"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 2 de outubro de 2017

*2 de Outubro - última hora* - *Última hora*



Já há mexidas nos corredores tal como após o Congresso de Pemba já há nomes a rolarem. Haverá reboliço no Governo nas próximas horas:

1. Aires Aly - Volta da China para o Parlamento aonde assume o lugar de Kathupa na Comissão Permanente por este ter perdido na continuidade no Parlamento. Aires é um dos 3 fortes candidatos substituir Nyusi em 2019.

2. Tomás Salomao entrou na CP e como forma de elevar-lhe volta ao Governo para Ministro da Indústria e Comércio. Este é um dos fortes candidatos a substituir Nyusi. Max Tonela vai a Vice-Ministro da Administração Estatal e Função Pública.

3. Manuel Tomé recusou assumir um Ministério e tal como Pachinuapa, Alcinda e Paunde prefere continuar no privado e negócios. Este é o terceiro corte candidato para 2019.

4. Osvaldo Pitersburg após a sua queda do Comité central como forma de acomodação pela amizade passa para vice-ministro da Juventude e Desportos com Ana Flávia como Ministra. O Nkutumula que também caiu do CC passa a Vice-Ministro do Trabalho.

5. António Niquice caiu do Secretariado volta ao Parlamento aonde é Deputado e assume o lugar da Ana Rita.

6. Faizal António - Vai para Vice-Ministro das Finanças. Esta nomeação está a ser contestada mas é vista no âmbito da inclusão de quadros da FRELIMO que não passaram na lista para novos MCCs propostos e também empoderamento da juventude tanto falada no discurso de Nyusi.

7. Nyelete Mondlane uma vez que subiu para Comissão Política não pode ser subordinada de Baloi que caiu do CC passa a Ministra dos Negócios Estrangeiros com o jovem Dalfino Guila como Vice-Ministro acomodado no âmbito da inclusão da juventude. Baloi vai fechar o cargo do Aires na China.

8. Edson Macuacua o grande perdedor do Congresso pois não conseguiu avançar com o sonho de Secretário-Geral após tanta campanha, deixa a Primeira-Comissão que passa a ser liderada por Ana Rita Sithole eleita MCP.

9. Licínio Mauaie da OJM passa a Secretário de Mobilização e Propaganda do Partido. É um dos lugares que falta por preencher no elenco de Roque.

10. Carlos Mussanhane novo MCC passa a Governador da Província de Maputo em substituição de Diomba que deve estar na capital após a sua eleição tendo igualmente preferido deixar espaço e ir a reforma tal como Manuel Tomé, Pachinuapa, Alcinda e Paunde.

Traremos mais actualizações em breve.

*#AvozDaFrelimo*

Sem comentários:

Enviar um comentário