"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 10 de junho de 2018

FRELIMO OU AL-SHABAB


sexta-feira, 8 de junho de 2018

Ouvir com webReader

    FRELIMO OU AL-SHABAB
    Sinto-me mais uma vez envolto dos meus pensamentos, não sei no que pensar, mas, na verdade sei! Só me custa aceitar, aliás, não quero aceitar que o que eu esteja a pensar seja uma realidade.
    A alguns dias após o abate dos supostos homens do Al-Shabab, o Comandante-Geral da PRM negou a alegada entrada de outros homens do Al-Shabab, dias depois, a província de Cabo delgado viu-se mais uma vez invadida por homens até então desconhecidos, que incendiaram casas e mataram algumas pessoas a catanadas, obrigando desta forma a retirada das pessoas daquelas zonas.
    Diante deste facto, eu Jaime Novela, encontro me imerso nos meus pensamentos, pensando nos possíveis autores deste acto hediondo, se não houve entrada de homens de Al-Shabab naquela província, então quem foi? Olhando para os últimos tempos podemos perceber que a província de Cabo Delgado tem sido um palco de descoberta de recursos minerais valiosos em zonas habitadas pela população. Estes recursos tem atraído a atenção de vários países do mundo inteiro que tem potencialidades na exploração de recursos minerais e energéticos, não obstante, ao nível nacional tem também atraído atenção das maiores empresas mineradoras do país.
    Se o governo moçambicano quiser explorar aqueles recursos sabe de antemão que terá de mover toda aquela gente para um local diferente, olhando para a situação económica a que o país se encontra, deslocar as pessoas é algo quase que impossível pois isso iria custar-lhes muitos milhões de dólares, algo que o governo não pode pagar.
    Sabendo que o governo está interessado em explorar as riquezas, mas que no entanto não tem dinheiro de indeminização, que mecanismos iria empreender para garantir a exploração dos recursos sem ter que indemnizar a retirada da população?

Sem comentários:

Enviar um comentário