"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 20 de abril de 2016

Carta aberta ao Senhor Presidente (6) por Nini Satar

Listen to this post. Powered by iSpeech.org

Sua Excelência Senhor Filipe Jacinto Nyusi, Presidente de todos os Moçambicanos. pela sexta vez volto a tomar a liberdade de lhe escrever uma carta aberta, como forma de interagir consigo.
Lembrar-se-à certamente que pelas suas próprias palavras disse que nós Os Moçambicanos somos os seus PATRÕES. É nessa condição que dedico estas novas linhas.
Excelência várias notícias a nível interno e externo indicam que o país está à beira de um indisfarçável caos económico.
É porque no meio da desgraça do povo um mal nunca vem só, temos uma guerra ainda não declarada em curso que está a matar milhares de civis inocentes e a levar outros para os países vizinhos como refugiados.
Senhor Presidente
Tenho estado a acompanhar as noticias, segundo as quais o primeiro -ministro ,Carlos Agostinho do Rosário, e o ministro da Economia e Finanças , Adriano Maleiane, se encontram em Washington DC, a capital politica do império mundial, para se justificarem da colossal divida publica, contraída em segredo ao parlamento e ao povo moçambicano, pelo anterior governo, onde vossa Excia ocupava a cadeira de ministro da Defesa.
Como foi que nós chegámos a este ponto? Como ?!
Senhor Presidente
Há alguns anos, o vitalício Presidente do Zimbábue, diante da crise pós-eleitoral numa tirada de inteligência, sentou-se com Morgan Tsivangirai , o líder da oposição , e deu-lhe o cargo de primeiro-ministro.
Acho o exemplo um caso que V.Excia deviria ter seguido, logo após ter vencido as eleições diante do protesto do maior líder da oposição.
Se eu, Nini Satar tivesse sido eleito Presidente da República,
antes da tomada de posse e do juramento da bandeira e da constituição, sentava com Dhlkama e dizia-lhe, amigavelmente meu irmão vamos parar com a guerra, resolvia-lhe os problemas básicos (dele e dos seus partidários) e pedia-lhe um ano para arrumar o país ate acomodar algumas das suas pretensões de ponto de vista legal.
Nesse ano de contenção, iria fazer ecoar o meu nome, a par de atrair investimentos, muito mais do que o meu antecessor, hoje queimado na fotografia da história com os escândalos na mesa dos moçambicanos.
Senhor Presidente
Com os recursos minerais, petróleo, iria atrair grandes investidores no mundo, tal como os rubis de Montepuez são vendidos em leilões a milhões de dólares.
Quem não iria aplaudi-lo se a semelhança de Mugabe atribuísse um cargo a Dhlkama para o bem da paz ? Quem ?
Senhor Presidente
Afinal a divida pública é de 8 biliões de dólares. acha isso muito para Moçambique? Há países que devem muito mais do que isso. o grande problema é que não soube dar a volta a tudo isso. afugentou os investidores, descobriu a divida e a Dinamarca esta a fechar a embaixada para o ano. o que se segue?
Senhor Presidente
Diante desta crise e da falta de uma posição clara do governo, garanto lhe que muitos empresários vão fechar as suas lojas. no informal o dólar esta a 62 meticais nos bancos não há reservas e pior de tudo isto não e Guebuza , mas a inerte Procuradora-"geral da República (PGR) que devia emitir mandados de captura contra os que esvaziaram o cofre do Estado.
Depois da PGR que se diz guardiã da legalidade, fazer o que lhe compete, sentava depois de um ano com Dhlkama para lhe explicar que tinha que arrumar o país. Mas sem guerra desnecessária.
Senhor Presidente
Caso esteja comprometido com alguma assinatura no dossiê Ematum, saia publicamente e peça desculpas tal como fez Jacob Zuma em relação a Nkandla.
Se foi Guebuza quem levou o dinheiro, ou Manuel Chang como dizem por aí, então deixe de ir ao FMI, Banco Mundial e peça emprestado dinheiros a eles para salvar o país !
Nini Satar

1 comentário:

  1. O Homem é racional porque pensa, se assim pensassem os nossos dirigentes já estariamos longe,säo elevados níveis de escolaridade atoa, parabens Niní...

    ResponderEliminar