"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 21 de setembro de 2018

*AJUDEM a RENAMO* Por:Venancio Mondlane

sexta-feira, 21 de setembro de 2018


Ouvir com webReader

*AJUDEM a RENAMO*
Por via da Deliberação n°1/CC/2018 de 14 de Setembro, o Conselho Constitucional, se furta, mais uma vez, em conhecer a substância do Recurso da Renamo, entricheirando-se no conforto de um formalismo cinzento e Dúbio.
Faz tempo que jurisconsultos de créditos inegáveis alertavam para um trajecto sinistro em que a CNE estava a conduzir o barco dos direitos fundamentais. O CC, o órgão que representa a última reserva moral e ética da coesão jurídico-constitucional do Estado; o repositório da justiça enquanto valor essencial à unicidade, integridade e garantia do Estado de direito democrático, pura e simplesmente, executou os "finalmentes" do trajecto sinistro da CNE, naufragando o barco da liberdade no holocausto da justiça.
Quando os princípios mais elementares da Ciência do Direito, nos termos do ex- bastonário da OAM, de caso julgado "formal" e caso Julgado "material" são intencionalmente pontapeados e salpicados tais pontapés com a fuga, com tremor, de conhecer a substância dos pedidos, não é arriscado afirmar que o País, em definitivo, ficou aprisionado na espiral irreversível do esfaqueamento da Constituição.
Quando o extermínio da carta magna é não só patrocinado pelo CC, mas quando este é também autor moral e material desse homicídio, não é exagerado o impulso para concluir que o Leilão em que País se encontrava na área económica, se estendeu para a justiça e para democracia.
Caros compatriotas! Patriotas de alma e coração!
O problema já não é de Venâncio Mondlane ou da Renamo, o problema agora é de um regime. É o mesmo regime que diz que veio "libertar a terra e os Homens" mas que aprisiona, sequestra e persegue vorazmente todos que ousem pensar diferente; o mesmo regime que hipoteca a "terra libertada" a um projecto de capitais estrangeiros numa área equivalente a uma província inteira - Prosava; o mesmo regime que levou o País a ser usado como exemplo no Mundo de como se pode endividar até os fetos que se formarão no ventre dos nossos bisnetos.
No caso particular da Cidade de Maputo, esta urbe que já foi considerada como um dos melhores projectos urbanísticos do Mundo, hoje 3/4 da população, cerca de 800.000 pessoas, de quem a cidade depende para funcionar, vive na larga área do Município sem estrutura, em bairros de formação espontânea, designados "Slums", com péssimas condições de saneamento, transporte e qualidade de vida; em fim, Município onde a pobreza urbana atingiu níveis muito piores do que se registraram no período colonial.
Para rechear a ementa, uma grande ironia: hoje o mesmo regime apresenta um candidato à Edil, apelidado de sério e exemplar, cujo estandarte é um programa designado Promaputo, em que uma das metas era o encerramento da lixeira de Hulene em 2014, mas que, não só a mesma não foi encerrada no tempo previsto, como veio a ser uma arma mortífera contra o próprio povo em fevereiro do ano corrente.
Caros compatriotas! Patriotas de alma e coração!
Já não se trata de assunto para apenas reencaminhar mensagens nas redes sociais, desabafar nos cafés, vociferar quando o álcool começa a sugar o cérebro na sexta-feira à noite, trata-se, isso sim, de um *SOS Nacional*. Estamos em perigo!!!!!
É momento de tomar uma atitude. Estamos como em Maio de 77 Angolano - Fraccionismo - em que o regime fuzilava até militantes do próprio partido aos milhares. Ora, quando gurus da Ciência do Direito do regime "dão a cara", contra a ordem do dia, em defesa da Constituição; Quando o filho do Primeiro Presidente se rebela; Quando o neto de Mondlane concorre pela oposição...são dados mais que evidentes que a muralha cinquentenária está sinistrada.
Caros compatriotas! Patriotas de alma e coração!
Juventude de Maputo e de Moçambique! Estamos no fim da história da ressaca da luta de libertação. É chegado o momento de sermos sujeitos da nossa própria história. Não podemos julgar natural termos as consciências espoliadas, o espírito crítico decepado, sermos espionados constantemente, telefones sob escuta, emails vigiados, trabalhos políticos proibidos, oposição perseguida como presas de safari, órgãos de comunicação pública e privada sequestrados e convertidos em unidades de propaganda e subversão política das mentes dos cerca de 3/4 da população de que se usa dela e que nunca se serve. Aliás, a estes miseráveis a única bandeja que lhes é servida, é o cheque das dívidas que o "patrão" contraiu nos jogos de azar em que a aposta eram os 28 Milhões de habitantes.
Caros compatriotas! Patriotas de alma e coração!
É chegado o momento de materializares o teus desabafos, o momento de te vingares de 4 décadas de lágrimas, o momento de responsabilizar quem fez derramar tanto suor de febre e raiva, de tantas frustrações colectivas.
Caros compatriotas! Patriotas de alma e coração!
Juventude de Maputo! Chegou a hora da bomba rebentar. Use a arma democrática mais poderosa do Mundo - o cartão de eleitor - e dar um destino a tua vida e a dos teus irmãos. Vamos todos apostar e nos juntarmos a voz e o grito que ecoa a partir da mítica Serra. Vamos nos juntar a Renamo. Ajudem a Renamo!
Maputooo! Vamos Limpar!

Sem comentários:

Enviar um comentário