"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 29 de setembro de 2018

Uma outra leitura ao perfil de Eneias Comiche

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Ouvir com webReader

Uma outra leitura ao perfil de Eneias Comiche
Num artigo há dias quando sugeri que Eneias Comiche era um exímio anotador de ideias conversadas, houve quem torcesse o nariz. O Dr. Comiche, reza outra leitura ao perfil do economista, tira as notas que tira nos encontros que atende mas as notas permanecem eternamente no papel. De dentro da Frelimo, há militantes que olham com cautela quando se tenta traçar sobre ele uma imaculada personalidade. A ideia de que ele tem uma postura de integridade intrínseca à sua personalidade é severamente disputada. Ele é, na verdade, um grande burocrata, daqueles que adora seguir as regras e os regulamentos direitinho. Que coloca as peças sobre a secretária cada uma no seu lugar. Um enjeitado manga de alpaca, como caracterizei há dias. Esse seu cumprimento rigoroso das regras do expediente alimentam a perceção de um homem completamente íntegro.
Diz-se dele um político que soube prostrar-se acocorado por cima de muro, engolindo todos sapos possíveis para se manter na preferência das lideranças da Frelimo. Por isso, é um dos mais antigos membros da Comissão Política da Frelimo. Esta lá desde os tempos de Chissano. Mas esse apego pelo cumprimento das normas não lhe impediu que cedesse ao guebuzismo aquando da orquestração das dívidas ilegais. E sendo Presidente da Comissão do Plano e Orçamento na altura ele podia ter-se batido para que a contratação daquela dívida fosse discutida no parlamento ou mesmo apenas na Comissão. Mas não. Fez tábua rasa das suas prerrogativas de deputado no quadro do princípio democrático da separação de poderes e dos pesos e contrapesos entre esses poderes. Quando Filipe Nyusi subiu ao poder, Comiche andou em caravanas pelo país na contramão da pacificação. Mas depois percebeu que a savimbinização alimentada pelo guebuzismo era uma falácia. Era para esconder as dívidas ocultadas, ainda impunes (em Angola, a responsabilização da acumulação ilegal de riqueza está na ordem do dia). Quando percebeu que Guebuza já não tinha os poderes que fazia crer que tinha, depois do Congresso da Matola, Comiche se colou a Filipe Nyusi. E, com 80 anos, aceitou ser usado por Nyusi para impedir que Samora Machel Junior ganhasse a gestão da cidade de Maputo. Há quem não lhe dá mais de dois anos a trabalhar a plenos pulmões. Pensa-se que, depois das legislativas de 2019, Comiche vai passar o lugar ao segundo da lista, o Dr Fernando Sumbana, um novo aliado de Nyusi mas que anda muito discreto.
Agora que a campanha eleitoral começou, há quem insiste em caracterizar o Dr Comiche como o grande milagreiro de Maputo. Mas que herança deixou ele quando o próprio Guebuza impediu há 10 anos que ele tivesse um segundo mandato? O que é que Comiche terá deixado melhor e que David Simango tivesse estragado?, eis a questão que muitos militantes se colocam entre quatro paredes. O dilema do transporte público urbano, a degradação do parque imobiliário, a imundície do lixo e do saneamento do meio, o caos dos vendedores de alimentos pousados no chão e sem as mínimas condições de higiene, a criminalidade, etc.
Alguém pode ajudar a refrescar a memória coletiva dos maputenses sobre os feitos e a herança de Comiche há dez anos? Para o bem do próprio cabeça de lista da Frelimo e da História da edilidade.
Comentários
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Sic Spirou ...fica me na memória aquele belo jardim na baixa da cidade (praça 25 de junho) e a guerra contra edificação na zona da marginal...onde agora temos hipermercados e casas super luxuosas! Kkkkkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Sic Spirou Puto Munhamane ThandabantuMandlazeMandlaze venha ler e dar seu contributo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Initovitch Gulupov #Valleri nao é (linearmente) a idade que determina o "fazer bem" mas sim capacidade e isso não tem necessariamente a ver com a idade. E o EC tem sim capacidade comprovada de gestão municipal. Eu socorro me sempre a este testinho feito pelo #EgidioVaz nas suas últimas aparicoes lucidas (risos).
