"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 26 de abril de 2016

A DEMOCRACIA MOÇAMBICANA SE COMPADECE E CONVIVE COM A CORRUPÇÃO E TUDO O QUE É ANTI DEMOOCRÁTICO

Em países democráticos tudo é claro, a justiça, a imprensa e todos os serviços públicos são independentes, não sofrem de nenhuma coação da parte do partido no poder o que não acontece com Moçambique. Pelo contrário, o governo moçambicano protege e defende os corruptos, os criminosos, e toda espécie de mal, basta que não afecte os seus interesses. É nesta perspectiva que afirmamos que a Democracia Moçambicana compadece-se e convive com a corrupção e delinquência.
A bem poucos dias, na sua visita a Bruxelas, o senhor Nyusi reafirmou que a democracia não se compadece com um partido armado. Disse de igual modo que não ser de interesse de ninguém que Moçambique continue numa situação de indefinição. Para ganhar o apoio e confiança das instituições europeias, mentiu que toda a gente quer a paz absoluta e a melhor maneira de resolver isso não é a violência, assim falava perante vários jornalistas presentes.
Talvez tenhamos diferentes percepções ou definições sobre a democracia. Mas na realidade para a Frelimo a democracia moçambicana o pensar diferente e a oposição é e sempre será alvo de perseguição e destruição. A democracia frelimista não se compadece com o partido Renamo que possui armas, mas se compadece com aqueles que violam a Constituição da República levando o país ao abismo profundo. Os corruptos, terroristas, criminosos, violadores dos Direitos elementares do Homem, esses são os que constituem os verdadeiros democratas da governação da Frelimo.
É claro que o povo moçambicano que a paz menos ele e o seu colectivo. Ele pode enganar aos seus patrões brancos do ocidente e não aos moçambicanos. Todos nós mesmo crianças sabemos muito bem que a eles lhes interessam a guerra em Moçambique. Razão pela qual empurraram o Dhlakama ao mato para depois acusar-lhe de não querer dialogar. O senhor Nyusi sempre quis ver o Dhlakama morto, ele mandou emboscar-lhe por duas vezes no mesmo mês em Manica e fracassada a tentativa usou artimanhas para trazer ao dialogo e logo um cerco na residência dele em outubro, o que fez com Dhlakama estivesse nas matas até hoje. Faça nos o favor de nos dar um descanso de seu barulho discursivo de diálogo. Sabemos que não queres diálogo nenhum. Se quer diálogo porque continua a mandar militares para morrerem com um inimigo que ele próprio como ministro de defesa não conseguiu vencer?
No tal discurso em Bruxelas disse que o governo já formou a equipe de três personalidades para um eventual encontro com Dhlakama e a Renamo ainda não. Para o Sr. Presidente estas pessoas são credíveis, mas para o povo Moçambicano ninguém quer ver essas pessoas, não queremos ver mais o escândalo da Beira e o Sr. presidente nunca se pronunciou sobre o assunto. O Sr. presidente no lugar de ganhar pontos, está a perder muitos porque não quer seguir conselho dos sábios.
O presidente está a ser muito infeliz. Sempre abre a boca para falar dos problemas do país quando está fora. Dentro do país fica muito calado, como se fosse mudo. Tem um discurso ruim para o país. O presidente Nyusi precisa de grande assessoria como presidente. É muito triste e grave quando o presidente fala de mentiras fora do país. Ainda estando fora numa das suas viagens disse não haver ninguém que lhe dá propostas concretas para a paz no país. Que tipo de propostas quer? Propostas segundo o seu pensamento e desejo, claro que esses não aparecem porque não conduzem a paz. Muitas propostas sábias foram dadas e ainda continuam a serem oferecidas gratuitamente, mas rejeita tudo.
Concordo muito bem que em democracia não há partido armado. No entanto em Moçambique temos dois partidos armados. O partido que ele dirige, a Frelimo e a Renamo são ambos armados. A Frelimo aqui peca duas vezes mais que a Renamo porque usa Forças de Defesa e Segurança do Estado como propriedade dela, aliás o exercito,  a polícia, justiça são cativas propriedades privadas da Frelimo. Agora porque o senhor Nyusi não é contundente e duro de igual maneira para o seu partido?
A Frelimo usa militares e polícia para intimidar a população em tudo, pilhar os pobres bens do povo, perseguir e executar os opositores, os que pensam diferente. Para só ver, neste fim de semana as FDS mataram quatro madjonidjonis (moçambicanos mineiros na   África do Sul) em Barué. Estas matanças é o que fez com que a Renamo voltasse a disparar.
O problema de Moçambique não é da Renamo armada, mas sim da Frelimo tanto armada como desarmada. Um exemplo concreto que a Renamo armada não é problema para a população temos aqui um extracto do artigo desta tarde que vem de Chemba:
“Atenção de Chemba nos chegam Informações sobre as quais 7 comandos da Renamo, invadiram o posto administrativo de Chiramba no distrito nortenho de Chemba.Para conseguirem os seus intentos desferiram vários disparos que deixaram o povo local em pânico, tendo se refugiado para o mato por algum tempo, e regressaram para as suas residências depois dos comandos da Renamo terem lançado um apelo para que o povo se mantivesse calmo pois não tinham intenções de fazer mal a ninguém. E neste momento os homens ocupam o posto policial local e as famílias nas suas residências, numa situação que pode-se considerar calma”.
A democracia na óptica do presidente, “uma democracia que se compadece com roubos e delapidação de fundos do povo por um grupo de amigos, com assassinatos de membros da oposição, de magistrados e críticos ao vosso regime totalitário, com o monopartidarismo, com injustiças”, isso não é e nunca será democracia. Talvez isso pode se chamar democracia somente no seio dos camaradas da Frelimo.
Em democracia, há transparência nos atos governativos, em democracia, o governo tem a obrigação de não prejudicar os seus governados democraticamente,  em democracia o exercito não usa autocarros civis, em democracia o pensar diferente é uma riqueza e não algo a combater  até eliminar, em democracia não há imunidade para os criminosos. Em democracia a lei é igual para todos, não existe cidadão da primeira nem da terceira; em democracia não se pilham as riquezas das províncias para desenvolver numa zona em detrimentos dos verdadeiros donos da riqueza.  Repito, em democracia, o exercito, a policia e a justiça e todas as instituições públicas são livres e independentes, são pertenças do Estado e não do partido no poder, como acontece com a tal democracia segundo a Frelimo. Em democracia, a Constituição da República acomoda os interesses do povo, se haver necessidade de revisão para o bem do povo se acerta. Ela não é Bíblia Sagrada. Em democracia, a policia é amiga da população e trata as pessoas com carinho e o povo confia nela, as manifestações são permitidas e não reprimidas. Em condições normais, em democracia o senhor Nyusi e todos os seu governo se demitiam por incompetência e incapacidade de resolver os problemas do país.  Podia dizer aqui muitas outras coisas mas por hoje paramos por aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário