"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Conselho de Defesa moçambicano apoia apelos de Nyusi para diálogo com Dhlakama

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
O Conselho Nacional de Defesa e Segurança de Moçambique reuniu-se hoje para debater a crise política e militar e apoiou os apelos do chefe de Estado, Filipe Nyusi, para o diálogo com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Segundo um comunicado hoje divulgado pela Presidência, "o Conselho Nacional de Defesa e Segurança secundou o compromisso do Presidente da República para o diálogo pela paz" e "aconselhou ainda que, com maior celeridade, se identifique a melhor forma para o reforço do convite feito ao líder da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana]".
O encontro, presidido pelo chefe de Estado, serviu para o grupo, que inclui dois elementos da Renamo, analisar o agravamento da situação política e militar, na perspetiva da "necessidade da manutenção e preservação da paz" em Moçambique.
"Este órgão decidiu também pela criação de condições de segurança para o encontro com o líder da Renamo, com vista a pôr termo aos ataques e consolidar definitivamente o ambiente de paz e de estabilidade, para que propicie o contínuo desenvolvimento socioeconómico do país", refere o documento.
Além dos ministros da Defesa Nacional, do Interior, dos Negócios Estrangeiros, da Economia e Finanças, dos Transportes e Comunicações e da Justiça, o órgão é composto pelo diretor-geral do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), pelo chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e pelo comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Contactada pela Lusa, fonte da Renamo disse que os representantes do maior partido de oposição participaram no encontro.
Moçambique vive uma situação de incerteza política há vários meses e o líder da Renamo ameaça tomar o poder em seis províncias do norte e centro do país, onde o movimento reivindica vitória nas eleições gerais de outubro de 2014.
Esta é a pior crise em Moçambique desde o Acordo de Cessação de Hostilidades Militares, assinado a 05 de setembro de 2014 pelo ex-Presidente Armando Guebuza e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Apesar de dois encontros entre Nyusi e Dhlakama no início de 2015, a violência política voltou a Moçambique e agravou-se nos últimos meses, com acusações mútuas de ataques, raptos e assassínios.
Nos últimos dias, ataques atribuídos à Renamo na província de Sofala levaram as autoridades a montar dispositivos de escoltas militares obrigatórias a viaturas civis em dois troços da N1, a principal estrada do país.
A Renamo pediu recentemente a mediação do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, e da Igreja Católica para o diálogo com o Governo, que se encontra bloqueado há vários meses.
O Presidente Filipe Nyusi tem reiterado a sua disponibilidade para se avistar com o líder da Renamo, mas Afonso Dhlakama considera que não há mais nada a conversar depois de a Frelimo ter chumbado a revisão pontual da Constituição para acomodar as novas regiões administrativas reivindicadas pela oposição e que só retomará o diálogo após a tomada de poder no centro e norte do país
HB/EYAC (AYAC) // EL
Lusa – 24.02.2016
EY: Estes senhores são mesmo palhaços. Ontem mandou cercar a sede da Renamo em Maputo e hoje diz querer encontrar-se com Dhlakama. Só crianças sem uso da razão podem acreditarem que de facto querem diálogo com ele. Sempre que este senhor Nyusi chama o Dhlakama para dialogar apronta-lhe uma cilada. Será que chegaram a conclusão de que o assalto a santunjira não vai funcionar e encontraram esta estratégia para o elimina-lo? Propaganda para ganhar o publico internacional e não nacional isso sim pode justificar. Se quer dialogar com ele que retire os soldados/FIR aos quarteis e saberemos que sim que quer conversar com o irmão.... O senhor é melhor não confiar nestes mentirosos a não ser que ele quer morrer. Março está a chegar e assim eles querem atrasar ou adiar a implementação do programa da Renamo sobre as seis províncias e nada mais.  Estratégia mediática de sempre....

Sem comentários:

Enviar um comentário