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Sic Spirou Initovitch Gulupov mas deixem os jovens aqui errarem também! Já que os madalas erram há décadas...custa!? 😅😅
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Initovitch Gulupov Sic Spirou entendo te! Quero acreditar que EC nao foi eleito pelos seus pares por ser velho ou jovem mas sim pela capacidade do saber fazer. Sim, errar é uma hipótese prevista pra os humanos mas nao pode ser necessariamente valida quando o assunto for "governar", erro minúsculo impacto em todos municipes.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Sic Spirou Vamos ser claros; não foi nada disso que o fez voltar a ser candidato. Senão, (este assunto já cansa pois já debateu se) porquê no auge do seu comando na cidade de Maputo, não renovou!? 
P.s. e eu não concordo em absoluto com o MM quando diz que ele n
ão deixou grande coisa. A cidade estava a ficar limpa, não se construia onde se quisesse, havia o Chonga Maputo, etc. Não podia ele fazer tudo em 4 anos! Mas ele só foi chamado agora por outras razões que não só a competência!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Initovitch Gulupov Sic Spirou amigo, tudo quanto dizemos sobre a sua nao removacao, sobretudo que tenha sido por nao satisfazer as vontades do seus pares, ou agora para fazer frente ao VM7, nao passa, ate agora, de meras hipóteses, nada foi provado factualmente. Agora, que ele esteve a fazer bom trabalho no que conserne a gestão municipal não devia ser questionável pelo menos por quem nao é cego (sem ofender os que sao). A cidade teve sim sinais de desenvolvimento, vias de acesso, saneamento etc...ou nao conseguiste ver? E a isso chama se capacidade e nao velho ou jovem!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Sic Spirou Nunca será provado mas também nunca foi negado. Em política não se dirá o certo ou errado como na ciência exacta! Eheheh
E reitero sim; Comiche deixou algo no seu mandato...mas eu acho que agora só porque um grupo de pessoas do comitê deles, decidiu qu
e deve ser ele a voltar, não podem o resto aceitar de olhos fechados. Por isso Samito não aceitou ( e até o Gilberto Mendes). Nunca dirão outra coisa que não lhes agrade...mesmo que isso desagrade as massas. Política é isso mesmo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Initovitch Gulupov Sic Spirou agora estamos a derrapar no objecto de discussão...agora estás a falar do processo de selecao, é "outro garrafão de sura" e eu nem vou comentar! Eu estou apenas a dizer que o "saber fazer" não tem linearmente haver com idade - velho ou jovem!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Sic Spirou Como não há aqui balizas...e o argumento usado por muitos também não é claro... mas ok. Ficou o meu ponto. A escolha dele foi manchada nessa questão que agora usam; os velhos fazem melhor por terem experiência! Aye!? Kkkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Initovitch Gulupov Sic Spirou pois nao deve ser por isso - idade...dai que busquei algo escrito pelo EV na sua lucidez (hahaahhaha)
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Sic Spirou Deve sim. Porque só usam esse argumento pra afastar os outros. Esse e outro de experiência! Abraços! Kkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Joacheim Tembe Quem conhece a Casa sabe que o seu burocratismo ajudou a melhorar a qualdade dos Recursos Humanos, um dos motores da execução cabal e activa de sua maquina administrativa. O solo urbano na capital foi desbaratado, com ele poderia ter sido diferente. Não acredito em milagres mas espero que Maputo ganhe outra dinamica. Afinal, merece.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder20 h
Roberto Julio Tibana Perfil muito estranho esse desse homem! O mais antigo na Comissão Política da FRELIMO e servindo todos os Presidentes da República?! SEGUIDISTA exímio? Homem sem causa própria? Ser que se contenta em somente caçar para os outros? Não acredito que exista entre humanos! Deve esconder coisa mais sinistra...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Euclides Flavio Penso que na eleição do candidato à cabeça-de-lista de lista, a Frelimo confundiu História e Passado. Passado é repositório, um arquivo que nos pode ser útil uma vez a outra para evitaremos cometer os mesmos erros no futuro. 

