"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

TROPAS DA FRELIMO SOFREM TREMENDAS BAIXAS EM MORRUMBALA

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
No dia 2/2 postamos aqui sobre uma escaramuça havida em Sabe, Morrumbala, onde um número indeterminado de militares da Frelimo morreu e houve debandada e abandono de armas mas afinal também houve abandono de viatura. No dia da escaramuça vinha um grande grupo das FIR provenientes de Maputo 400 homens que se faziam transportar em 4 machimbombos da Nagi Investiment que se dirigiam a Nampula e dois foram desviados à última hora para ajudar em Sabe.
Ontem, 3/2, muito cedo, uma das companhias proveniente de Maputo avançou em direcção do local da emboscada mas foi detectada por uma pequena patrulha das forças da Renamo que atacou de surpresa provocando algumas baixas ao pânico temporário mas devido à superioridade numérica do adversário os rangers retiraram-se mas a densidade dos disparos de resposta das FIR que incluíram algumas bazucadas para o escuro, alertaram as outras perdizes aquarteladas não muito distante que acorreram pouco depois ao local e encontram as FIR a "arrumar" os seus mortos e prestar os primeiros socorros aos feridos de seguida os rangers Renamo flanquearam o inimigo e abriram fogo e o massacre foi inevitável.

Enquanto decorria o intenso tiroteio, a companhia das FIR que tinha ficado no quartel ou posição das FIR também acorreu ao local para socorrer os colegas mas foram repelidos com grandes baixas e corridos aos tiros até uma certa distância.
A nossa fonte conta que as forças da Renamo admiraram e riam-se pela forma veloz como correm as FIR durante fuga desesperada. Vários militares das FIR ficaram perdidos nas matas e há cadáveres que ainda jazem em locais incertos.
Os combates de ontem iniciaram-se por volta das 8.30 e prolongaram-se até ao princípio da tarde.
Mais de 100 militares morreram e os cadáveres foram recolhidos em camionetas no fim da tarde de ontem. O sangue dos mortos jorrava das camionetas. Houveram incontáveis feridos e material de guerra abandonado e naturalmente recolhido pelas forças da Renamo. Houveram também varias deserções.
Em Namaita, Rapale(Nampula), as FIR voltaram ao local dos confrontos de ontem porque haviam ordens para recuperar a metralhadora pesada perdida e o "vingar a morte" do comandante morto mas foram de novo repelidos com baixas e recuaram em debandada e mais tarde criaram alvoroço nos povoados vizinhos por "raiva".
Unay Cambuma
In https://www.facebook.com/unai.kambumamatsangaisse

Sem comentários:

Enviar um comentário