"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ataque no centro do país provoca três feridos, incluindo uma criança

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Três pessoas ficaram hoje feridas, incluindo uma criança, quando um ataque atribuído a homens armados da Renamo crivou de balas e destruiu duas viaturas na zona de Zove, distrito de Muxúnguè, centro de Moçambique, disseram à Lusa testemunhas.
O ataque ocorreu cerca das 11:00 locais (09:00, em Lisboa) quando um grupo de homens armados metralhou a coluna escoltada por militares do Governo no trajeto Save-Muxúnguè, província de Sofala tendo estes parado a escolta e encetado uma perseguição aos atacantes.
"A coluna parou e os militares [das Forças Armadas] entraram no mato em perseguição. Ficámos parados durante 40 minutos e depois a marcha foi retomada. Uma criança e dois homens ficaram feridos", contou à Lusa uma testemunha que viajava num autocarro que fazia a ligação Vilanculos (província de Inhambane, sul do país) a Beira (Sofala, centro).
Um jornalista que também viajava na coluna relatou à Lusa que os atacantes metralharam a coluna de viaturas a uma distância curta e que chegou a haver troca de tiros entre as forças de defesa e segurança e os alegados homens armados da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana).

"A coluna depois continuou para Muxúnguè, onde chegou perto das 13:00 [locais]", prosseguiu o jornalista, que descreveu um ambiente de "terror e nervosismo" entre as forças estatais e os viajantes.
A Lusa tentou em vão contactar os serviços de urgência do Hospital Rural de Muxúnguè, para onde foram transportadas as vítimas.
Em declarações à Lusa, Sididi Paulo, porta-voz da Polícia de Sofala, disse que ainda estava a recolher pormenores sobre o ataque e que se pronunciará na quinta-feira
Este é terceiro ataque em dois dias consecutivos visando colunas escoltadas pelas forças especiais da Policia moçambicana em dois troços da Estrada Nacional número um (N1), a principal do país, onde foram activadas escoltas militares obrigatórias a viaturas civis.
Segundo a polícia de Sofala, na terça-feira homens armados da Renamo atacaram em separado as escoltas militares obrigatórias nos dois troços da N1, a principal estrada de Moçambique, ferindo uma pessoa e danificando três viaturas,
O primeiro ataque, registado às 10:00 locais, visou uma coluna de 90 viaturas na zona de Zove (Muxúnguè), e o segundo ocorreu uma hora depois, cerca de 300 quilómetros a norte, no troço Nhamapadza-Caia, contra uma escolta de 61 viaturas.
Uma testemunha disse à Lusa que um blindado da escolta ficou imobilizada após ter sido atingido pelos atacantes, mas a polícia não confirmou a informação.
Moçambique vive uma situação de incerteza política há vários meses e o líder da Renamo ameaça tomar o poder em seis províncias do norte e centro do país, onde o movimento reivindica vitória nas eleições gerais de outubro de 2014.
As últimas semanas têm sido marcados por um agravamento da violência política, com acusações mútuas de ataques, raptos e assassínios.
A Renamo pediu recentemente a mediação do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, e da Igreja Católica para o diálogo com o Governo, que se encontra bloqueado há vários meses.
O Presidente Filipe Nyusi tem reiterado a sua disponibilidade para se avistar com o líder da Renamo, mas Afonso Dhlakama considera que não há mais nada a conversar depois de a Frelimo ter chumbado a revisão pontual da Constituição para acomodar as novas regiões administrativas reivindicadas pela oposição e que só retomará o diálogo após a tomada de poder no centro e norte do país.
AYAC (HB/EYAC) // EL
Lusa – 24.02.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário