"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 14 de fevereiro de 2016

TENSÃO MÁXIMA EM MUXUGUE-SAVE!

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
* Eminente batalha decisiva que pode mudar o curso da história de Moçambique
Fontes fidedignas dentro das forças armadas ao serviço da Frelimo dão conta que os militares estão a ser obrigados a irem concentrar se em Zove, Muxungue. Segundo as informações do próprio comandante do exército General Mussa e um tal de Bertolino, que e da Renamo e natural de Inhambane, que foi aliciado pela Frelimo e já possui ate cartão vermelho daquele partido, são as pessoas que estão a organizar a ofensiva em Zove, Posto Administrativo de Muxungue, Distrito de Chibavava.
O general Musssa e o Bertolino, estão a enganar os militares das FADM com a alegação de que haverá grandes cerimonias e parada militar naquele local a partir de amanhã segunda feira dia 15/02/2016, enquanto é pura mentira, o objectivo é ir lançar uma grande ofensiva militar contra as forças da Renamo que se encontram aquarteladas naquele local. O Mussa mobilizou também várias unidades de artilharia pesada e infantaria motorizada. Ontem postamos aqui sobre 25 blindados anfíbios que saiam do sul em direção ao centro do país afinal iam a Zove.
Segundo soubemos das nossas fontes, as experientes perdizes já tem conhecimento desses preparativos e garantem que o inimigo será destruído por completo e perseguido até a origem. Em outras palavras, se as tropas do Mussa falharam o seu objectivo haverá um end game das FDS naquela área a guisa do que aconteceu em Murrupula (neste momento Niassa e Cabo Delgado encontra se isoladas porque o exercito da Frelimo não conseguiu romper o roadblock imposto pelas perdizes).

As nossas fontes disseram nos também que o comando das FDS tentaram recolher elementos em todas unidades no Chimoio e Tete mas só conseguiu um numero muito insignificante e com baixíssima moral combativa e não se sabe se vão mesmo chegar a Muxungue porque os militares dizem que não querem morrer numa guerra contra os seus irmãos da Renamo que nunca fazem mal a ninguém.
Dizem que o tal general Mussa, teria dito aos militares recém formados numa parada militar havida recentemente em Maputo que o seu inimigo e a Renamo, o que dividiu as opiniões dos militares pois é sabido que o exército tem como principal tarefa defender a soberania e não combater partidos políticos. O infeliz discurso do Mussa na dita parada ou formatura repercutiu-se negativamente no seio das FDS em todo o pais e há descontentamento geral embora em surdina. Os militares sul tem dito de boca cheia que caso sejam alinhados preferem deitar as armas, despir a farda e fugir. Os militares naturais do centro e norte tem murmurado que caso sejam alinhados fugirão para o Zimbabwe e por naturais do fugir para Africa do Sul preferem a Africa do Sul.
Também há descontentamento no seio das FIR, que e originalmente uma policia de choque ou anti motim para fins meramente civis e que deviam estar equipados com meios dissuasivos não letais como gás lacrimogéneo, balas de borracha e cassetete mas devido à politica repressiva e ditatorial do regime da Frelimo, transformou aquela policia de elite em sua milícia privada e armou a ate aos dentes com equipamento de guerra como carros de combate blindados, bazucas, metralhadoras ligeiras e pesadas, morteiros, etc. Hoje as FIR morrem em massa em sérios combates armados contra super comandos de uma das melhores guerrilhas do mundo, a Renamo. Os militares das forcas de guarda fronteira também passam pela mesma situação, no lugar de proteger as fronteiras nacionais contra contrabandistas e 'jumper borders', estão empenhados em missão de combate contra supostos "ladroes de gado" da Renamo.
Ainda de acordo com as nossas fontes, nos últimos dias o general Mussa desloca-se frequentemente entre Chimoio e Gorongosa em preparação de uma super operação "blitzkrieg" contra os guardas de Afonso Dhlakama. Está também prevista uma operação especial para o assalto da Serra de Gorongosa que já tem tropas de comandos especiais para combates de montanha treinados no Gonarezou e fotografias aéreas captadas por 'drones' de vigilância operados a partir do Zimbabwe ou Angola mas isto e assunto para um outro post...
Segundo soubemos de fontes bem colocadas ligadas a ala militar da Renamo, as perdizes estão muito bem preparadas para repelir os ataques e dizem que desta vez não só vão defender se mas também perseguir o inimigo ate a ponte sobre o rio Save, seu estado maior, onde totalmente esmagados, após o que a Renamo montara o seu posto de controlo e desta forma o pais fica virtual e automaticamente dividido entre o sul e as regiões centro e norte.
Os radicais e moderados da ala militar da Renamo conseguiram convencer o general Dhlakama muito mais devido a onda de massacres e raptos perpetrados por agentes ao serviço da Frelimo. Como já se sabe o líder da Renamo sempre rejeitou o retorno a guerra mas parece que desta vez ficou rendido as evidencias. não teve argumentos para contrariar os seus generais. Os generais disseram a Dhlakama que desta vez querem "bater bem" a Frelimo depois dos atentados contra a sua vida de 12 e 25 de Setembro do ano passado onde as próprias perdizes perderam muitos companheiros de armas e querem "ajustar as contas". Os militares da Renamo encostaram a parede Dhlakama também devido a clara "negabilidade negocial" da Frelimo demonstrada nos atentados. Disseram-lhe: "agora viu senhor presidente? Nós avisamos presidente que a Frelimo não presta, só quer trapacear e matar-te. Por sorte o SG Bissopo não morreu. O povo continua a sofrer e a espera de ser libertado. Eles vão continuar a nos matar e nos temos que agir. Temos que tomar medidas urgentes senão o povo nos abandonar e será o fim da Renamo e da democracia."
Segundo ainda as mesmas fontes, esta ofensiva da Frelimo conhecida como Cerimonia de Zove, vai fracassar porque os comandos da Renamo querem demonstrar à Frelimo que a Renamo ainda tem grande capacidade militar e que esta provocação poderá obrigar a Renamo a fazer perseguições as forcas da Frelimo em toda região sul incluindo Maputo.
Não se sabe se a Renamo vai optar por um ataque preventivo ou aguardar pelo bombardeio de saturação da artilharia das forcas do Mussa mas correm rumores segundo os quais varias equipas de raptores e assassinos que nos últimos dias aterrorizam os elementos da Renamo no centro e norte encontra-se desde ontem em Muxungue para grandes operações de terror e perseguição aos membros e simpatizantes da Renamo o que pode obrigar as perdizes a optar por um ataque preventivo. recorde se que foi em incidentes do género havidos em 13 de Abril de 2013 que despoletou o "conflito de Satungira".
Os manos de Muxungue não admitem abusos...
A ver vamos.
Unay Cambuma

Sem comentários:

Enviar um comentário