"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 26 de fevereiro de 2017

Ameaça xenófoba contra sul-africanos na Nigéria

 
Nigerianos prometem intensificar violência contra todas as empresas sul-africanas
A amargura está a formar-se em direcção a África do Sul, nos países do continente com a presença de cidadãos sul-africanos e interesses empresariais, com represálias ameaçadas em retaliação aos surtos de violência xenófoba que ocorreram em Mzansi, avança News 24.
O ataque de Quinta-feira pelos membros do Conselho Nacional da Juventude (NyC) da Nigéria nos escritórios da MTN em Abuja, a capital – em que vários milhões de nairas de aparelhos foram roubados e os escritórios vandalizados – parece ser a ponta do iceberg.
Os adultos juntaram-se a jovens frustrados, que prometeram intensificar a violência contra todas as empresas sul-africanas que operam na Nigéria, a maior economia do continente, em retaliação a agressões contra os nigerianos na África do Sul, particularmente em Gauteng.
O chefe Emeka Johnson, presidente do capítulo sul-africano de Todos os Nacionais da Nigéria nas diásporas, disse que os empresários nigerianos fecharam seus negócios em Gauteng como medida de precaução até novo aviso.
"Exortamos todos os nigerianos a viver sempre em clusters caso sejam atacados. Também pedimos aos pais nigerianos que retirem seus filhos das escolas de Gauteng ", disse Johnson, acrescentando que os nigerianos perderam a confiança na polícia e no governo.
"Continuaremos respeitando o Estado de Direito. No entanto, exorto todos os nigerianos a defender-se quando provocados e atacados ", disse ele.
Osita Owoh, um membro da Nigéria NYC, que atacou MTN escritórios em Abuja, concordou.
"Os sul-africanos sempre acreditam que outras nações africanas são estúpidas ou assustadas, quando o que preferimos é a diplomacia", disse ele.
"Já é suficiente. Acredito que agora é a hora de devolver fogo ao fogo.
O ataque ocorreu depois que o governo da Nigéria informou que mais de 116 dos seus cidadãos haviam sido mortos nos últimos dois anos em ataques xenófobos. No entanto, estes poderiam ser entre os 18 000 assassinados anualmente em crimes comuns.
O empresário de tecnologia de Lagos, Olu Okeniyi, também membro da NYC, disse que mais empresas sul-africanas e seus gerentes que operam na Nigéria precisam ser atacados para combater ataques xenófobos na África do Sul.
A África do Sul tem 120 empresas operando na Nigéria, incluindo a MTN, a Shoprite, a Eskom Nigéria, a Protea Hotels, a SAA, a Stanbic Merchant Bank da Nigéria, a MultiChoice e a varejista Pep.

Sem comentários:

Enviar um comentário