"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 10 de junho de 2018

Garimpeiros acusados de roubar e destruir machambas em Namanhumbir


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
NAMANHUMBIREm Namanhumbir, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, garimpeiros ilegais são acusados pela população de estar a roubar produtos agrícolas e a escavar as machambas dos camponeses locais à procura de pedras preciosas, especialmente o rubi.
As comunidades estão preocupadas com esta situação que está aparentemente fora do controlo da polícia.
O roubo de produtos agrícolas da população e a pilhagem de pedras preciosas, acontecem em quase todo distrito de Montepuez, no entanto, a situação é considerada grave, no Posto Administrativo de Namanhumbir, onde os garimpeiros colheram quase a metade da produção dos camponeses.
“Estragam a mandioca, tiram maçaroca, amendoim e tudo” diz Telmo Lopes um camponês de Namanhumbir que viu a sua machamba devastada pelos garimpeiros”.
Minga Langa é outra habitante de Namanhumbir, mais concretamente na aldeia de Nthoro que está muito agastada com os garimpeiros
“Os garimpeiros retiram tudo aqui. Eles não têm nada aqui, vivem no mato e como nós estamos nas nossas casas, eles vão as machambas e tiram os produtos “afirmou
Entretanto, para além de roubos, a população está preocupada com os crimes violentos que têm sido registados desde que os garimpeiros ilegais e compradores de pedras preciosas, voltaram a controlar a zona mineira de Namanhumbir.
“Nos temos medo, não podemos dizer para saírem daqui porque temos medo. Mesmo a polícia que está aqui não consegue trabalhar com eles. Nós também deixamos eles andarem”, referiu[LM1]  Pedro Rachide, também residente da Aldeia de Nthoro e vítima da acção dos garimpeiros.
“Naqueles tempos que lançaram uma ofensiva, eu descansava aqui na Aldeia mas a confusão está a voltar. Insultos, ferimentos, e muitas coisas que não dão aqui na Aldeia” disse Norberto Amade, o líder comunitário da Aldeia de Nseue em Namanhumbir
Actualmente, o garimpo ilegal tornou se na principal actividade da população. Actualmente, segundo O País apurou, homens, mulheres e até crianças, sobrevivem do negócio de pedras preciosas de Namanhumbir. 
O PAÍS – 10.06.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário