"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 29 de abril de 2016

SELO: FIPAG manda-nos facturas sem consumirmos água - Por residentes de Lichinga

 
 
 
Vozes - @Hora da Verdade
Escrito por Redação  em 29 Abril 2016
É com profunda insatisfação que nós os munícipes da cidade de Lichinga, província do Niassa, particularmente os residentes do bairro de Muchenga 1, nas imediações da mais antiga e maior mesquita da urbe – “Mesquita Central” – nos dirigimos ao gestor do Fundo de Investimento e Abastecimento de Água (FIPAG) e à sua vasta equipa, para manifestar o nosso desalento, desgosto, tristeza e desolação por conta da fraca qualidade de gestão e distribuição do precioso líquido.
Esquecemo-nos da última data em que beneficiamos deste líquido indispensável na vida de qualquer ser vivo, a ser fornecido pelo FIPAG. Apenas recordamos que já faz muito tempo que estamos privados do consumo de uma água potável. Contudo, esta situação bastante visível não inibe os gestores de efectuar a facturação. Estamos indagados! Que água nós pagamos?
Nos dias em que temos água nas nossas torneiras, a mesma jorra com dificuldade, sem qualidade e pressão. No nosso caso em particular, sentimo-nos completamente inibidos de consumir a água que pagamos, pese embora sem beneficiarmos da mesma. Por isso, recorremos a poços, sem garantias de tratamento e saneamento, o que no coloca em perigo de saúde.
E relativamente a este assunto, temos vindo a acompanhar relatos, em diferentes cantos do país, de casos de mau tratamento de furos de água e supostos envenenamentos de poços por indivíduos de má-fé. Estamos preocupados e assustados.
A situação ocorre num período em que na província surgem casos alarmantes de cólera, um problema que a nossa unidade sanitária pouco consegue resolver.
Ao FIPAG, solicitamos, veementemente, para que possa intervir no assunto e que o abastecimento de água seja realizado de forma regular, abrangente e com a qualidade exigida. Aos responsáveis da saúde, gostaríamos de pedir para que trabalhassem junto da comunidade com vista efectuarem assistência regular dos furos de água.
Por residentes de Lichinga

Sem comentários:

Enviar um comentário