A História carrega consig
o três momentos fundamentais: passado, presente e futuro. 

Enéas Comiche já não tem pulmões suficientes para fazer História. Ele simplesmente deve ser guardião da moral e memória da cidade. 

A dinâmica da cidade de Maputo requer veias e tensão em estado normal.

Pessoalmente não conheço algum feito palpável a ponto de alguns fanáticos vestirem prova de balas para defender a sua continuidade. 

Ele não fez nada. Por exemplo, Daviz Simango na Beira, no mesmo período que Comiche era edil, ele eliminou o fecalismo a céu aberto. Isso é um dado concreto e objectivo. E EC79? Nada. Absolutamente nada.

Penso que a FRELIMO perdeu uma grande oportunidade de nos dar aulas sobre tal Demografia Interna, ao excluir Samira Jr, que para mim, seria um candidato completo e promissor.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Mussá Mohamad UMa pergunta.talvez duas:
"Não lhe impediu que cedesse ao Guebuzismo aquando da orquestração das dívidas ilegais...sendo presidente do plano e orçamento na altura"( creio que isto é a nível do parlamento . aka segunda comissão). Certo???
Então não foi 
todo o parlamento,fintado. Foram só o deputados da oposição ? Os presidentes das comissões. Esta no caso. Sabiam? Não foi #orquestrado, pelo Governo. Em nome do Estado? Falo da "orquestração" ( entendo, planificação e execução).
Como ele tería "se batído". Se o parlamento, não sabia...ou sabia.mas não lhe foi permitido, debater? Então se for a segunda hipótese. Porquê se chamou de " dividas ocultas" ,"ilegais"? . #ocultas à que órgão?

-" mas depois percebeu que a savimbinização alimentada pelo Guebuzismo era falácia.era para esconder as dívidas ocultadas,ainda impunes"
( ora. Se sabía. E não se "bateu". Como não sabería ,que o plano " logo depois. Era #falácia. E só depois #percebeu. Que era para esconder as dívidas #ocultadas(a quem?). E que afinal se sugere. Que como presidente.da comissão Do plano e orçamento.(parte do parlamento) sabia?

Só o presidente dessa comissão. Deveria saber? Para se bater? O resto dos membros? Só há individuos ligados ao partido que governa, nessa comissão????
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Agoo Gustavo Eneias Comiche - EC, devia ser EL Camaleon - EC porque adapta se a quase qualquer ambiente.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Vasquinho King Ainda creio que havia melhores opcoes pelo Maputo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Carlos Nuno Castel-Branco No tempo de Samora, Comiche não era nem do CC, quanto mais da CP, nem era do Governo. O posto mais alto que teve foi o de Presidente do BPD. No período do PRE, foi nomeado Governador do Banco de Moçambique. Depois de Abdul Magid Ossman sair do governo, ele passa a Ministro das Finanças, cargo que viria a acumular com a dr Ministro na Presidência para os Assuntos Económicos. É nesta altura que entra no CC e, depois, na CP, onde se manteve.

Além disso, Chipande é o mais antigo membro da Comissão Política ainda no activo. Ele foi membro do Comité Político Militar (espécie de CP na luta armada), membro do Comité Político Permanente, membro do Bureau Político e membro da Comissão Política (os vários nomes que a Comissão Política teve). Chipande está na comissão política ou equiparado desde o II Congresso.

Sem ter a certeza absoluta, penso que Pachinuapa e Mulembwe estão na CP há tanto tempo quanto o Comiche. 

Comiche serviu nos sucessivos governos de Chissano e foi marginalizado na administração Guebuza. 

Pessoas que trabalharam com ele no município dizem que ele é um bom jogador de equipa. 

Mas ele é, no verdadeiro sentido da palavra, o que se chama um aparatchik que, no entanto, surpreendentemente, desafiou Guebuza abertamente. Devem lembrar-se que foi o primeiro a candidatar-se para substituir Guebuza, mesmo antes do anúncio dos 3 nomes pela CP, e manteve-se muito tempo como candidato. 

Como todas as pessoas, ele não é linear.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Sarmento Abel Sande Optimo texto. Se a memoria nao me atraicoa (pelos meus parcos conhecimentos), no concernente a governacao ao nivel central, o EC79 foi Vice-Ministro das Financas (1984/1986), Governador do BdM (1986/1991), Ministro das Financas (1991/1994), Ministro na Presidencia da Republica para Assuntos Economicos e Sociais (1994/1999). De 2000/2003,foi Deputado no Parlamento (onde retornou em 2010), depois passou para Presidencia do CMCM (2004/2008). Ao nivel partidario, esta na Comissao Politica desde 1991 (a par de Eduardo Mulembwe), superados apenas por Alberto Chipande (desde 1968). Veronica Macamo (1997), Alcinda de Abreu (2002), Filipe Paunde, Margarida Talapa, Conceita Sortane e Raimundo Pachinuapa (estao na Comissao Politica desde 2006), Sergio Pantie (2012), Filipe Nyusi (2015).Ja Manuel Tome (1995/2012 e desde 2017), Tomaz Salomao (2002/2006 e desde 2017) e Aires Ali (2006/2012 e desde 2017), sao os "regressados" do Politburo do "glorioso", face aos outros new-comers eleitos no Congresso de Hanhane (2017).

Sem comentários:

Enviar um comentário