"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

MEDIADORES TRAZEM DHLAKAMA DAS MATAS PARA O ENTREGAR AOS SEUS ASSASSINOS.


 
Logo após o cerco e assalto a casa do Dhlakama na Beira, o Dom Dinis Sengulane na pessoa de mediador do diálogo Governo/Renamo, afirmou perante os meios de comunicação social de que aquele assalto a mão armada era o “início prático do diálogo entre Afonso Dhlakama e Filipe Nyusi”. Eu gostaria de me enganar ao dizer que ele está totalmente enganado se bem que não está fora de si mesmo. Pois o diálogo verdadeiro não se faz assaltando a casa do outro. Os mediadores de um conflicto devem ser independentes e neutros o que não acontece com os nossos.
No passado não muito distante eu escrevia num dos meus artigos que o que os mediadores falavam para o senhor Dhlakama e a Renamo, deviam falar para o senhor Nyusi e a Frelimo e não os primeiros. No meu ver, é que estes mediadores são uma força desarmada da Frelimo para pôr fim a oposição e todos os que pensam diferente. Quase todos eles têm uma ligação muito forte com a Frelimo e sempre falam a favor da Frelimo e não para o bem do povo. Os discursos deles, não diferem com os vários pronunciamentos dos camaradas, o que dá entender que eles não são neutros.
Estes senhores têm a agenda da Frelimo em relação ao Dhlakama e a Renamo. Dom Dinis e companhia, são responsáveis do assalto da casa do Dhlakama. Pobre Alice Mabota, sem estar dentro desta agenda, limitava-se a chorar sem saber o que fazer. Estes senhoras foram buscar o Dhlakama nas matas onde estava escondido e trazer-lhe na cidade com uma suposta pretensão de retomar o diálogo com sério e verdadeiro com o Nyusi, quando na verdade era para o entregar para ser assassinado. Que tipo de mediadores são estes senhores, pior ainda, um bispo Anglicano e não de uma seita. Estes senhores mediadores agiram como verdadeiros Judas Iscariotes,  verdadeiros traidores da vontade do povo. trouxeram Dhlakama das matas para o entregar aos seus assassinos. Graças a Deus não conseguira o matar como fizeram a Jesus.
O povo de Gorongosa, nos deu uma lição que estes senhores não são pessoas para o povo confiar nelas, por isso mesmo, ao perguntarem o caminho que levava até o local onde se encontrava o Dhlakama, o povo indicava outro caminho. Razão pela qual, levarão mais de cinco horas para chegar ao local depois de várias perdidas de caminho. Estes senhores mediadores, devem demitirem se da mediação e serem substituídos com pessoas sérias e apartidárias/neutras embora é muito difícil encontrar e mesmo existindo a Frelimo não aceite.
Se bem que de verdade foram trazer o Dhlakama para retomar o diálogo com o Nyusi que este segundo propagava desde nos altares da IURD e nas praças públicas, porque depois desde assalto armado da casa do Dhlakama nunca se pronunciou e os tais mediadores também estão sem dizer nada ao povo?  Não estão a dizer ao povo que são colaboradores directo do regime antidemocrático? Acordem moçambicanos!
A política não se faz nas igrejas ou nas mesquitas. Ela tem o seu próprio lugar. Na Igreja e nos altares da Igreja não é sitio dos políticos fazerem sua política. O presbitério e o ambão estão reservados para os presbitérios e outros ministros ordinários e/ou extraordinários para proclamar a palavra de Deus e oferecer sacrifício a esse Deus em nome do povo…. Os nossos políticos/frelimo são pessoas sem nenhuma identidade religiosa. Digo isso, porque eles andam de igreja em igreja, seita em seita, mesquita em mesquita. Não estão proibidos a visitar essas igrejas ou seitas outras religiões que não é seu, mas não use o tempo de culto para fazer política. Domingo é para ir rezar na sua igreja que a tua fé de chama e orienta.
Se a Renamo está pronta ao diálogo, porque a Frelimo e o senhor Nyusi não dizem nada? Para que servem os “famosos” discursos de apelo a paz? Afinal quem fala da paz e provoca distúrbios? Afinal porque trouxeram o senhor Dhlakama? Dom Dinis Sengulane, pode responder estas perguntas ao povo patrão do presidente Nyusi? No sábado passado o número um e número dois da Frelimo estavam na Beira, porque explicaram tudo ao povo que vive naquela urbe?
Se de verdade querem a paz que o povo deseja, tirem da mediação os actuais e ponham no lugar novas pessoas mais sensatas e livres das cores partidárias ou pelo menos que sejam moderadas. O povo/patrão não quer “uma paz que só se fala e depois o irmão manda atacar/matar o seu irmão”.

Para finalizar, deixa me repetir, “é preciso desarmar as duas forças políticas, a Renamo e a Frelimo”. Estes dois partidos são armados, e eu fico muito indignado quando falam somente de desarmar a Renamo e isentando a Frelimo. O governo de Moçambique não tem força Militar nem Policial. O que temos são forças militares e policiais ao serviço do partido Frelimo, por isso, sempre exibem a força bélica muito mais que a Renamo. Podem me dar todo tipo de nomes que existem e que queram ou mesmo mandarem silenciar me, mas eu sempre defenderei isto, porque sei que é verdade e o povo quer a paz, quer que a polícia sirva os interesses do Estado, lhe defenda; o povo quer que as FDS defendam a soberania do país no sentido verdadeiro e não serem usadas para matar os seus irmãos porque pensam diferente; o povo quer justiça e tranquilidade; o povo não quer que usem os seus filhos pobres para confrontos militares por puro prazer dos senhores camaradas e que quando cometem crimes assumam e não tirem responsabilidades para inocentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário