"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 25 de fevereiro de 2017

A TRÉGUA DE DHLAKAMA ESTÁ PRESTES A EXPIRAR...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017


Ouvir com webReader

Será que o mítico lider da Renamo, o homem mais forte de Moçambique, vai prorrogar mais uma vez a trégua? Ainda por cima com as crescentes e preocupantes violações das forças da Frelimo. Vamos esperar para ver o que vai acontecer até ao ria 4 de Março próximo. Mas confirma - se que realmente as forças da Frelimo estão perigosamente a violar a trégua conforme publicamos ontem. Incidentes do género também acontecem no "atoleiro" da Gorongoza, em que os militares da Frelimo, em particular das posições das Mangueiras, tem violado o perímetro defendido/controlado pelos temíveis rangers da Renamo e se não houve escaramuças até aqui é devido a grande contenção de Afonso Dhlakama. 
Parece que os militares desta posição, chefiados por um tal coronel Aldo, um medroso e que sempre trabalhou junto com o Chicalango, têm o papel de "fósforo" para reacender o conflito. Sempre são alinhados grupos das fademos e vão, armados até aos dentes, até às proximidades das bases da Renamo, sobretudo no troço entre Zongorué e rio Nhadugué. E quando os militares chegam nas proximidades, começam a violentar as populações, para que estas indiquem onde fica a base da Renamo. Também pilham as bancas precárias, tudo com o objectivo de enervar as perdizes. Ora, esta aproximação às bases da Renamo equivale a uma grosseira violação da trégua e os rangers têm arriscado as suas vidas para cumprirem a difícil ordem para não reçachar os intrusos.
Aliás, isto também aconteceu ontem, na localidade de Chua, posto administrativo de Machipanda, distrito de Manica, provincia do mesmo nome, quando um grupo de militares do batalhão independente de Chimoio foi atacar um grupo de rangers que estao a guarnecer uma farma. Só não aconteceu o pior porque os guardas de Dhlakama não responderam ao fogo, mas já tinham se desdobrado para castigar os atacantes mas Dhlakama proibiu qualquer contra ataque.
Parece que a Frelimo pensa que Dhlakama deu a trégua como sinal de fragilidade mas na verdade desde o princípio do conflito, Dhlakama nunca usou todo o seu poder militar, a Frelimo é que está sempre a dar o seu máximo, chegando ao ponto de espumar de raiva. Aliás, dizem que Dhlakama tem dito aos seus homens que até agora ele apenas a dar um cheirinho a Frelimo, é apenas um treino.
Unay Cambuma

Sem comentários:

Enviar um comentário