"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 3 de julho de 2020

Filipe Nyusi é o mais rico em Moçambique

Filipe Nyusi é o mais rico em Moçambique

Nyusi_frelimoArmando-guebuzaDaviz-simangoOssufo_momade_renamoPrimeiro-Ministro_rosario



Um ranking publicado pela Africa Trendy dá a conhecer as cinco pessoas mais ricas de Moçambique, onde o atual Presidente da República Filipe Nyusi lidera destacado, sem que se saiba, contudo, qual o valor da sua fortuna
Nyusi, de etnia maconde, é o Presidente da República de Moçambique desde 2015, tendo sido reeleito o ano passado. De 2008 a 2014 foi o Ministro da Defesa do país. Pertence à Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).
No segundo lugar surge o anterior Chefe de Estado moçambicano (2005-2015). De acordo com o jornalista de investigação Marcelo Mosse, Armando Guebuza, que liderou este ranking diversos anos, ganhou a alcunha de “Mr. Gue-Business”. É accionista da cerveja Laurentina, a segunda maior cervejeira do país (a 2M é hoje a mais vendida). É igualmente um dos maiores acionistas do Banco Mercantil de Investimentos.
A fechar o pódio aparece Daviz Simango. Presidente do município da Beira desde 2003, é também presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), fundado por si em 2009. É filho de Uria Simango, primeiro vice-Presidente da  FRELIMO. Posteriormente, deixou de seguir as pisadas do pai e abandonou o partido, tendo aderido, em 1997, ao eterno rival Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO).
Na quarta posição como um dos mais ricos de Moçambique surge Ossufo Momade. Político, é presidente da RENAMO desde a morte do carismático líder Afonso Dhlakama. Em 2019, assinou um pacto de não agressão com Filipe Nyusi na Gorongosa. Um segundo pacto foi assinado posteriormente, onde a RENAMO se comprometeu a manter a paz e a reconciliação nacional.
Por último, aparece Carlos Agostinho do Rosário. Membro da FRELIMO, é o primeiro-ministro do país desde 2015. Trabalhou sempre na Administração Pública moçambicana. Foi governador da província da Zambézia de 1987 a 1994. Também foi Ministro da Agricultura e Pescas até 1999.
Depois de servir como diplomata na Ásia, tendo sido Embaixador de Moçambique na Indonésia, Carlos Agostinho do Rosário, aceita o cargo de primeiro-ministro apontado por Nyusi.
Africa Trendy é uma empresa de média digital para rankings baseados em opiniões e com crowdsourcing em praticamente tudo.
Leia também quem são os mais ricos de Angola.
NOTA: Quem diria?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário