"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

FADM SOFREM TREMENDAS BAIXAS EM MUXUNGUE

Esta notícia é de ontem dia 16.2.16

*Assaltado quartel de guarda fronteiras em Chibuto
* Abatidos 2 altos oficiais das FDS em Nhamujaja (EN1-Maringue)
As forcas da Renamo decidiram antecipar se a grande ofensiva que estava a ser organizada pelo estado maior do exército encabeçado pelo general Mussa coadjuvado pelo comandante Bertolino, um ex-militar da Renamo.
Recorde se que o general Mussa ia concentrando um grande número de tropas e material de guerra em Muxungue sob o pretexto da realização de um grande cerimonia militar em Zove, local onde se situa um grande quartel da Renamo. Portanto, o general Mussa serviu-se de artimanhas para conseguir mobilizar as suas tropas para a sua "blitzkrieg" contra as perdizes em Muxungue.
Ao longo do último fim de semana movimentou a infantaria blindada de Maputo em direção ao centro. Era uma longa fila de 25 blindados anfíbios chineses. Devido a vários problemas mecânicos dos mesmos durante o trajecto só 11-13 é que alcançaram Muxungue no mesmo dia (sábado) e os restantes tiveram que pernoitar no quartel da Maxixe para pequenos reparos e checagem.
Mas quando o primeiro grupo de blindados chegam a Muxungue as não acataram as a ordem para adentrar em áreas conhecidas como sendo perigosos redutos da Renamo e houve uma seria discussão entre as tripulações e o comandante local. Os militares ficaram ainda mais exaltados e determinados quando minutos depois chega a Muxungue um blindado a exalar um cheiro nauseabundo e "escoltado" por vários "batalhões" de moscas - eram cadáveres de militares naturais do sul tombados em escaramuças em Morrumbala que estavam (finalmente) a serem transladados. Chocados e zangados, um grupo de com 7 blindados deu meia volta e regressou a Maputo.
DESASTRE DE ZOVE
Ontem segunda-feira dia15/2/2016, os 12 blindados que pernoitaram na Maxixe avançaram em direccao em Muxungue mas foram interceptados na localidade de Zove as 9.42 minutos. As perdizes concentraram o fogo contra os 6 últimos blindados que por sinal traziam muitas tropas de infantaria empoleiradas por fora. Foi um terrível banho de sangue e as tropas atingidas iam caindo no asfalto e eram pisoteados pelos desesperados blindados que vinham atras. A escotilha ficou pequena demais para caber vários militares aflitos ao mesmo tempo. Um blindado ficou estatelado no terreno e os outros 2 conseguiram rastejar a muito custo devido a severos danos sofridos depois de tentarem ripostar ao fogo parados.
Os blindados sobreviventes aceleraram desesperadamente a todo gás e só foram parar em Casa Nova, dezenas de quilômetros depois de Muxungue. Os militares só souberam que estavam perdidos quando perguntaram os populares.
Quando mais tarde chegaram a Muxungue, exigiram explicações ao Bertolino acusando o de ter os vendidos com a Renamo e exigiram no que organizasse um grupo para ir recolher os cadáveres e rebocar o blindado. Há informações de que o Bertolino encontra se neste momento. Parte das tripulações dos blindados desertou ainda na noite de ontem em boleias de carros civis.
A emboscada foi uma autêntica carnificina, alguns automobilistas ficaram chocados ao ver vários corpos e sangue espalhados no asfalto. Toda tripulação do blindado que foi imobilizado foi aniquilada incluindo o oficial graúdo. Dois oficiais encontram se perdidos nas matas e tem ligado para os colegas a pedir socorro.
De nossas fontes dentro das FDS soubemos que hoje seguiram para cidade da 2 blindados cheio de cadáveres e outros 3 também cheios de cadáveres seguiu em direção a Inhambane. Cada blindado pode transportar acima de 10 corpos.
Hoje, 16/2/2016, alguns comandantes tentaram organizar colunas para serem escoltadas mas os militares recusaram e os automobilistas, exasperados, "mandaram passear" os militares e seguiram viagem.
NAGI METRALHADOS
A interdição da EN1 pelas forcas da Renamo também estendeu se para aa tropas a paisana que são transportadas pelos machimbombos da Nagi Investiments (do ex-ministro de transportes de Guebuza Gabriel Muthisse) e ETRAGO do Chipande.
Com efeito, por volta das 7 horas de hoje, dois autocarros da Nagi repletos de tropas a paisana foram varridas por fogo intenso de ak-47 em Zove e houveram vários mortos e feridos mas nenhuma das viaturas caiu porque não tiveram os pneus alvejados e motoristas conseguiram controlar a situação apesar dos gritos agonizantes dos seus passageiros. Não conseguimos apurar os números mas o efeito imediato deste tipo de ataques e deserção em massa.
ASSALTO EM CHIBUTO
Para impedir a logística das perdizes em Guijá, foi montada um posição das forcas de guarda fronteiras algures em Chibuto, que de imediato montou cancelas e começou a complicar a vida no local, pelo que os rangers da Renamo decidiram desbaratar os intrusos. Na madrugada de Domingo dia dos namorados, os guarda fronteiras foram atacados de surpresa e houveram grandes baixas fatais e debandada. As perdizes assaltaram a posição todo material e retiraram-se. E estranho que um acontecimento de vulto como este não sido noticiado.
DOIS OFICIAIS DAS FDS MORTOS EM NHAMUJAJA (Maringue)
Os oficiais faziam transportar em 2 mahindras e alguns dos seus guardas também foram mortos. Os factos ocorreram ontem e hoje na mesma área que fica próxima a Nhamapaza.
Unay Cambuma

Sem comentários:

Enviar um comentário