"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 27 de julho de 2020

AS FRAGILIDADES DO MEDO DO PROFESSOR NOA


Ricardo SantosElisio Macamo ve Miro Guarda ile birlikte.
10 saat

De uma entrevista dada ao jornal O PAÍS pelo Professor Doutor Francisco Noa, Reitor da UniLúrio, recortei a pergunta e a resposta inicial para análise:
"Pergunta: o ensino deve ou não retomar as aulas, considerando a evolução da COVID-19 em Moçambique?
Resposta: eu penso que esta não é uma resposta linear. É mais fácil fazer a pergunta do que responder, porque nós estamos todos, globalmente, perante um fenómeno completamente novo. Apesar de alguns sinais do passado e avisos, todos nós fomos encontrados em contrapé. Governos, sociedades, as áreas económicas e mesmo a comunidade científica. E a grande discussão que tem estado a haver, além das preocupações que os governos têm, de facto, em lidar com a situação, é o reequilíbrio entre a preservação da saúde e a manutenção da economia em actividade.
Sociedades muito mais desenvolvidas do que a nossa, muito mais estáveis economicamente, têm tido uma enorme dificuldade em lidar com esta situação. Temos muitos exemplos, por exemplo, no caso da Europa em que os países têm numa espécie de vaivém, ora estão confinados e depois decidem que tem que desconfinar. E quando entram em processo de desconfinamento, imediatamente, surgem surtos de contaminação. Estou a falar de países muito mais avançados que o nosso, como a França, Inglaterra e Itália.
O que eu quero dizer é que essa é uma questão muito difícil para o nosso Governo, para os governos africanos, tendo em conta a fragilidade das nossas economias e, tendo em conta a fragilidade de todos os nossos sistemas de actividade, na área da saúde, da educação e da economia, em geral.
Há, claramente, muitas fragilidades. E esse dilema torna-se dramático para sociedades como as nossas. Como nós temos reparado em todas as apresentações do Chefe de Estado, o grande embaraço em que ele se encontra para anunciar as medidas, e penso que o seu maior embaraço foi nesta última comunicação, em que começa a abrir a possibilidade de algumas janelas para reatarmos actividades, e umas das áreas mais sensíveis, obviamente, é a área de educação.
E o Chefe de Estado não disse que temos que abrir as aulas, deu digamos a possibilidade de, havendo condições haver uma retoma das aulas. Portanto, significa que não só o sistema educacional e os seus diferentes subsistemas e o ensino superior, mas a nível institucional é preciso que nós analisemos se há ou não condições para essa reabertura.
Todos nós, olhando para aquilo que é o nosso país, para as nossas condições e, depois, não podemos falar a nível das capitais, nesse caso estamos a falar de Maputo, Beira, Nampula, temos que falar do país no seu todo, tendo em conta as características das nossas escolas. Haverá condições para reabrir as aulas? Obviamente, neste momento não há. Claramente que é uma afirmação que eu a faço de forma categórica. Nós temos discutido muito isso no Conselho do Ensino Superior, é que muitas vezes estamos divididos.
Mas eu olhando para as crianças. Nós estamos a lidar com um extrato, um seguimento etário hiper-activo que é o das crianças e dos jovens que neste momento se encontram claramente em confinamento, o que significa que não estão confinados só fisicamente, estão confinados emocionalmente, psicologicamente e, obviamente, a retoma das aulas não é sala das aulas unicamente, são os espaços comuns, é a escola em si, que é um espaço de socialização. Não estou a ver, por mais que nós criemos condições na sala de aula, como afastamento de um metro, dois metros. Mas os intervalos? A trajetória do estudante para a escola?
Tudo isso porque estamos a falar de ecossistemas se usarmos uma palavra mais da área de biologia, onde há, de facto, muitas coisas envolvidas. Quando nós pensamos na retoma, nós não podemos só pensar na sala de aula, isso é um erro grave.
Temos que pensar em toda trajectória, desde que o estudante sai de casa e, sobretudo, essa vontade natural que ele vai ter de querer socializar com os amigos e colegas. Eu julgo, honestamente, que teremos que ser muito cautelosos. Tenho defendido que a existência das escolas, das universidades, de ministérios, de directores e reitores é possível porque existem estudantes.
A questão da saúde e da integridade física do estudante é uma coisa que nós não podemos negociar, nem podemos andar a fazer experiências, porque os impactos da COVID-19 não estão todos mensurados. Temos impactos sanitários, económicos, do ponto de vista psicológico, emocional, são muitos impactos. Não podemos fazer uma leitura muito redutora da escola, não podemos pensar que é só a sala de aula. É muito mais o que está envolvido."
O Professor Noa, tal como muitos de nós, deve ver muitos canais internacionais de televisão de tal forma que confunde o que se passa no mundo inteiro com o que se passa em Moçambique.
Mas essa confusão não surge por acaso. É propositada para tentar enganar os menos atentos. Senão, vejamos.
No início da sua resposta à pergunta específica sobre a retoma das aulas o Sr. Professor refere "sociedades muito mais desenvolvidas que a nossa" e o caso da Europa "em que os países têm uma espécie de vai e vem, ora estão confinados e depois decidem que tem que desconfinar. E quando entram em processo de desconfinamento, imediatamente surgem surtos de contaminação."
O Professor Noa esconde assim que tais voltas entre confinamento e desconfinamento se referem a salões de cabeleireiro, bares, super-mercados, centros comerciais, transportes públicos e outros.
E porque o seu argumento é escondido, não refere nunca que não ha registo de uma unica esola que tenha reaberto e tenha voltado a fechar por causa de um surto.
Pois é. Não dava jeito para o argumento e ficava mal na fotografia.
Depois conclui que o regresso às aulas será perigo maior para as crianças que se encontram actualmente em confinamento rigoroso. E que não serão só as salas de aulas, serão os espaços comuns das escolas. enfim, um horror sem distanciamento social à vista.
Mas Senhor Professor, diga-nos lá: essas crianças suja vida o senhor diz querer proteger estão actualmente confinadas aonde? Apanhou essa informação aonde?
Senhor Professor, fica feio enganar os seus alunos.

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