"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

FIR assassina cidadãos à queima roupa em Sussundenga por apoiarem Dhlakama

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
A Polícia da República de Moçambique (PRM) e a FIR estão sendo acusados pelos populares do Distrito de Sussundenga de terem assassinado a queima roupa 5 cidadãos, por supostamente serem apoiantes de homens da Renamo, isto é, a PRM e FIR suspeitavam que os referidos indivíduos terão ajudado o líder da Renamo, Afonso Dhlakama e os seus homens a escapulirem,  no passado dia 25 de Setembro, isto após, o ataque a caravana do líder da “perdiz” que saia da cidade de Chimoio, Província de Manica com destino à Nampula.
O Delegado Distrital da Renamo em Sussundenga, Província de Manica, Augusto João Zinhama, condenou veementemente o fuzilamento de três cidadãos oriundos do Distrito de Gondola, onde a FIR no passado dia 02 de Outubro de 2015, transferiu cinco residentes daquela parcela do país para o Distrito de Sussundenga, na zona de Mutowe, povoado de Mupunga, Localidade de Dárue no Posto Administrativo de Dombe, tendo fuzilado por volta das 23:00 hrs, três pessoas no local e que culminou com a morte imediata de um cidadão e um ferido grave que deram entrada no Centro de Saúde de Sussundenga.
“O Partido Renamo está muito preocupado, com algumas pessoas que passaram num carro da Policia na zona de Mutowe, povoado de Mupunga, Localidade de Dárue no Posto Administrativo de Dombe, cujo no dia seguinte ouvimos que há um corpo sem vida e mandamos o delegado daquela zona para ver os corpos se eram conhecidos, e quando chega la, estava um corpo sem vida e uma outras pessoas que também foram baleados, com isso ficamos com o medo”– disse Zinhama.
Suspeita-se que na altura do fuzilamento as forças governamentais pensaram que todos haviam perdido a vida, e foram se embora, no dia seguinte, os dois sobreviventes foram levado junto a população ate ao regulado de Mupunga onde contaram a história.
De acordo com o delegado da Perdiz em Sussundenga, conta que aqueles cidadãos afirmaram que não eram membros da Renamo e que não apoiavam homens da Renamo, segundo eles, foram acusados de ajudar homens de guarda de Dhakama, o que culminou com a sua detenção, depois transferidos para o distrito de Sussundenga a fim de serem executados.
“Eu conversei com uma pessoa que estava no hospital daquele grupo de dois e ele afirmou que foi levado quando saia da machamba e, que não era membro da Renamo, era um cidadão simples.
Com isso nós ficamos preocupado, porque quando leva alguém na machamba por mais que seja um criminoso, existem instâncias próprias para resolver o assunto, poderiam leva-lo a polícia e, se a pessoa fosse culpada, existem algumas penas que ele apanha, não é só levar nas escondidas vão matar pessoas sem a justa causa, isso quer dizer que no nosso distrito o povo não está sossegado, se isso aconteceu para eles, também poderá acontecer para nós.
É isso que eu queria apelar ao governo, que a implementação da democracia não é assim, não pode ver outra pessoa como um inimigo, é um cidadão igual a si, estamos num clima assustador” acrescentou Augusto Zinhama.
Quando questionado pela nossa equipe de reportagem, “Quem será o responsável pela essa morte?”
A mesma fonte avançou que outros dois sobreviventes foram levado pela Polícia local no dia seguinte (03 de Outubro) depois de terem saido das matas onde haviam se refugiados temendo a morte, aproximaram ao local onde estavam algumas pessoas à conviverem (nas bancas) onde foram recebido pelo regulo local de nome Salomão Wache Bengura que os garantiu que havia solicitado uma ambulância para os levarem ao Centro de Saúde de Sussundenga, pelo contrario aquele chefe de povoação solicitou a viatura da PRM, que os levou a um lugar incerto.
No dia 05 de Outubro entraram na morgue do Centro de Saúde de Sussundenga, dois corpos vindo do povoado de Sembezeia, alvejados, não se sabem a sua proveniência mas suspeita-se que sejam aqueles sobreviventes da acção perpectuada pela FIR na zona de Mutowe, povoado de Mupunga, Localidade de Dárue no Posto Administrativo de Dombe que foram levado pelo carro da Polícia no passado dia 03 de Outubro, tendo em conta que ninguem soube para onde foram levados.
A vitima que perdeu a vida no local, na zona de Pumunga, foi enterrado no cemintério Distrital de Sussundenga pelo Conselho Municipal por não conhecerem os familiares, No dia seguinte apareceu a filha do malogrado que desenterrou o corpo e tratar documentação para trasgladar o corpo a fim de fazer o enteiro condigno no distrito de Gondola.
Contactada a PRM em Sussundega, António Mola Luis Tomu, comandante distrital da PRM, confirmou a morte de uma pessoa na zona de Chitique, em Mutowe, no Povoado de Mupunga, Localidade de Dárue, Posto Administrativo de Dombe e da entrada de dois corpos alvejados na zona de Sembezeia, mas sem alongar muito sobre o assunto o mesmo optou por avançar que está sendo feito um trabalho para controlar a situação em todos aspectos.

PRM confirma o assassinato

“Informações em nosso poder, dão conta que uma pessoa foi encontrada sem vida e este foi directamente para morgue, foi encontrado em situações ainda não esclarecidas, mais alvejada” – disse António Mola Luis Tomu.
Esta situação está semear o medo no seio da população do distrito, tendo em conta que o Distrito de Sussundenga vive momentos de muita agitação nos últimos dias.
No mês de Março do corrente ano, foi assassinado um guarda da G4S em serviço no BANCO BARCLYCE, mas a PRM em Sussundenga, afirma ter pistas dos malfeitores e que muito brevemente irão esclarecer o caso.
Em menos de 6 meses, concretamente no dia 7 de Outubro de 2015, na cacalada da noite, foi assassinado um guarda que prestava servico na residência dos Padres, no bairro 25 de Junho númeror 1, na vila Municipal de Sussundenga. Em vida o malogrado respondia pelo nome de Joaquim Chimbudzi.
Falando a nossa reportagem, o comandante da PRM em Sussundenga, disse que os tais desconhecidos entraram no quintal daquela residência e golpearam a cabeça do malogrado, usando instrumentos contundentes, onde apoderaram-se da sua arma de fogo.
Temos informações não confirmada pelas autoridades policiais que no dia 09 de Outubro foi assassinada uma cidadã de sexo feminino no bairro Chassimba.
Face a esta situação a PRM em Sussundenga tranquiliza a polulação, tendo acrescetando que em Sussundenga a situação Politica militar ainda está controlado.
“A população de Sussundega pode se manter sossegada apesar destas situações todas, nós estamos a trabalhar, estamos a controlar o distrito em todos aspectos, estamos seguro e a situação política militar está controlada, não temos situações que possa colocar em pânico o distrito de Sussundenga” –acrescentou António Tomu.
No entanto, a Delegação Política Distrital da Renamo em Sussundenga, grita de viva voz, que irá continuar a lutar pela perservação da democracia e a paz em Moçambique.
“Queremos dizer a todos que a Renamo não irá demitir-se da sua responsabilidade de continuar a lutar pela preservação da democracia e a paz em Moçambique, liderara pelo nosso querido presidente, Anfonso Dhlakama”. –frisou Augusto João Zinhama, Delegado da Renamo em Sussundenga
In http://noticias.mozmassoko.com/2015/10/fir-assassina-cidadaos-a-queima-roupa-em-sussundenga-por-apoiarem-dhlakama.html

Sem comentários:

Enviar um comentário