"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 26 de abril de 2016

RENAMO INICIA COM A SUA GOVERNAÇÃO "À FORÇA"

Listen to this post. Powered by iSpeech.org

O Presidente Afonso Dhlakama, já está a cumprir a sua promessa sobre a governação nas 6 Províncias onde a Renamo teve vitória nas eleições gerais de 15 de Outubro de 2014. A Revolução da Renamo iniciou no distrito de Chemba, província de Sofala, que fica a uns 1600 km da cidade de Maputo.
Neste momento Chemba esta cercada, o administrador local e alguns polícias dormem no mato. Na localidade de Catulene as estruturas da Frelimo dormem no mato, assim como na localidade de 3 de Fevereiro.
Como o dissemos acima, o próprio administrador distrital, junto do seu amigo comandante local da PRM, dormem no meio das ilhotas do rio Zambeze, que atravessa aquele distrito e já não exerce as actividades do seu "governo" porque a Renamo já tomou conta.
Em situação similar encontra se o distrito de Mussorize, na província de Manica, vizinha da província de Gaza e junto à fronteira com o Zimbabué, distrito com abundantes reservas de carvão mineral (superam as de Moatize) recentemente descobertas mas que estão sendo mantidas em segredo eventualmente para futura pilhagem.
Dizíamos que em Mussorize as forças da Renamo tomaram conta dos Postos Administrativos de Donque e Chinjoe e toda a estrutura da Frelimo fugiu para as matas não obstante não terem sido ameaçados ou intimados a tal. Parece que têm medo dos seus crimes praticados nos últimos dias contra os elementos ligados à Renamo.
Neste momento a vila sede distrital esta "tremida", pois, a sua queda total para as mãos da Renamo e inevitável. Ainda pode se ver um e outro polícia durante o dia mas já não estão a exercer as suas actividades e quando anoitece pegam nas suas pastas e vão dormir no mato. (Neste momento que escrevemos este texto temos indicações de que a Frelimo enviou tropas de guarda fronteira para tentar obstruir os propósitos da Renamo e travam se combates renhidos mas há relatos de grandes perdas de homens e material de guerra do lado dos atacantes.)
A Renamo não está contra os funcionários públicos muito menos os membros ou quadros do partido Frelimo que se encontrem nos distritos, a Renamo não ameaça ninguém, a governação da Renamo será pacífica como, aliás, vinha anunciando o presidente Afonso Dhlakama. Até porque quando a Renamo trouxe a democracia, a mesma beneficiou a todos os moçambicanos incluindo os membros da Frelimo. A Renamo tem consciência que quase todos os funcionários públicos são obrigados a serem membros da Frelimo para garantir os seus empregos.
A Renamo que neste momento está a iniciar a sua governação, é a mesma que fez campanha e grandes comícios com enchentes jamais vistas e portanto ninguém deve ter medo dela. A Renamo não tem esquadrões de morte como a Frelimo. O Partido que criou a Ematum e escondeu ao povo dívidas jamais vistas e que deve ser temido.
A Renamo só vai reagir em legitima defesa caso hajam tentativas de obstrução ou acções militares que ponham em perigo a vida das populações dos distritos que tomou controlo. Dentro de dias mais distritos vão cair, embora a Frelimo esteja a esconder os factos mas dentro em breve o país e o mundo saberão a verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário