PRESIDENTE NYUSI, DOS 700 MILHÕES DE USD PEDIDOS AOS AMIGOS PARA FAZER FRENTE AO COVID, SABE-SE QUE CERCA DE METADE FORAM DISPONIBILIZADOS QUASE DE IMEDIATO
A PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR, ATEMPADAMENTE, PARA ALEM DAS TORNEIRAS PARA AS ESCOLAS, COMPROU SE PELO MENOS, EQUIPAMENTO INDICADO E DE QUALIDADE, PARA PROTEGER OS NOSSOS MEDICOS,TECNICOS, ENFERMEIROS E RESTANTE PESSOAL INCLUINDO AUXILIARES QUE NA LINHA DA FRENTE EXPÕEM-SE NA SUA NOBRE PROFISSAO E MISSÃO PARA SALVAR MILHARES DE VIDAS NOS HOSPITAIS E DIVERSOS CENTROS ONDE SE ENCONTRAM DE BAIXA OS DOENTES DO VIRUS?
PARA ALÉM DESTE EQUIPAMENTO DE PROTECAO, FORAM TAMBEM ADQUIRIDOS OS RESTANTES EQUIPAMENTOS COMO CAMAS E OUTROS ITENS ESPECIFICOS PARA, PREVIAMENTE, PODER SE FAZER FRENTE AS NOVAS VAGAS QUE TUDO INDICAVA, IRIAM ACONTECER?
SE A RESPOSTA FOR SIM, COMO SE EXPLICA O ALTO NIVEL DE CONTAGIO NA CLASSE MÉDICA E CONSEQUENTES MORTES?
QUAL A RAZÃO DAS CARTAS, UM GRITO DE SOCORRO DA CLASSE MÉDICA LOGO APOS APENAS 20 DIAS, QUANDO O NIVEL DE CONTAGIO E MORTALIDADE AUMENTOU NO NOSSO PAIS?
SE A NOSSA ESCASSA CLASSE MEDICA TIVER MUITAS BAIXAS, QUEM NOS DISPENSARA CUIDADOS MEDICOS, DE ENFERMAGEM E TRATAMENTOS ?
SE NAO HOUVER APARELHOS APROPRIADOS COMO A CLASSE MÉDICA SALVARA VIDAS?
*GRITO DE SOCORRO DA CLASSE MÉDICA*
*A quem possa interessar e a quem tem o poder para criar mudanças*
Este são dois textos partilhados por médicos e, neles tentamos expor o que sentimos, por que estamos a passar:
*ESTAMOS APAVORADOS*...
Morrem singulares, morrem médicos, e apenas lamentamos...
Do jeito que as coisas estão, arrisco-me a dizer que todos temos COVID, até provar o contrário
O COVID 19 está a matar... Um de nós (médicos) será o próximo!
As politiquices irão fazer-nos tombar...
Urge a necessidade de nos juntarmos e fazer ouvir a nossa voz...
Senhores dirigentes, não basta aparecer numa tarde, e dizer estamos convosco, vocês são nossos heróis, se nada fazem para o nos proteger!!!
Eu não quero ser herói de ninguém, porque nesta pátria não vale nada ser herói! Dos nossos filhos (menores) quem cuidará? Se desses heróis sobrará apenas menção num comunicado á imprensa??
Sinceramente tenham consciência!
E se "Os chefes" viessem trabalhar 48h na enfermaria de trânsito ou de isolamento, ou até nas enfermarias normais, onde temos já de deixar doentes com confirmação de COVID por falta de espaço, para que vejam o quão frustrante é atender mais de 30 doentes por dia com apenas 2 oximetros com problema de pilhas, sem termómetro, trabalhando com pseudo-proteção, partilhando o mesmo corredor com doentes positivos a tossir á torta e direita e muitas outras situações!!
Antes de sermos profissionais de saúde, somos HUMANOS.
Estamos numa situação em que muitos colegas estão a infectar-se ao mesmo tempo, e temos ainda a pressão psicológica que é tremenda. Precisamos de apoio um do outro!
Precisamos do apoio de quem manda!
Estamos em colapso!!!
Precisamos ser mais VIGOROSOS!
Acredito que NÓS, a classe médica, podemos impor de alguma forma que a classe política mais alta tome decisões mais *SÉRIAS*, como *LOCKDOWN* ... estamos acabando aos poucos.. e já somos poucos... quem vai cuidar de quem??
É triste ver quem tanto dá pela saúde dos outros padecendo desta forma😓
Corações partidos..!
Chorando em silêncio...
*Que *FECHEM ESTE PAÍS*, *QUEREMOS RUAS VAZIAS* E parem com a transmissão *😭🥺
*NÓS CLASSE MÉDICA*, estamos completamente agastados , exigimos *MEDIDAS DRÁSTICAS E CLARAS* * para conter a transmissão! **NÃO QUEREMOS SER HERÓIS DE NINGUÉM, POIS NESTA PÁTRIA AMADA NADA VALE SER HERÓI*
ASSINADO: *Médicos Moçambicanos na Linha da Frente do COVID-19*
Departamentos de Medicina do H.C.M., H Provincial da Matola, H. Geral de Mavalane, HG José Macamo
In https://www.facebook.com/1215520519/posts/10224908744205281/?sfnsn=mo
Sem comentários:
Enviar um comentário