesse a vontade dessa elite da Frelimo não estaria ai a mandar filhos dos pobres para morrerem na guerra. Qual dos pontos do discurso de investidura dele pôs em práctica? Procura outra mentira para enganar teus filhos e sobrinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário