"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

SOBRE OS ESQUADRÕES DE MORTE

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017


Ouvir com webReader

    Bom dia MOZIrmãos!
    Para começar, é preciso clarificar que esta escrita enquadra-se na análise generalista de como actuam os esquadrões de Morte.
    Primeiro, todas as agências de seguranças (secreta) de Estado têm um sector com historial sinistro. Não existe no mundo Governo que não tenha grupos de actuação para eliminar ameaças. Todos tem, até o País mais democrático do MUNDO que se julga (ou julgava?) ser os Estados Unidos de América.
    O caso de Moçambique acho que já estava (ou ainda está? Com o General Lagos Lidimo podem ser travados estes actos que cheiram a indisciplina) a passar dos limites normais de actuação do grupo desse gênero. Parecia que era caça à oposição política (não tenho dúvidas que alguns se aporoveitavam para roubar cabritos, cadeiras e até esposas dos outros. Matar alguém para apropriar dos seus pertences não é, e nunca pode ser, ordem do Estado. É mesmo Gatunagem).
    Como é que estes grupos funcionam? Geralmente há um “Chefe” que comanda uns quantos “chefinhos” que por sua vez comandam os operativos. Os operativos (nunca conhecem pessoalmente o chefe e as vezes o chefinho) ganham até vícios de matar e expropriar e não se sentem culpados em matar porque está a fazé-lo em nome do Estado, em cumprimento da sua missão.
    Mas esses mesmo Estado (estou a falar de um estado normal) ao longo do, não terá muitas ameaças para eliminar o que obrigará a reduzuir as acções dos operativos ou a encerrar a actividade, consciente de que tem um quantos que passam a ser ameça para o próprio Estado já que esse indivíduos dispõem de muita informação classificada que pode passar para mãos estranhas.
    Do outro lado, os operativos, sentindo que a sua importância reduziu e o seu papel vai sendo paulatimente minimizado começa a produzir comportamento desviados (depressão, bebedeira...) o que constitui uma grande violação de código de condutas. Muitos deles não estão enqudrados em carreiras profissionais do Estado. Alguns quando são apanhados, nenhuma instituição os reconhece como sendo seus membros.
    Terminam muito mal. O estado vai se desfazendo deles paulatinamente, quer eliminando-os (matando-os) quer desmobilizando-os sem nenhuma regalia (ai geralmente se torna um perigo para o grupo). É que muitas vezes estes beneficiam-se dos valores do saco azul (dinheiro que não se justifica) para o seu pagamento.
    É assim que tudo se opera em todo o mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário