Distrito de Quissanga
As Forças de Defesa e Segurança (FDS) mantêm ocupada a base de insurgentes, em Cagembe, distrito de Quissanga, província de Cabo Delgado. A realidade está a garantir que as populações de alguns distritos de Quissanga e Macomia consigam voltar a desenvolver as suas actividades sem muito medo de, a qualquer momento, serem atacadas por grupos insurgentes que, antes da forte presença das forças governamentais, passeavam classe em várias zonas.
Fontes posicionadas na aldeia Bilibiza dizem que as unidades das FDS estão distribuídas por diferentes matas que vão daquela zona (Bilibiza), incluindo a antiga base de Cagembe, até uma parte do distrito de Macomia.
Uma fonte disse ao mediaFAX, neste domingo, que algumas pessoas que se deslocavam de Bilibiza a Cagembe, particularmente para visitar os campos agrícolas, foram aconselhadas a “aguentar mais um pouco” porque as autoridades estavam a fazer um grande exercício de vasculha de possíveis focos de insurgentes na área.
Um outro residente local disse que um pouco pelas matas, em direção a Macomia e Metuge, há forças posicionadas. Pensa ele que a essa grande presença das FDS é que está a garantir que as populações consigam fazer, a pé, o percurso entre as machambas localizadas em Nivico e Moja, sem qualquer susto da presença de insurgentes.
Demonstração de força e determinação
Um transportador semi-colectivo de passageiros da rota Macomia-Pemba descreveu-nos ter-se cruzado, na sexta- -feira, com uma coluna de cerca de dez viaturas das FDS em direcção à região norte da província.
No ar foram vistos, igualmente, pelo menos cinco helicópteros também em direcção à zona norte. Na interpretação do transportador, o cenário visto corresponde à determinação que tem estado a ser demonstrada pelas FDS, nos últimos dias, para fazer face à insurgência que procura implantar terror em Cabo Delgado, província que está a assistir investimentos jamais vistos no âmbito da exploração de hidrocarbonetos.
Em Macomia, uma outra fonte deu-nos a conhecer que o aeródromo local tem recebido helicópteros envolvidos no teatro operacional norte.
Artigo co-produzido com a zitamar, no âmbito do projecto Cabo Ligado, em parceria com a ACLED.
MEDIA FAX – 21.07.2020
Sem comentários:
Enviar um comentário