"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 27 de fevereiro de 2016

MAIS DE 1000 MILITARES DAS FDS EM PRONTIDÃO PARA "ASSALTO FINAL" À SERRA DE GORONGOSA

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
+ Continua o desastre das FDS nas colunas
+ FDS desbaratas em Caia e há um end game virtual
O "governo" da Frelimo fala de diálogo ao mesmo tempo que mobiliza centenas de homens e material para "assalto final" a Satungira, o lendário quartel general da Renamo. Ontem foram despachados para aquele distrito 5 autocarros de passageiros com mais de 500 homens que vão se juntar a outros tantos que já se encontram posicionados a volta daquela serra. Grande parte dos militares são tropas especiais eventualmente estrangeiros e estão equipados com coletes a prova de balas e rádios portáteis. Há também um grupo de snipers. Existem também alguns blindados. A grande operação será comandada pelo coronel Chicalango.
MASSACRE DE MANCEBOS
Ontem foi um dia particularmente sangrento nas estradas. Em Muxungue a escolta da coluna foi atacada e esta ficou dividida em dois, uma avançou e outra ficou paralisada por muito tempo sobretudo porque haviam alguns machimbombos com militares à paisana tendo um deles sido severamente metralhado e houve um massacre de militares (que iam em direcção a Gorongosa).

No troco Nhamapaza-Caia também jorrou muito sangue ontem quando 3 machimbombos cheio de tropas foram varridos por uma chuva torrencial de balas na zona de 3 de fevereiro algures entre Nhamapaza e cruzamento de Inhaminga. Um dos autocarros ficou totalmente crivado de balas e ficou imobilizado e houve um terrível banho sangue. A morgue de Caia ficou pequena para acolher tantos cadáveres e outros foram transladados por hospitais próximos assim como os feridos.
Os 3 autocarros iam "defender" a ponte Zambeze.
FDS DESTROCADAS EM CAIA
Os rumores que davam conta do ataque das perdizes a ponte Zambeze afinal não eram totalmente um boato. As forcas da Renamo realmente efecturam naquelas bandas algumas operações "preventivas". A primeira foi do lado de Chimuara, distrito de Mopeia, Zambézia, em que perdizes atacaram e assaltaram uma posição das FDS que dista a poucos quilômetros da ponte. Houve mortes e debandadas e criou grande alvoroço as populações circunvizinhas. O pessoal em serviço nas portagens também entrou em pânico e fugiu naquela noite. Algumas fontes dizem que as FDS agora estão acampadas numa escola próxima a ponte mas vivem "tremidos" e dizem que à noite preferem dormir em partes incertas.
Já na madrugada do dia 25/2/2016, os guardas da Renamo decidiram também desalojar a guarnição das FDS situadas do lado de Sofala (Caia). Os cerca de 70 homens que estavam na posição da zona conhecida por primeiro de Maio foi totalmente desbaratada e muitos ficaram no terreno. Houve apreensão de armas e munições e até o dia de hoje a posição encontra-se abandonada. Pode-se aqui falar de end game virtual porque não é possível chegarem reforços porque as vias estão interditadas.
Há deserções em massa em Caua e os militares tem preferido deixar o fardamento e armas na lagoa do complexo do Vovo.
Também houve uma escaramuça em Nhanjera, algures em Nhamatanda em que um pelotão tentou fazer uma incursão contra uma posição das perdizes naquele local e foram repelidos com sérias baixas e a inevitável debandada.
UNAY CAMBUMA
In https://www.facebook.com/unai.kambumamatsangaisse/posts/223305251351615

Sem comentários:

Enviar um comentário