"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 19 de fevereiro de 2017

ATANASIO MARCOS: NOVO INQUILINO DA BEIRA?

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017


Ouvir com webReader

Euclides Flavio


ATANASIO MARCOS: NOVO INQUILINO DA BEIRA?

Como é que um possível candidato as eleições do CMB viola o artigo 7 de EGFAE?

Atanasio Marcos, Delegado Provincial da Televisão Publica de Moçambique (TVM) em Sofala, tem estado em conflito com lei desde que foi nomeado Delegado da TVM naquela província. As visitas que este funcionário “público” tem feito a certas famílias que tem visto as suas casas alagadas em diferentes bairros na cidade da Beira em virtude das calamidades naturais que tem fustigado quase todas as províncias do Centro e Sul do Pais, sao uma clara violacao de lei quando analisadas no context de EGFAE. Ora vejamos,Marcos tem praticado as suas acções sócias dentro da hora do expediente, desonrando desta forma com o seu compromisso social com o povo. Para melhor compreensão dos pontos acima, trago aqui o artigo 7 do EGFAE, denominado: (Incompatibilidades), esta clausula encontra-se plasmada no Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado. Ora vejamos: “A qualidade de funcionário e a de agente do Estado é incompatível com o exercício de outras actividades profissionais, designadamente: a) as declaradas incompatíveis por lei; B) AS QUE TENHAM HORÁRIO COINCIDENTE COM O DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; c) as que possam comprometer o interesse público ou a imparcialidade exigida no exercício de funções públicas”. Paralelamente a isto, já circulam informações nos corredores, segundo as quais, Atanasio Marcos é novo inquilino à presidência da autarquia da Beira como candidato da (Frelimo). Desta maneira pode se aventar algumas hipóteses como forma de aprofundar mais o assunto em voga. Alias, mais do a artigo 7 do EGFAE, e" preciso recordaar sobre o que esta dispotsto no artigo 28 da lei da imprensa que trata sobre os deveres passo a citar "g) Abster-se da utilização do prestígio moral da sua profissão para fins pessoais
ou materiais".
1. HIPÓTESE PRIMARIA: A nomeação de Atanasio Marcos como Delegado da TVM em Sofala é uma farsa, pois, o objectivo principal é a candidatura para o CMB em 2018.
HIPÓTESE SECUNDARIA: As acções sócias do Atanasio Marcos a nível do Município da Beira, estão inseridas na Pré- campanha rumo as eleições de 2018.
HIPÓTESE TERCIÁRIA: Atanasio Marcos pratica essas acções sócias individualmente como forma de atrair a candidatura no seio da Frelimo.

Se for verdade que Atanasio Marcos irá se candidatar para as eleições autárquicas de 2018, desde já fico profundamente decepcionado com a forma como ainda fazemos a politica em Moçambique. Pois, fica-me muito difícil compreender até que ponto que um violador de lei enquanto estagiário-politico ira cumprir com a lei quando tiver formas de contornar a ela enquanto for um gestor público. Segundo, que tipo de servidor publico os munícipes da Beira podem esperar dum possível candidato que não honra com o artigo 7 do EGFAE? Onde esta a limitação entre a TVM e manobras do regime na promoção dos candidatos numa televisão estatal? Alias, o Artigo 6 do mesmo instrumento em analise, onde versa sobre (imparcialidade), na sua designação diz o seguinte: no exercício das funções públicas, os funcionários e agentes do Estado actuam com isenção e imparcialidade. Logo, estamos numa clara situação de violação da constituição (lei mãe), e do EGFAE.
PS: Estou muito desampotado com o assessor político e gestor de imagem do jovem Atanasio Marcos, por aquilo que andam a fazer com ele. Penso que ele não pode ser tão banalizado assim. Alias, em política não basta só aparecer, o sensato é saber aparecer bem. Não é o fato que te torna aceitável a nível das comunidades, mas sim o CARÁCTER, SINCERIDADE e INTEGRIDADE INDIVIDUAL. Se eu fosse assessor político de Atanasio Marcos, primeiro iria estudar as preferências políticas dos beirenses. Se fosse gestor de imagem do possível candidato, iria convencer a ele para sair de fatos caso queira interagir com as comunidades, pois, fato distancia-se qualquer candidato do povo. É preciso aprender um pouco do Deviz Simango, Calisto Cossa e do Edil de Quelimane. Mais não disse, os munícipes da Beira são politicamente evoluídos, creio que farão a melhor escolha quando o momento da verdade chegar.


Eduardo Domingos adicionou 4 fotos novas.
Agora mesmo ·



FRELIMO BRINCANDO A LUZ DO DIA.
QUANDO Faltam 18 MESES PARA ELEIÇOES AUTARQUICAS, O CANDIDATO DA FRELIMO JA ESTÁ EM CENA. ASSIM, SO AOS TIROS QUE ISSO PODE PARAR, MINTO MDMITAS?

Sem comentários:

Enviar um comentário