"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 23 de setembro de 2018

Frelimo fortifica oposição na Zambézia.

domingo, 23 de setembro de 2018

Ouvir com webReader

Frelimo fortifica oposição na Zambézia.
Quem avisa amigo é. Foi num discurso no pacato bairro do aeroporto em Quelimane ali nos 3 fios que nasceu em mim a razao desta minha aparição pública para opinar em matéria de política. Alias foi na caça ao voto que o meu amigo Carneiro ladeado do meu tio Jhó todos amigos meus de ocasião e de copos, ouvi alto e em bom tom, mano Carneiro dizer que havia pessoas que se faziam de amigos da frelimo, seus e da sua campanha quando efectivamente năo passavam de traidores. Mano Carneiro foi mais longe ao afirmar que as pessoas que faziam isso, até usavam camisolas vermelhas feitos frelimistas, quando na verdade no dia de votar, o seu voto seria contario. Discursando no meu idioma chuabo e estando eu próximo de jovens que acompanhavam seu discurso, ouvi com os meus ouvidos alguns jovens a conspirarem duas coisas. Primeiro aplaudiram o discurso do mano carné e de seguida se puseram a dizer "epah o gajo falou a verdade verdadeira" outro jovem justamente trajado de vermelho justificou aos amigos a razao dada ao mano carné, dizendo que as pessoas faziam aquilo para ter oportunidades de emprego e nao terem problemas com os secretarios dos bairros....na verdade o zambeziano que nao quer problemas com a freli aqui em Quelimane ja se apercebeu do preço amargo que se paga neste pais quando se mostra ser da oposicao. Meus amigos da freli!. Se quiserem inverter isso comecem por mudar nao os candidatos somente, mas muita coisa que muitos aduladores nao vos querem dizer e nunca vos disseram. Ha muito que a freli tem que fazer para inverter a tendência do voto em Quelimane. Na verdade nao sao poucos os erros da freli. 1 investimento, 2 emprego e empregabilidade 3 deixar de presseguir opositores 4 ouvir opiniões 5 desculpar-se do caso destruição da linha férrea Quelimane -Mocuba, Borror de macuse, sena sugar, companhia da zambezia, favezal, facoza, sogere, fae waya waya, casa Bulha. Etc. ja agora!. Voces sabiam que em Quelimane a Frelimo ou algums dos seus agentes fortalecem a oposição quando acham que apontar erros significa ser da oposição e ser oposição implica perda de cidadania e benesses? Recentemente o 1* de mao de Quelimane foi punido com uma multa de 150 mil e 3 jogos a porta fechada por alegadamente algumas senhoras simpatizantes e amantes do desporto na zambezia terem molhado com agua suja e sal aos nao enteados meninos da federação, os daquele campo do planalto onde igualmente se molham adversários e suas claques mas que nunca foram castigados? Por acaso alguns de vocês pode responder aos zambezianos o porquê desta dualidade de critérios? Quem nao viu imagens televisivas de disparos nos palcos de alguns campos de províncias que nao tem a letra z? Quem nao ouviu falar de árbitros agredidos e morto?quem ae esqueceu do mais recente caso de adeptos que vandalizaram parte da vedação da liga? Porque que apenas a província z merece esta mao durississima? ....sinceramente criticar isso meus e minhas amigas é ser da oposição? Isso nao doi a qualker zambeziano de gema? Por acaso to a ver nos últimos dias meus manos com cargos grandes a escalar Quelimane para vir pedir voto esquecendo se que o melhor voto faz se antes com boas accoes? Alguns de vós manos grandes no cargo fizeram ou tem feito algo por Quelimane ou Zambezia? Sabiam que Carneiro iria concorrer num terreno difícil, deram lhe rebuçados ao longo deste tempo que lhe estiveram a preparar para ele convencer este difícil eleitor? Quando aquela simples ."ponte" de paus cedeu deram ao Carneiro outros paus sequer para ele enganar aquela pacata população? Comparando com a de catembe quanto a freli iria perder por reabilitar aquela ponteca? Tinha tanto para desabafar mas por hj vou ouvir O meus Mussa Rodrigues. Atenção vcs putos da freli feitos espiões nos bares onde eu bebo. Eu nao sou e nunca fui membro de qualker k seja o partido politico. Nada de sujarem cvs dos outros. Pago o impossível alguém que me provar ser membro de qualquer partido. Tai o desafio público que vos faco. Pago meus dois modestos e homestos salarios quem provar de que partido sou.em nome dakeles que sao sujados por ser sem qie sejam da oposição aki eatá o desafio. Eu nao sou de verdade verdadeira de nenhum partido. Ha dia mano mane me perguntou se me havia feito algo de errado ppr im posicionamemto meu na qualidade de jurista e docente universitário e eu lhe disse que nao. Isso é para terem ima ideia do partido k me kerem dar. Para vosso conhecimento eu faço parte duma liata grande de pessoas sem partido. Meu voto ja foi muitas vezes para mano pio. Sabiam? Agora que me tiraram o pio sem razao plausível ando a derriva e a espreita de quem na verdade me namorar melhor. Nao é esta a razao da caca ao voto???,,, Até breve Amigos que gostam de ouvir verdades. To a vir com mais.....forte abraço a todos.
Comentários
Ascensao Chauchane Os mesmos manos Zamvezuianos muitos deles quando ascendem cargos e com benesses nunca se dignaram investir nesta província, os seus investimentos são feitos lá na zona baixá, abandonam os seus primeiros lares deixando a família a deriva tudo pela ganância e ambição desmedida juntam-se com mulheres de lá de baixo. As vezes nas nossas poucas viagens quando cruzamo-nos nas ruas da capital ignoam-nos como se nunca nos vimos na vida. Esqueceu das vezes que íamos juntos aos nossos locais de serviços e nos dias que não tinha a sua bicicleta pedia a nossa boleia, quantas vezes dormimos juntos partilhando o mesmo tecto no Alto Benfica, Mugeba, Mongue, Bajone, sem contar outros favores, quando estão reunidos não discutem assunto da maioria mais sim do grupo pensando nos seus embigos,barrigas e segundas esposas e esquecendo a sua província e o seu povo pacato, quantos Zamvezuanos temos no grandes órgãos políticos, administrativos de decisão nacional, o que já fizeram para Zambezia além de exploração desenfreada dos seus recursos nada. Quando é para ameaçar, mal tratar o povo sobre os recursos naturais são eles que são mandados para ameaçar um irmão conterrâneo usando uma musculatura da PRM nunca vista e que falta de vergonha e análise profunda. Hoje aparece querendo voto beneficiando os outros em detrimento da nossa província, irmãos Zambezianos, tudo o que voa sempre vem para baixo alimentar-se e nada de pisar um um Irmão.
Gerir
Abrão Macete Grande Quim Monteiro! 
PALMAS PARA TI
Gerir
Aline Maria Desabafo total tava entalado aonde
Gerir
Silvia Soares parabens .
Gerir
Domingos Napido Tudo falado menos uma coisa mano Quim !!!!!!! Corrupção ativa e passiva
Gerir
Geraldo Issufo Penso que esta prosa esteve a ser "cozinhada" há alguns anos atrás. Uma trilha sonante e cuidada. Tudo dito. Muita pena que "eles" não se interessam com opinião pública. Trufa fá- trufa fá, é a máquina a puchar é o pensam. Mas se enganam se quizem seguir a opinião do cota Quim, pelos menos este ano terão 5 votos o que já será um bom começo para os próximos anos.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Jeremias Messias Tanta verdade junta! Muita inspiração. Os gajos não sabem para onde vão, força Zambézia.
Gerir
Elisio Sande Muito Bem dito. Chega de truques e aprendam que o povo ficou esperto
Gerir
Quim Joaquim Monteiro Quim Kkkkkkk as imagens falam por si
Gerir
Responder7 h
Caisse Mussa Mussa Assim eles estao preocupados em dar carteiras nas escolas, para enganar o povo, .............. o povo ja abriu olho
Gerir
Mauro Dos Anjos Ilustre Quim! Fico Feliz pela discricao dos pontos equivocos q pairam no descontentamentos dos zambezianos nao so! Mas Estes pais Nao ouvem,qndo filho quer dar opiam ja es inimigo da cupula!...e lamento ser tarde o povo optara pela viragem! N porq n ama seu Pai...Obrigado Kim.Abracs
Gerir
Antonio Augusto Cussimbue Mano Quim. Bem escreveu. Imitar um erro dá nisso. De outro lado os nossos jogadores foram molhados com água e sal. Tiveram a sorte de não ser denunciados. Nós! imitadores fomos apanhados na contra curva. De quem é a culpa? Essas magias domésticas trouxemos de onde? Não há mão superior que mandou imitar?

Nos três fios, assiste a apresentação do nosso cabeça de lista. Inteligentemente, ir à igreja, ajoelhar não significava ser religioso. Carneiro não desconfiou a ninguém, mas sabe que ser traidor não é sinônimo de pobreza, talvez é insaciabilidade do homem. 

Seria correcto, alguém trair a FRELIMO por causa de sucataria de linha ferrea.? Muitos que eu conheço abandonaram a reza por pura e simplesmente ver seu ídolo a mudar do seu cargo! Quem disse que éramos eternos nos cargos!?

Alguém pode fingir que não tem partido, mas passar a vida a aplaudir para um certo partido. Será que não é político? Veja a definição deste termo.

Carneiro é o nosso homem confiado para esta temporada. 

Apenas opinei.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Quim Joaquim Monteiro Quim Tas no direito de pensar k devo pensar como pensas e gostar o k gostas.
Gerir
Responder9 h
Martinho Alexandre Subscrevo, como zambeziano, tudo o que o ilustre disse, todavia, todos nós somos políticos. Só olhando pela deixa sua, percebe-se que tem uma veia politica muito forte, sobre que lado, nao sei, mas o do batuque e a maçaroca, estás frustrado. 
Sobre o carneiro, parece-me um cara legal, mas está num barco que lhe vai afundar. Sabe que nao vai ganhar eleiçoes em quelimane com ou sem araújo. É um problema histórico.
Gerir
Zeca Fernando Costa Quím Monteiro grande homem falou e disse tudo obrigado
Gerir
Ângelo Artur Da Cruz Mano em Moçambique è assim ,
Gerir
Responder23 h
Abu Moises Desabafa meu sobrinho. Isso FAZ bem. E no final, chamamos Pio para voltar?
Gerir
Responder23 h
Dinho Da Rocha Eu sempre tenho dito que se moçambique fosse centro, e norte, a nossa situação seria outra olha bom estou vendo agora! Talento Zambeziano. Para bens meu novo político.
Gerir
Responder22 h
Armindo Waeva kkkkkk...ele disse que não é político e nem membro.
Gerir
Responder12 h
Quim Joaquim Monteiro Quim Armindo Waeva mano waeva. Es alergico a quem opina no sentido contrário a sua inclinação? Devo deixar de opinar com medo de k nao venhas a goatar. Diga me publicamente se devo pensar como pensas e gostar do k gostas. Pf deixe k eu seja livre de expressar minhas opiniões e kica paixões políticas.
Gerir
Responder9 h
Quim Joaquim Monteiro Quim ArmindoWaeva b.dia irmão. Podes nos dizer de k partido és mesmo. Responda so esta questão pf queremos também saber das tuas inclinações partidarias para entendermos teus comentários e contra comentarios. Nb se nao poderes dizer nao te preocupes hei deVer mais
Gerir
Responder6 hEditado
El Gaspar É lambe bota da TVM, todos sabem que na TVM e RM são todos do mesmo saco LaMbEfReLoS.
Gerir
Responder56 min
Nelson Viviah Falou o que muitos querem falar mas não sabem onde falar. Obrigado mbalagah.
Gerir
Responder18 h
Belmiro Miguel Cuamba Cuamba Mas voce qual é o seu problema com partido frelimo e pensas que esse partido vai perder por sua causa? Mano e frelimo existe e existirá para sempre e vai libertar quelimane com Carneiro, Nampula com Amisse cololo
Gerir
Responder18 h
Quim Joaquim Monteiro Quim As estatísticas eleitorais de todos tempos dizem que a freli nunca ganhou na Zambézia. Seria bom momento para investigar porquê.
Gerir
Responder9 h
Quim Joaquim Monteiro Quim Deus te oiça irmao. Depois do dia 10 voltaremos a nos ver. Fair play. K ganhe o melhor
Gerir
Responder9 h
Jaime Richate Richate Zambeziano tem cabeça dura. Assim queres uma ponte em Quelimane igual a da Maputo-Catembe? Na Baia de Inhambane há ponte k liga Maxixe-cidade de Inhambane? Considera os atos de vandalismo contra a equipa do Textafrica perpetrados por adeptos e dirigentes da equipa do 1º de Maio como normais? Compatriota, tenha um pouco de raciocínio lógico. Pensas k quem somos nós pra não perceber k nada de independente és como tentas enganar. A tua inclinação política está bem clara no teu discurso mas quero k te lembres do seguinte slogan, a FRELIMO é que fez, a FRELIMO é que faz.
Gerir
Responder12 hEditado
Quim Joaquim Monteiro Quim Zambeziano tem cabeca dura. Obrigado pela deixa Jaime Richate. Neste grupo dos tais Zambezianos com cabeca dura, contas com os do partido que fez e faz? Juntaste no mesmo saco todos Zambezianos? Eles sabem e gostam k lhes trates assim?. Zambeziano tem cabeça dura? Veja bem de quem sao estas palavras. Educadamente b.dia
Gerir
Responder8 hEditado
Armindo Waeva Mano Quim, vomitaste todo ódio que tem pela Freli, deu para perceber. Pode não ser membro de nenhum partido como afiaçou, mas não vai negar que tem simpatias por algum. 
Se não é simpatizante de nenhum partido, vai nos confirmar aqui de que não vai vot
ar no dia 10 de Outubro, pois lá se vai eleger partido.
Termino afirmando que o teu escrito é forte, veio num momento próprio para desviar intencionalmente o sentido de voto.
É meu entender como cidadão.
Gerir
Responder12 h
Quim Joaquim Monteiro Quim Mano waeva. Se eu disser publicamente que sou do partido a ou b estarei a cometer um crime? Assim k mostrares ser doutro partido estaras tu a ser mais mocambicano que eu? Dia 10 vou votar porque tu ganhas o pao trabalhando num orgao que educa e ensina que se deve votar. Nhussi disse e cito. Nao podemos pensar que existira um pais sem oposição. Democracia é aceitar opiniões contrárias e eu publicamente quero respeitar tuas opiniões e escolhas políticas. Podes pf respeitar as minhas duma vez por todas?????
Gerir
Responder8 hEditado
Francisco Jose "Em Quelimane as pessoas sabem onde comem, bebem e sabem onde dormem" Ouvi isso em 2013
Gerir
Responder9 h
Maria Tomasia Maciel Muita coragem Quim !!!! Falou bem as verdades Akele abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário