"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 27 de setembro de 2018

HÁ GREVE JAMAIS VISTA E PODE SER SANGRENTA, NAS PRÓXIMAS HORAS


CABO DELGADO - PALMA - ACAMPAMENTO DO AFUNGI (ANADARKO)

26-09-2018


Tal como muitos visionários esperavam, a Anadarko acaba de trazer centenas de novos trabalhadores, todos naturais da zona sul de Moçambique e sem prévio aviso, para os naturais e que asseguram aquela empresa, procura-se substituir em bloco, trabalhadores.

Esta notícia é mal vinda por parte dos trabalhadores de todos os escalões e como respostas, estão desde a segunda feira, a boicotar material de trabalho desde viaturas até máquinas específicas. Desde este final de semana, os dormitórios e comida no refeitório, não chegam para todos e os novatos se sentem fortemente intimidados.

A resistência abrange já agora, aos residentes aos arredores do acampamento da ANADARKO portanto, populares, estes que estão seguramente a se aproveitar da "tempestade" para tirarem proveitos. Alguns vão mais longe, pedindo de volta, suas parcelas de terra alegando que UMA VEZ TRAIREM-SE TRABALHADORES ANTERIORMENTE ADMITIDOS, PODEM TRAIR TODO O TIPO DE PROPOSTAS E PROJECTOS JÁ SIMULADOS.

A FIR já se encontra posicionada junto do acampamento da ANADARKO e pronta para intervir mas não consegue distinguir quem é novo trabalhador e quem é o antigo. A presença da FIR vem pelo facto da G4S por lá implantada, não conseguir gerir o assunto.

Recorde-se que a ANADARKO é a patroa de exploração de gás Natural em Cabo Delgado.

A Redacção do Pinnacle News, vai acompanhando a par e passo e trará detalhes periódicos a respeito destas fricções.

Pergunta do dia: Como acha que este problema pode influenciar a adesão a possíveis novos grupos / frentes de ataques, naquela região?


Sem comentários:

Enviar um comentário