"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 5 de outubro de 2017

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES DO TIROTEIO EM MOCIMBOA DA PRAIA

ULTIMA HORA

CABO DELGADO - MOCIMBOA DA PRAIA

TIROS VERDADEIROS ENTRE A POLICIA E CONSERVADORES MUÇULMANOS

Tudo o que temos como informação é que no passado recente, foram condenados a penas maiores, pelo menos 4 crentes religiosos muçulmanos, por terem incitado a princípios contra a constituição da Republica de Moçambique, em nome do Acorão ou Islão. Alias, são crentes que defendem princípios de Bokwaram e Alshababb localmente conhecidos por Alisun'nas  e sendo Moçambicanos que por muitos e longos anos, foram aprender o alcorão e a língua Árabe, por muitos anos, fora de Moçambique. Estando em Mocimboa da Praia, estes já tinham credibilidade e mesquita em local icónico da Vila e arredores e iam com toda a regularidade, disseminando o alcorão.

Um confidente do Pinnacle News disse que os tiros iniciaram pela madrugada e de forma esporádica e nesta manhã de 05 de Outubro de 2017, são visíveis as suas circulações na vila sede e que a Policia possa ser considerada como dominada.

Há mortes incontáveis por parte destes muçulmanos e a mesma sorte para a polícia da República de Moçambique. As suas revindicações vêem sendo para o resgate destes 4 elementos, ora nas celas da Policia local.

Estranhamente falando, o nosso confidente disse que são dezenas destes muçulmanos que possuem cada um dele, arma de fogo e instrumentos contundentes em punho e que actuam divididos em grupos e dominaram por completo, todas as unidades policiais incluindo a guarda fronteira de Mocimbua da praia.

Outro confidente do Pinnacle News disse que a Policia da província e sobretudo a FIR, encontra-se a alta velocidade a percorrer acima de 300 quilómetros, para repor a ordem e tranquilidade. O administrador do Distrito e Presidente do Município e mesmo magistrados de Mocimboa da praia, já foram retirados em segurança, pelo terror, para fora do raio autárquico, pela madrugada, tendo estes, abandonado seus postos de trabalho.

Os três Bancos de deposito de dinheiros (BCI, Standard Bank e BIM ) foram atentados e não há ainda pormenores.

Não há aulas e nem instituições do aparelho do estado ou privados abertos, a estas alturas das 07h50 que o Pinnacle vos escreve. Ruas desertas e só circulam os referidos insurgentes e num número não especificado, desde a madrugada, como nos referenciamos.

Outro sim, viaturas públicas a destacar, Maning Nice e Tanga Line que tiveram Mocimboa da praia como ponto de Partida para Nacala porto ou Nampula, registaram superlotação, por fuga de famílias inteiras.

Houve / “road block” ou bloqueio de trânsito com a fronteira de Tanzânia, a partir deste ponto

Sem comentários:

Enviar um comentário