"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 11 de outubro de 2015

GOVERNADOS PELOS DESCONHECIDOS

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Queridos/queridas moçambicanos e moçambicanas
Senhores e Senhoras
Jovens moçambicanos/moçambicanas
Ao escrever este poste com o título "Governados pelos desconhecidos" pensei na experiencia governativa que eu tenho vivido ao longo dos meus 18 anos fora do meu país, Moçambique. Sendo também um acadêmico na área de PAD-( Públic Administration)- Administração Pública o que tem me levado tanto a observar como o povo desses países onde estudei e morei tem sido governando em relação ao povo do meu país. Cheguei a conclusão que o povo moçambicano tem sido governado pelos desconhecidos sobretudo quando falamos de governos provinciais e distritais.
Em Moçambique os governadores são apontados ou nomeados pelo Presidente e enviados para governarem as províncias que mal conhecem. Eles na sua maioria nunca tiveram laços nas províncias onde lhes  foram colocados para governarem, não conhecem o povo que lá vive, sua cultura e muito menos suas necessidades. Ao contrario dos EUA e Brasil , falando dos países onde eu ondei, estudei e vivi, nenhum governador sai fora de outra província para governar uma outra província onde ele não conhece.
Normalmente os governadores são naturais ou são pessoas que viveram na mesma província um tempo suficiente que  lhes deixa a ser familiar ou residentes. Mas porquê? Porque é que naqueles países para se tornar um governador a pessoa deve ter laços ou conhecer a província suficientemente? É porque não se pode governar um povo que não conhece? E porque  que o  povo não pode ser governando por um governador que não o conhece? Será que isso quebra o patriotismo ou a unidade nacional? Não, é porque governar é um ato de "servir" e naturalmente a pessoa serve muito bem na sua própria casa em relação na casa do outro. Isso é natural!
Trago este assunto para que passa ser analisado e debatido no nosso país. Enquanto isso eu gostaria aqui propor aos legisladores moçambicanos para que venham com uma lei que permita para que os governadores sejam eleitos ou apontados com consentimento das populações nas devidas províncias onde vão governar. Um povo governado por um desconhecido é como um povo dominado e governado por uma ditadura.
Que tal tornarmos todas províncias em Moçambique em estados, ou províncias autônomas onde o povo poderá escolher á quem quer que lhe governe e dar o ponto final dos seus destinos através dos deputados das assembleias provinciais? E outra coisa, porquê não tornar todos distritos em autarquias para que cada cidade, distrito aprenda a competir administradamente para uma governação competitiva?
Deputados, essa é a vossa missão. Propor leis, reescrever, recriar algo novo na base daquilo que existe, pois uma lei estática não ajuda no meio de um povo que sempre está em mudança!... Obrigado!
Raul Novinte
(Recebido por email)

Sem comentários:

Enviar um comentário